Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O CAU mais próximo

A criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – está cada vez mais próxima de ser concluída. Nesta quarta-feira, 30 de setembro, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília, fato que foi considerado uma grande vitória por todas as entidades que são a favor da criação do Conselho.

O Projeto de Lei n° 4.413/2008, apresentado na audiência pelo relator, deputado Luiz Carlos Busato, tem como objetivo a criação do Conselho exclusivo dos arquitetos e urbanistas e a separação do atual CONFEA/CREA. Depois de aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, ele terá de passar ainda por mais duas comissões, sendo elas a de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania.

Para o vice-presidente institucional da AsBEA, arq José Eduardo Tibiriçá, que está em Brasília para acompanhar a audiência, este passo era considerado o mais difícil. “A aprovação do Projeto de Lei tem várias etapas. Ainda temos que passar por mais duas, mas esta julgava o mérito da questão e poderia apresentar maiores dificuldades. Hoje foi uma grande vitória. Agora, estamos tentando marcar o mais rápido possível a votação nas outras comissões”, destacou.

O vice-presidente da região Centro-Oeste do IAB-DN – Instituto dos Arquitetos do Brasil -, arq Gilson Paranhos lembrou que este resultado foi extremamente positivo porque conseguiu passar por algumas oposições. “Essa audiência foi muito boa. O projeto tinha algumas oposições que foram desaparecendo à medida que cada deputado fazia suas colocações. O sucesso desse projeto se deve à decisão da maioria dos arquitetos que procuram deputados nas bases de seus Estados para que eles entendam a grande necessidade da criação do CAU.”


fonte: AsBEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário