Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 18 de abril de 2011

54 anos do IAB-CE

O IAB-CE completa hoje, 18 de abril, 54 anos. E quem conta a história da fundação da entidade é o arquiteto Liberal de Castro. Confira o trecho a seguir, retirado do Anuário da Arquitetura Cearense 2009:


A FUNDAÇÃO DO IAB-CE

A secção cearense do Instituto de Arquitetos do Brasil foi fundada em uma reunião realizada ao entardecer da quinta-feira, 18 de abril de 1957. Na ocasião, apenas oito arquitetos militavam profissionalmente na cidade, dois dos quais não puderam comparecer ao encontro.

Conforme entendimentos prévios, a assembleia de fundação do lAB-Ceará realizou-se no escritório do arquiteto José Armando Farias, na sala de frente dos altos do edifício comercial situado na rua Barão do Rio Branco 1179, em cujo térreo funcionava uma agência da empresa Varig. A ata de fundação, hoje extraviada, recebeu a assinatura dos arquitetos

Ivan da Silva Britto
Grijalva Costa Filho
José Armando Farias
José Liberal de Castro
Luiz de Carvalho Aragão
Roberto José Villar Ribeiro

Os outros dois colegas, Enéas Botelho e Marcos Vinício Braga Studart, não compareceram à reunião. Enviada notificação do ocorrido ao Conselho Superior do IAB, logo depois foi recebida a resposta satisfatória, que oficializava a criação de uma Delegacia do IAB no Ceará, tendo como delegado o arquiteto José Armando Farias.

Já no mesmo ano de 1957, o jovem IAB-CE participou do V Congresso Brasileiro de Arquitetos, ocorrido no Recife, representado por uma delegação de três sócios. Esse congresso causou muitos dissabores aos colegas pernambucanos, decepcionados com a ausência de representações estaduais, limitadas às delegações cearense e paulista, esta também composta por três arquitetos (*) .

Na ocasião, os estatutos do IAB exigiam um quadro mínimo de 20 associados para instalação de um departamento, de sorte que a transformação da Delegacia do Ceará em Departamento do Ceará somente se verificou pelos fins de 1963. Foi eleito primeiro presidente do Departamento o arquiteto Képler Rompeu.

Durante os anos iniciais, o funcionamento da Delegacia resumia-se ao essencial, isto é, a uma estante para arquivar documentos, guardada na sede do Clube de Engenharia, à rua Senador Rompeu, cujos espaços eram utilizados para reuniões dos arquitetos. Quando a Escola de Arquitetura abriu suas portas, no começo de 1965, obteve-se uma pequena sala para sede do Departamento, logo servida por telefone adquirido pelos sócios. Quanto à nova localização, vale lembrar que o IAB nasceu em 1922, no Rio de Janeiro, numa das salas de aula da Escola Nacional de Belas Artes.

Algum tempo depois, quando das obras de alargamento da avenida Carapinima, alguns imóveis foram desapropriados pela Superintendência Municipal de Obras e Viação / SUMOV, entre os quais a casa do médico Hider Corrêa Lima. Como a desapropriação fora proposta sem destino específico, conseguiu-se do prefeito, engenheiro Luiz Marques, em regime de comodato, a cessão da casa para sede do IAB-CE. Posteriormente, na administração Lúcio Alcântara, a casa foi transferida em definitivo à posse do IAB-CE, operação, todavia, gravada por cláusula restritiva, segundo a qual somente poderá ser alienada ante comprovação de posse de outro próprio de valor superior ao bem doado ao IAB pelo Município.

A propriedade do imóvel consolidou as atividades do IAB-CE, à época, um dos poucos departamentos nacionais a dispor de uma sede própria. Essa conquista correspondeu temporalmente à formatura das primeiras turmas da Escola de Arquitetura, às quais logo foram entregues os destinos do IAB-CE.

Benfica, outubro de 2007
José Liberal de Castro é um dos fundadores do IAB-CE e foi presidente da mesma entidade no biênio 1970-1971.

(* ) - Formavam a delegação cearense os arquitetos Ivan da Silva Britto,
José Armando Faria e José Liberal de Castro. A representação paulista
compunha-se dos arquitetos João Batista Vilanova Artigas, Luís Saia e
Wilson Maia Fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário