Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 11 de março de 2010

IAB/CE participou de visita ao Estaleiro INACE


O IAB/CE participou de visitou ao Estaleiro INACE, representando a entidade o Presidente Odilo Almeida e o Vice Presidente José Sales, promovida pela Camara Municipal de Fortaleza, na tarde de hoje. Toda a impresa, através de seus veículos de comunicação compareceu em peso.
O Estaleiro INACE, localizado na orla marítima central de Fortaleza, existe há aproximadamente 40 anos e produz todo tipo de embarcação de médio e grande porte, inclusive barcos pesqueiros, navios de cabotagem, navios patrulha para a Marinha brasileira e a para a Marinha de outros paises, como a Namimbia.
Na ocasião, o Presidente Inace Gil Bezerra apresentou a empresa e seu potencial produtivo, afirmando que tem plenas condições de fabricação da encomenda de navios "gaseiros" a ser feita pela TRANSPETRO, através de licitação pública nacional, onde está na primeira posição o Estaleiro PROMAR. Em seguimento, o empresário Bezerra, respondeu todas as todos os questionamentos que lhe foram feitas, pelos vereadores presente, representantes da sociedade civil e do IAB/CE tais como: o custo da infraestrutura do futuro empreendimento que segundo Bezerra custará mais de 100 milhões de reais (1). Que existem grandes impactos urbanos na implantação de equipamentos deste porte quanto a processos construtivos, acessibilidade e logística(2). Que todos os novos grandes estaleiros em implantação no Brasil, presentemente, estão fora das áreas urbanas que tem maior densidade populacional, como o Estaleiro Atlantico Sul, em Pernambuco e outros(3).
Em questionamento direto ao empresário Bezerra, o vereador Carlos Mesquita declarou que o empreendimento, para sua instalação, durante todos estes anos, causou impactos sociais com expulsão de população que morava naquela situação originalmente; impactos urbanos com a destruição de um bairro inteiro, suas ruas e casas e; ambientais com a destruição da Praia Formosa ou Praia do Peixe. E que todos deveriam ficar atentos a estes acontecimentos para que os mesmos não se repetissem novamente, na cidade de Fortaleza. Foi uma fala emocionada de quem nasceu e cresceu naquele bairro e dali foi obrigado a sair pelas obras do Estaleiro INACE.
Imagem do P70/ Macaé da Marinha do Brasil. Produzido pelo Estaleiro INACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário