Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"A cidade tem Prefeita", diz Luizianne


Afirmando ter interrompido as férias para prestigiar o início dos trabalhos na Câmara, Luizianne transpareceu que seu maior objetivo era demarcar posição sobre o estaleiro. Se depender da Prefeita Luizianne Lins (PT), os planos do governador Cid Gomes (PSB) de viabilizar a construção de um estaleiro na praia do Titanzinho não irão adiante.

Ontem, na Câmara Municipal, ela falou publicamente sobre o assunto pela primeira vez desde que Cid se reuniu com vereadores de Fortaleza em busca de apoio para o empreendimento. E disse ser "terminantemente contra" o estaleiro no local. E caso o governador insista, ela avisa que haverá resistência. "Num é assim não, tem prefeita na cidade. A prefeita vai cuidar dos interesses da cidade, pode ter certeza", declarou, destacando que o estaleiro precisa de licença da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Questionada sobre a hipótese de o assunto se tornar uma crise entre ela e Cid, Luizianne afirmou: "Não pretendo que se torne (uma crise). Por que eu divirjo do lugar em que o Sérgio Machado, presidente da Transpetro, quer botar (o estaleiro), eu vou ter crise política com o governador? Só se ele (Cid) quiser". Para substituir o projeto, Luizianne afirma já estar trabalhando em duas frentes. A primeira seria uma alternativa para compensar os 1,2 mil empregos diretos que não seriam mais criados. Ela revela que vem em negociação com a empresa têxtil Guararapes para que sua filial na Barra do Ceará seja ampliada, gerando 1,5 mil postos de trabalhos. Desse total, mil seriam direcionados para os moradores do Titanzinho, que teriam transporte de ida e volta. Os outros 200 empregos poderiam ser viabilizados com a criação de um parque turístico na região. "Pra não dizerem que eu não estou preocupada com os empregos", disse.

A outra tática é acelerar um projeto de revitalização para o bairro Serviluz, batizado de "Aldeia da Praia". "Como tá se pretendendo um empreendimento de qualquer maneira, nós vamos avançar para criar o parque de contemplação, um parque marítimo naquela região, que é muito preciosa pra virar um estaleiro". A prefeita classificou ainda como "esquisito e estranho" o encontro que o governador teve, no último dia 21, com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), e com sete dos vereadores mais bem votados no Serviluz. `"Imagina eu ter posição sobre uma coisa, o governador discordar da minha posição, aí eu ir procurar os deputados pra poder confrontar a posição dele. Eu achei estranho, e manifestei isso pro governador", relatou.

Já Salmito afirmou que a intenção do governador era incentivar os parlamentares a convencer os moradores da região sobre a importância do estaleiro. "A prefeita e o governador são grandes aliados e vão tratar dessa questão pra ser resolvida da melhor forma", avalia.

Fonte: Ítalo Coriolano em O POVO/ coriolano@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário