Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lançamento Prêmio Gentileza Urbana 2009


Nesta quinta-feira, o IAB-CE irá promover o lançamento do Prêmio Gentileza Urbana 2009. Para este ano, a premiação traz, além das lições de cidadania, uma aproximação maior com o campo das artes plástica, na figura do artista Nogueira, personalidade homenageada pelo IAB-CE este ano.

O prêmio reconhece ações de moradores da cidade, instituições sociais e empresas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em nosso Estado. Praças, jardins, passeios, residências, espaços públicos cuidados pela população, parques, enfim, tudo aquilo que for bom e estimular a harmonia entre o meio ambiente e o homem pode acabar se convertendo em uma verdadeira gentileza para a metrópole.

Os benfeitores das gentilezas não podem se inscrever diretamente, eles precisam ser indicados por terceiros. O pré-requisito para que uma ação possa ser indicada como gentileza é não ter sido executada pelo poder público, mas sim por moradores da cidade, empresas e associações comunitários ou de bairros.

Essa iniciativa, que já está em sua quinta edição, visa promover a cidadania urbana e, para tanto, deverá não apenas reconhecer e dar visibilidade aos cidadãos preocupados com a sua urbe, mas estimular uma cultura de responsabilidade nos moradores da cidade. Para tanto, o IAB-CE deverá visitar escolas públicas e privadas da Capital com o intuito de divulgar a premiação e estimular nas crianças e adolescentes o sentimento de cidadania urbana.

A ideia original do prêmio Gentileza Urbana foi criada pelo IAB de Minas Gerais e, posteriormente, adotada por outros departamentos Brasil afora. Em 2005, ele foi lançado no Ceará e, por ser anual, tornou-se uma das principais atividades do IAB-CE.

Homenagem

Todos os anos, durante a cerimônia de entrega do prêmio, o Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento do Ceará homenageia uma personalidade cearense que teve um papel social significativo. No ano passado, o agraciado foi o empresário do grupo O Povo de Comunicação, Demócrito Dummar.

Este ano, por sugestão do arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará, Ricardo Bezerra, o artista plástico Nogueira receberá a homenagem do IAB-CE. Com sua arte primitivista, Nogueira foi três vezes premiado no Salão de Abril, principal evento das artes plásticas cearenses.

De origem humilde e com uma sensibilidade aguçada, ele reproduzia em suas obras o universo da cultura popular, das festas do povo nordestino. Em seu último quadro, o artista continuou a pintar o imaginário popular com uma festa de São João, que, infelizmente, não teve tempo de concluir. As imagens do artista ilustram o material de informação e divulgação do Gentileza Urbana 2009, uma forma de dar visibilidade ao seu trabalho e, assim, promover um diálogo entre arquitetura, arte e cidadania.

O lançamento acontecerá às 20 horas, no auditório B1, do Centro de Convenções de Fortaleza. Compareça e dê a sua colaboração indicando uma gentileza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário