Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Governo do Estado sustenta estaleiro no Titanzinho


Polêmica da localização do estaleiro no Ceará volta com a possibilidade mais real da instalação

Andreh Jonathas
Jornal O Povo, 20 Jan 2010

“A gente tem um plano, um planejamento, e vamos procurar dar sequência ao plano. O planejamento prevê a construção de um estaleiro no entorno do Porto do Mucuripe”, declarou o governador Cid Gomes, ontem, na inauguração do novo Fórum do município de Caucaia. Cid sustentou a instalação do equipamento no Titanzinho, único local apresentado até agora.

O governador argumenta: “(A enseada do Mucuripe) é um local que teria a profundidade necessária. A costa cearense é muito rasa. Para o estaleiro, há necessidade de um calado, pelo menos, de 10 ou 12 metros. Não é fácil encontrar locais adequados na costa cearense”.

Cid lembrou que, para a construção do Porto do Pecém, foi preciso fazer a medição de profundidade no litoral do Estado por meio de um navio especializado em batimetria. Mesmo assim, para atingir até 17 m de calado, teve que ser off-shore (instalado no mar).

Um direcionamento mais preciso sobre a localização do estaleiro pode sair hoje. Cid afirmou que iria marcar uma encontro para tratar do assunto. “Eu terei uma reunião com as empresas que apresentaram a proposta. Dessa reunião, a gente deve dar a notícia qual vai ser a estratégia”, disse. Até o fechamento desta edição, a agenda do governador para hoje ainda não estava fechada, conforme sua assessoria de imprensa.

Desde o início - ainda quando o estaleiro era uma hipótese -, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, demonstrou ser contrária à localização do empreendimento de construção de navios de médio porte. Ela se dispôs a dialogar, mas argumentou que o Plano Diretor da cidade não contempla tal a instalação.

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) ainda não recebeu nenhuma demanda sobre o assunto. “Não há nada oficial sobre o local. Evidentemente, se houver essa possibilidade, se, tecnicamente, o plano diretor comportar, aí a prefeita vai dar a palavra final”, comenta o titular do órgão, Deodato Ramalho.

Ele insiste que o posicionamento da Prefeitura vai ser embasada no que for permitido pelos projetos já definidos. Deve ser seguido rigorosamente o Plano Diretor e a legislação ambiental, defendeu Ramalho.

Licitação

O resultado final da licitação da Transpetro para a construção de oito navios gaseiros deve sair até o início de fevereiro. A empresa tinha previsto, primeiramente, a confirmação ainda para este mês. O Promar Ceará foi escolhido como a melhor proposta de preço apresentada na concorrência pública.

O processo, agora, é negociar o menor preço possível, sugerido pela Transpetro. O projeto cearense é liderado pela empresa PJMR, que concorre com dois estaleiros do Rio de Janeiro - Ilha S/A (Eisa) e Mauá. A licitação está inserida no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) II.

NÚMEROS
- 6 MIL EMPREGOS ESTÃO PREVISTOS PARA SEREM GERADOS COM ESTALEIRO NO CE
- 100 MILHÕES DE REAIS É O ORÇAMENTO ESTIMADO PARA CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO NO CEARÁ
____
Imagem: Praia do Titanzinho, limitada pela Praia Mansa (à esquerda) e o espigão ( à direita); em primeiro plano, o Porto do Mucuripe. Foto de Gentil Barreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário