Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Leitor questiona aeroporto de Jericoacoara


O Jornal O Povo de Fortaleza publicou, na edição de 26 de dezembro, carta de um leitor questionando o Aeroporto de Jericoacoara. Confiara o texto e dê sua opinião:

AEROPORTO INTERNACIONAL EM JERICOACOARA

O turismo foi identificado como uma grande oportunidade para a economia do Ceará. Virou credo e verdade absoluta. Mesmo assim, fiquei assustado com a notícia da construção de um aeroporto internacional em Jericoacoara. Que chique! Será gasto algo em torno de 50 milhões de reais. Até prova em contrário trata-se um grande desperdício. Deve ser brincadeira!... Internacional? Pensei, será que essa notícia não está errada?

O Governo do Estado sabe o que é um aeroporto internacional? Qual a infra-estrutura necessária para a sua manutenção? Quantos aviões "internacionais" pousarão em dita praia? Que estudo foi realizado sobre a viabilidade? Meu Deus! Estão brincando com o dinheiro público... Nada que uma estrada bem pavimentada não possa resolver, até beneficiando todo mundo... Ou mesmo uma pista de pouso, simples e segura. Aqui mesmo, parte internacional do Aeroporto de Fortaleza, tem fraco movimento. Quase inexiste. E vai-se fazer outro no estado? Uma farra com o dinheiro público ou coisa pior.

Temos grandes e graves problemas & urgentes! - para resolver na área de segurança, de saneamento básico, de saúde, de educação, de formação profissional, dentre outras.... O povo do Ceará merece respeito. Vão destruir a praia com obras faraônicas que depois, serão abandonadas. Sucateadas, pela evidente inutilidade. Governo que vier, terá que cuidar de um elefante... Alguém precisa ter a coragem de dizer que isso é um insulto ao povo. Quem assume essa responsabilidade?

Antonio Mourão Cavalcante
Fortaleza-CE

4 comentários:

  1. Acho que este tema é um bom debate.

    Em primeiro lugar, por conta da necessidade de esclarecimento de esclarecimentos que o Governo do Estado deve a todos nós. Creio que existem justificativas fortes para tal realização, mas que na escala de prioridades, pode estar em colocação mais destacada, a requalificação urbanística e ambiental da própria Vila de Jericoacoara, localizada no Parque Nacional de Jericoacoara, hoje assediada por um agressivo processo de uso e ocupação, que podemos julgar de certa forma agressivo e predador e sem a infra e superestrutura estrutura urbana requeridas para um destino turístico do porte do que se pretende - saneamento, medidas mitigadoras de impacto ambiental e social, redes de energia e comunicações, equipamentos públicos de saúde, equipamentos públicos de educação e capacitação - necessárias para o recebimento de um maior número de visitantes como se pretende.

    Em segundo lugar, da mesma forma, tem que vir a luz, as formas de escolha e contratação do projeto do aeroporto em questão, que só veio à público quando do questionamento feito pelo Dr. Antonio Mourão. Entendo que que um equipamento desta importancia e referencia teria a sua escolha mais apropriada através de um concurso público de idéias de arquitetura, como o que foi feito há uns anos atrás para o Aeroporto Internacional de Florianópolis, que agregou mais de 100 equipes concorrentes.

    Com a palavra a SETUR/ Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, representando o Governo do Estado.

    ResponderExcluir
  2. Há ciencia que que existem recomendações para localização de um aeroporto internacional de passageiros e carga em proximidade ao Litoral Oeste e Serra da Ibiapaba. Há uma proposta em relação a isto feita por grupo internacional que pretende a implantação de uma série de equipamentos turísticos hoteleiros naquela situação.

    E por outro lado existe uma forte demanda de uma plataforma logística de carga para dar suporte ao transporte internacional da produção de flores ornamentais. O Ceará é hoje segundo maior produtor e exportador de flores ornamentais do Brasil e por vezes esta produção tem que viajar em "lombo de caminhão" frigorificado até Fortaleza ou até Viracopos/ Campinas, em São Paulo, para poder chegar a Bolsa de Flores de Armsterdan, a maior da Europa. Um link daqui mesmo reduziria entre 30/60 horas este envio.

    ResponderExcluir
  3. Este "projeto" é meia boca. O que é que isto, quem é o autor do mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Num sei se o Projeto e dele, mas ta postado como se fosse de autoria do Arq. Totonho Laprovitera.

    Tai o possivel pai da criança resta saber a forma de contratação, alem de outros questionamentos pertinentes. Como os possiveis impactos

    ResponderExcluir