Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Arquitetos querem o CAU

O CONFEA divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa realizada junto às categorias profissionais que compõem os CREAs e a formadores de opinião de todo o país, com o intuito de avaliar a aceitação da entidade junto ao seu público-alvo. Os arquitetos forma indagados também sobre a necessidade de criação de um conselho próprio, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o que implica no desligamento do CREA e, consequentemente, do CONFEA.

3/4 dos arquitetos e urbanistas entrevistados em todo o país conhecem o projeto de lei que propõe a criação do CAU, desse total 74,1% acreditam que o conselho terá condições de fiscalizar o exercício da profissão. 2/3 dos arquitetos consideraram positivo para a categoria a separação do CONFEA.

44% dos profissionais de arquitetura que participaram da pesquisa consideraram a atuação do CONFEA ineficaz, principalmente no que tange à fiscalização. Eles afirmaram que quando a fiscalização acontece, é falha, sobretudo no Interior dos estados, onde as ações da entidade não acontecem com tanta frequência como nas capitais e regiões metropolitanas.

A pesquisa encomendada pelo CONFEA foi realizada entre janeiro e março de 2008 e contou com um total de 2.006 entrevistas.

Diante dessa realidade, fica visível que a criação do CAU é uma necessidade para os profissionais e tem a devida aprovação da categoria. Resta agora, articular as ações políticas para que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo seja criado o mais breve possível.

Para acessar a pesquisa completa realizada pelo CONFEA, basta ir até a sessão "Na Rede" deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário