Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sob desconfiança, Prefeitura apresenta plano para o Centro


Um orçamento total previsto para as intervenções é estimado em R$ 500 milhões. Há ações que segundo se afirmam já estâo em licitação, mas outras ainda estão em fase de captação de recursos. Para outras, nem projeto pronto há ainda.


Ao apresentar, ontem, um ambicioso projeto de requalificação para o Centro de Fortaleza na Câmara Municipal, a Secretária do Centro, Luiza Perdigão, ouviu criticas de desconfiança em relação às ideias apresentadas. Vereadores da oposição colocaram em xeque a capacidade da Prefeitura de executar tudo aquilo que estava sendo apresentado pela secretária (ver quadro). O vereador Ciro Albuquerque (PTC), por exemplo, afirmou que tudo aquilo era apenas "ilusão".


O projeto apresentado por Luiza Perdigão é um pacote de intervenções em diversos pontos do Centro que promete, segundo discursou a secretária, dar melhor qualidade de vida às pessoas que vivem ou passam pelo bairro. Prosseguindo as críticas, Ciro Albuquerque disse ainda que os projetos não têm orçamento, não possuem recursos nem estão em fase de licitação. "Portanto, não há projeto!", defendeu o vereador.


A Secretária estimou que a íntegra dos projetos ultrapassa o valor de R$ 500 milhões. Luiza havia explicado que alguns projetos já estão em licitação ou em fase de captação de recursos, enquanto outros ainda estão em fase de elaboração de projeto e não possuem, portanto, previsão de recursos. Nem todas as ideias apresentadas são de autoria da gestão da Prefeita Luizianne Lins (PT).
Algumas, segundo Luiza, são esboços de projetos deixados por gestões anteriores. Indicando esse fato, o vereador Marcelo Mendes (PTC) disse que "não dá para levar a sério" a o projeto apresentado. "Com a metade dos projetos vindos de gestões anteriores e ainda a outra metade sem orçamento, eu não perco o meu tempo com isso", comentou Marcelo Mendes, nos bastidores da sessão de ontem.


Já o líder da oposição, Plácido Filho (PDT), elogiou Luiza por ter ido à Câmara para dar explicações sobre os projetos. A crítica veio em seguida: Plácido defendeu que os demais secretários da Prefeitura também deveriam ter a mesma disposição e aproveitou para cobrar sobre resposta sobre os pedidos de informações enviados às várias pastas.


Fonte: O POVO Online
Imagem perspectiva do Projeto Parque Pajeú realizado pelos Arquitetos Ricardo Muratori, Jean Togleatte e Fabian Sales, para a organização social Ação Novo Centro, do CDL Fortaleza, no fim dos anos 90. Apresentado como a grande "novidade" a ser realizada pela Secretaria Especial do Centro, dirigida pela Secretaria Luiza Perdigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário