Arquiteto espanhol, formado pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid, cidade onde nasceu em 1963. Realizou Mestrado em Arquitetura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Colaborou com Rem Koolhaas na OMA em Rotterdam entre 1991 e 1993. Em 1993 fundou com Farshid Moussavi o escritório Foreign Office Architects – FOA, localizado em Londres.
O trabalho do FOA se caracteriza pela proposta de integração entre arquitetura, urbanismo, arquitetura e paisagem, ao mesmo tempo que desenvolve experimentos com técnicas construtivas contemporâneas. O escritório tem recebido reconhecimento internacional em forma de prêmios pelos projetos que desenvolveu para o setor público e privado, como o prêmio Enric Miralles (2003); o prêmio Kanagawa, no Japão (2003); três prêmios internacionais RIBA (2004, 2005 e 2006); o prêmio especial Topography na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza (2004); o prêmio Charles Jencks (2005) e o título de Arquiteto do Ano concedido pela revista Architectural Digest em Madrid.
O FOA representou a Inglaterra com uma exibição individual na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza (2002), também exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2002, realizou o projeto do terminal portuário de Yokohama, no Japão, que deu grande visibilidade ao escritório.O trabalho Zaera-Polo tem mesclado a prática da arquitetura com a prática teórica, proporcionando um forte rigor intelectual do discurso sobre a arquitetura através de uma capacidade aguçada para identificar e extrapolar conceitos sociais e políticos. Em paralelo às suas atividades profissionais, tem desenvolvido atividades acadêmicas e publicado em revistas de todo o mundo, incluindo El Croquis, Quaderns, A + U, + Arch, Harvard Design Magazine, Volume e Log. Os artigos de Zaera Polo também podem ser encontrados no livro The Endless City (2008), nas publicações do escritório FOA e nos catálogos das exposições que participa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário