Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Visita ao patrimônio modernista do Estado

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará, tendo em vista a campanha nacional para Preservação da Arquitetura Moderna Brasileira convida a todos para visitar no próximo dia 27 de junho, sábado, a casa do grupo empresarial J. Macêdo, localizada na rua Marcos Macêdo, 222, na Aldeota.

O imóvel possui 10 mil metros quadrados de área e foi escolhido para sediar a edição 2009 da Casa Cor. Antes que as intervenções para o evento sejam realizadas, o IAB-CE decidiu apresentar aos arquitetos e estudantes a obra original da casa, que foi projetada pelo arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi.

Após a visita, o IAB-CE realizará uma mesa-redonda sobre arquitetura moderna cearense com a pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, Beatriz Diógenes, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, Fernanda Rocha e os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, Roberto Castelo e Romeu Duarte.

Outro atrativo do espaço é o jardim, que foi projetado pelo paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, cujo centenário é comemorado este ano. O imóvel é uma junção do estilo arquitetônico modernista regional e nacional e durante 20 anos funcionou como sede para o grupo empresarial.

Fechado há muito tempo, ele deverá ser reformado a partir de julho para sediar o evento de arquitetura e decoração cearense. Leve sua máquina fotográfica e registre esta importante obra da arquitetura moderna no Ceará.

A visita guiada e a mesa-redonda sobre arquietura moderna serão realizadas das 9 às 13 horas. Outras informações pelos telefones: (85) 3283-5454 e (85) 9927-4784.

2 comentários:

  1. Quais seriam os Patrimônios Arquitetônicos de Fortaleza no estilo Modernismo?
    beatriiz.lm@gmail.com

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir