O arquiteto Ant° Rocha Jr., ex-presidente do IAB-CE e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza lançou um blog intitulado Geometrias. O esforço do blog, segundo o autor “é contribuir com o restabelecimento das relações cordiais entre geometria e gentileza, buscando uma mediação das contradições entre os dois espíritos”. De acordo com o texto de abertura do blog “um dos grandes desafios dos dias atuais é promover a articulação entre dois princípios que a modernidade teima em desarticular: o espírito de geometria e o espírito da gentileza”.
Tomando a arquitetura como explicação dos dois princípios e fazendo referência a Leonardo Boff, o arquiteto afirma que “o espírito de geometria está presente na ordem técnica do fazer arquitetônico, representando a razão calculatória, instrumental-analítica, ou seja, a própria ciência moderna, que com seu poder mudou a face da Terra”; o espírito de gentileza, por sua vez, “presente na arquitetura como arte, representa a razão cordial, a lógica do coração, outro tipo de ciência, que cuida da subjetividade, do sentido da vida, da espiritualidade e da qualidade das relações humanas”.
Deste modo, ambas as razões são necessárias para se dar conta da existência de cada um, mas o drama da modernidade consiste na desarticulação destas duas razões imprescindíveis. O espírito de geometria foi inflacionado; com ele foi criado o mundo dos artefatos, bons e perversos, a geladeira, a bomba atômica, a boa e a má arquitetura. O espírito de gentileza nunca ganhou centralidade, por isso a sociedade se mostra tão vazia e violenta. Estas duas razões imprescindíveis de início se combateram mutuamente, depois caminharam paralelas, e hoje buscam convergências na diversidade. A conferir em
http://espiritodegeometria.blogspot.com/
________
Imagem: modelo geométrico do alemão Johannes Kepler (1571-1630)com os sólidos platônicos definindo as órbitas dos planetas conhecidos, utilizado antes da definição das leis do movimento planetário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário