Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Arquitetura contemporânea em debate

No dia 13 de julho, às 14 horas, o professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Liberal de Castro, irá proferir a palestra “ Muitas dúvidas, uma construção”, como parte da programação do XXV Simpósio Nacional de História – História e Ética.

O Simpósio é o evento mais importante no campo da História e pela primeira vez estará sendo sediado em Fortaleza. Segundo a professora do curso de História da UFC, Adelaide Gonçalves, uma das organizadoras do evento, mais de 7 mil participantes foram inscritos, assim como mais de 3 mil trabalhos temáticos que deverão ser apresentados ao longo dos sete dias de evento.

O tema central do Simpósio é História e Ética, mas inúmeros outros temas deverão ser discutidos ao longo da extensa programação do evento, que terá início no dia 12 de julho, às 18h30, no Theatro José de Alencar (TJA). Na abertura, será realizada uma homenagem ao centenário do paisagista Roberto Burle Marx, responsável pelo projeto dos jardins do próprio TJA e de residências como a do grupo J. Macêdo, na Aldeota.

O Urbanismo será um dos temas com quem a história fará uma interface ao longo do evento. No dia 15 de julho, de 14 às 16h30, será realizada uma mesa-redonda, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade sobre o urbanismo do século XVIII. O tema da mesa é: “Urbanização no Brasil do século XVIII – especificidades das regiões “periféricas” às estratégias portuguesas”, que contará com a participação de professores de universidades nordestinas e também de São Paulo.

O IAB-CE reconhece a importância de um evento dessa envergadura no cenário local. Através da interface com outros campos de conhecimento, o Simpósio Nacional de História possibilitará a discussão de questões que perpassam o nosso cotidiano, mas que, muitas vezes, vivenciamos sem a menor reflexão. Diante disso, o IAB-CE deseja a todos os organizadores, idealizadores e participantes um bom evento e se coloca à disposição para atuar como colaborador desse esforço para a construção do conhecimento na nossa sociedade atual.

Outras informações sobre o Simpósio História e Ética no site: http://www.snh2009.anpuh.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário