Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

EUROPAN 10 Inventando a Urbanidade


O EUROPAN é um concurso europeu, destinado a jovens arquitetos (até 40 anos) do continente, que vem sendo realizado desde 1989, quando foi realizada a primeira edição. Trata-se de um conjunto simultâneo de concursos de idéias – sempre com objetivo de execução/implementação – de projetos para diversas áreas, em diversos países da comunidade européia, a partir de um tema e de um objetivo comum a todos.

O regulamento e os procedimentos de julgamento são os mesmos para todos os concursos simultâneos, e os concorrentes (europeus) podem se inscrever para o desenvolvimento de projetos em qualquer um dos países. A cada edição, são apresentadas dezenas de áreas e programas em áreas urbanas de cidades européias, que são os objetos de intervenção.

Os projetos dos concorrentes devem conter os seguintes elementos básicos: (1) um projeto/reflexão estratégica sobre a problemática abordada na edição corrente, levando em conta as questões urbanas e as orientações temáticas da área escolhida; (2) um projeto arquitetônico executável, que inclua a questão do ‘habitat’ como elemento obrigatório de proposição.

As equipes premiadas são auxiliadas pelos organizadores do Europan, a fim de que seus projetos sejam efetivamente implementados pelas autoridades locais. A cada sessão dentro de uma edição do Europan são promovidos, como parte da rotina do evento/concurso, diversos encontros entre os organizadores, as autoridades locais, os profissionais, os membros do júri e os concorrentes.
O EUROPAN 10 foi lançado em janeiro de 2009 e os resultados foram anunciados em 18 de janeiro de 2010. Nesta edição houve 19 países participantes, com 62 áreas de intervenção.
O tema do EUROPAN 10 foi “Inventando a Urbanidade – regeneração, revitalização, colonização”. Em torno desse grande tema as 62 áreas de intervenção situadas nas dezenas de cidades européias foram distribuídas e agrupadas em tópicos.
Fonte: Portal concursosdeprojeto.org

Um comentário: