Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Paraíba debate papel do Ministério Público na preservação do patrimônio histórico







Patrimônio Histórico e Ministério Público é o tema de encontro que será realizado nesta quinta-feira (9 de julho), na sede do Ministério Público da Paraíba. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), o evento terá como palestrante o promotor de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa. O objetivo é debater a problemática do Patrimônio Histórico e sua preservação, destacando-se o papel relevante do Ministério Público da Paraíba, no que diz respeito à salvaguarda de memória histórica e cultural.

O encontro terá como debatedores o arquiteto e urbanista Gustavo Nóbrega, coordernador de Arquitetura e Urbanismo do Iphaep; o arquiteto e urbanista Cláudio Nogueira, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Ovídio Lopes de Mendonça, advogado do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (CONPEC), do IPHAEP; e Fernando Milanez Neto, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural. O mediador será o historiador Renato César Carneiro, professor da Unipê.

A programação integra o fórum de Ciência e Cultura, que tem por finalidade a discussão científica e social de questões ligadas ao patrimônio histórico, artístico, arqueológico, folclórico e artesanal, assim como, sítios e edificações de interesse turístico, ecológico e paisagístico do Estado da Paraíba. O fórum se reúne na última quinta-feira de cada mês.

Debates

Segundo informações da diretora executiva do Iphaep, Cassandra Eliane Figueirêdo Dias, os próximos debates que fazem parte do Fórum serão realizados e dedicados aos centros históricos pertencentes ao conjunto que está sob a tutela o instituto e conjuntamente com o Iphan. “Buscaremos conscientizar as populações locais por meio de discussões acerca da importância da valorização e preservação dos mesmos”, disse. “Em agosto, estaremos lançando um olhar crítico sobre o centro histórico do município de João Pessoa e, naturalmente, contaremos com o apoio da população local: lojistas, comerciantes, dos residentes do bairro do Varadouro, enfim, da população em geral interessada no assunto, podendo assim, realizar uma ampla e democrática discussão, tendo os olhares e questionamentos da própria comunidade, em busca de soluções conjuntas para melhorias e revitalização desse importante local onde iniciou a história da nossa cidade”, concluiu a diretora.

Fonte: FNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário