Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Interesse da população vem em 1º lugar"

O governador do Estado, Cid Gomes, reforçou sua posição em defesa do estaleiro na praia do Titanzinho, no bairro Serviluz, em Fortaleza. Mas afirmou que quer um amplo debate a respeito, ontem na reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa (AL). "Não quero a pecha de quem busca o desenvolvimento a qualquer preço. O meio ambiente tem que ser levado em conta; e o interesse da população vem em primeiro lugar. Estou absolutamente aberto ao debate", declarou.

Sem polemizar sobre as declarações feitas na última segunda-feira pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, ele disse que a questão não é pessoal. Informou que conversou com ela por telefone sobre o projeto e que, em breve, os dois se encontrarão para discutir o assunto.

O chefe do Executivo cearense disse estar "absolutamente convencido" da necessidade deste equipamento para o Estado. Explicitou que não se trata de fazer uma opção por local, já que o estaleiro necessita estar na costa e numa área de grande calado. Conforme Cid, estaleiro não se coloca em qualquer lugar. "Nosso litoral é muito raso. Se houvesse possibilidade de colocá-lo em Aracati, Paracuru ou Camocim eu faria", enfatizou. Indagado sobre o litoral do Pecém como alternativa ao Titanzinho, Cid Gomes explicou que o projeto captado pela Promar requer investimento da ordem de R$ 200 milhões, ou seja, um quinto do valor que seria necessário para abrigá-lo próximo ao Complexo Portuário de São Gonçalo do Amarante.

"Por razões técnicas e geográficas, não é possível abrigar o empreendimento deste porte em outro local", frisou.

O governador chegou a falar que existe desinformação ou má fé daqueles que são contra o projeto. "Me diga qual é o mal que este empreendimento vai trazer?", questionou, lembrando que a iniciativa não prevê a remoção das famílias ali residentes. "É um aterro hidráulico, com remoção da areia nos moldes do que foi feito em frente ao Ideal, na Praia de Iracema".

Destacou, ainda, que há mão-de-obra abundante no Titanzinho. "Em quatro meses se consegue formar soldador ou lixador", argumentou.

Arquitetos

Depois da AL, o governador ainda apresentou o projeto do estaleiro a diretores e conselheiros do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), na noite de ontem. Após conferir maquetes e ouvir uma exposição sobre o histórico de entendimentos que levaram à decisão da localização do empreendimento, o presidente da entidade, Odilo Almeida, anunciou um série de medidas.

O IAB-CE vai formar um grupo de trabalho para analisar localidades vocacionais para a obra e, se for no Titanzinho, estudar a possibilidade de atenuação dos impactos urbanísticos e ambientais que o estaleiro pode vir a gerar. "Solicitamos uma série de documentos à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado)", disse Almeida. "Vamos ouvir outras esferas do poder, como a Prefeitura, o Ministério Público. Vamos dialogar com a sociedade". O arquiteto ressalta: "O IAB-CE é favorável à vinda do estaleiro ao Ceará. É um investimento para reativar a indústria naval no País. Sobre a localização, vamos iniciar um estudo de alternativas. Se for na Praia do Titanzinho, vamos analisar a minimização dos impactos".

Samira de Castro, Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário