Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 11 de março de 2010

PDITS FORTALEZA realizou oficina sobre Estratégias do Turismo


O PDITS/ Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Fortaleza, em desenvolvimento pela FCPC/ Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, realizou oficina sobre Estratégias do Turismo para o Município de Fortaleza, no Auditório do Paço Municipal, o edifício restaurado do Palácio do Bispo.

A elaboração das Estratégias do PDITS FORTALEZA, trouxe ao debate, além das proposições às mesmas, embasadas em uma visão de futuro dos diversos temas que compõem o quadro do Turismo no município, que inclui ações e projetos relacionados aos seguintes componentes: Infraestrutura e Serviços Básicos, Produto Turístico, Gestão Ambiental, Comercialização e Fortalecimento Institucional.

Fortaleza, capital do Ceará e pólo principal de uma das mais destacadas regiões metropolitanas brasileiras, apresenta-se também como um dos mais importantes centros regionais nacionais, no âmbito da indústria, comércio e serviços, sendo também importante pólo de ensino universitário, pesquisa e extensão. É hoje também um dos destinos de grande relevância no mercado turístico nacional e, ainda, local de referência para alguns mercados emissores internacionais.

Sua bem posicionada localização no Nordeste do país em favorabilidade de ligações com o Hemisfério Norte – Europa e América do Norte – e o Norte da África lhe garantem vantagens competitivas no turismo internacional com relação a outras metrópoles brasileiras. No panorama internacional, Fortaleza é também uma das cem mais importantes cidades do mundo, por conta de sua 91ª colocação dentre elas.

E mesmo tendo se consolidado, nos últimos anos, como importante destino turístico nacional e internacional, é unicamente o turismo de lazer e entretenimento, focado no oferecimento de sol, praia e mar, que agrega ainda oferecimentos de gastronomia regional e vida noturna, o que mais tem sido destacado pelos emissores, sendo, por conseguinte, o que recebe maiores atenções institucionais do Estado do Ceará, nos últimos anos.


Entretanto, o quadro de atrativos turísticos de Fortaleza, como muito bem destaca o levantamento detalhado realizado no próprio Diagnóstico Estratégico, no âmbito deste próprio PDITS/ Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, demonstra que este contexto é muito mais amplo e agrega um vasto leque de segmentos e atividades ligadas a outros temas que podem ser também considerados de igual importância tais como: Cultura e Patrimônio, Eventos, Negócios e Convenções, Moda Ceará, Moda Popular, Artesanato, Mercados e Feiras Populares, Feiras Regionais, Festas e Folguedos Populares, Esportes, Meio Ambiente e Natureza e outros.

Assim, a visão de futuro para o turismo em Fortaleza deve objetivar claramente destaques obrigatórios equivalentes a todos os segmentos que compõem o leque de oferecimentos que esta dinâmica e pulsante cidade possui, priorizando em igualdade de condições os mesmos, na medida em que ações de convalidação e fortalecimento de cada um desses segmentos repercutem favoravelmente sobre toda a cadeia do turismo local, seus equipamentos e procedimentos. Além de indicar que se faz necessário o reconhecimento da que da urgência em se definir uma estrutura de planejamento e gestão ao turismo municipal
A equipe do PDITS FORTALEZA é coordenada pelo Professor/ Arquiteto José Sales e conta com a participação ainda dos Professores/ Arquitetos Romeu Duarte, como consultor especial, Carolina Gondim Rocha e Amiria Brasil. Além da Arquiteta Thais Callou de Holanda e Professora Claudia Regina/ Turismologa.
Imagem da orla marítima de Fortaleza, na Praia de Iracema. Fotografia de Rodrigo Carvalho.

2 comentários:

  1. Tirem essa foto do ar imediatamente, pois ela está com o crédito errado. Caso contrário irei entrar com uma ação contra o blog, por direitos autorais.

    Rodrigo Carvalho

    Link da foto no meu portfolio online:
    http://www.flickr.com/photos/rodrigocarvalho/4270312104/

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrigo Carvalho,
    Já fizemos a correção do crédito. Desculpe-nos pelo transtorno.
    Atenciosamente,
    Equipe do Blog do IAB-CE

    ResponderExcluir