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segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Estaleiro Atlantico Sul, em Pernambuco


O Estaleiro Atlântico Sul está mudando a configuração da indústria naval brasileira e tira do Rio de Janeiro a marca de único estado a construir navios de grande porte. O estaleiro foi orçado em R$ 667,4 milhões, dos quais 77% deverão ser financiados pelo Fundo da Marinha e o restante de recursos próprios dos sócios. O diretor industrial do estaleiro, Reiqui Abe, explica que o processo se iniciou com a venda do terreno de 780 mil metros quadrados pelo governo de Pernambuco e só então o contrato de financiamento do estaleiro pode assinado com o BNDES.

Erguer um estaleiro do porte do Atlântico Sul não é tarefa das mais simples. Ainda que um estaleiro não seja uma indústria das mais complexas, é fato que com o nível de eficiência dos asiáticos para tentar obter o mínimo de condições de competitividade é essencial contar com alguma parceria tecnológica. E isso foi feito. O consórcio contratou a Samsung Heavy Industries, terceiro maior construtor naval do mundo, para cuidar de toda a concepção do lay out de produção do estaleiro, organização do sistema de produção, qualidade, segurança interna, meio ambiente e treinamento de pessoal-chave do estaleiro. O Samsung também é o responsável pelo projeto dos Suezmax e colaborará com o serviço de pesquisa e mercado dos equipamentos a serem instalados no estaleiro e nos petroleiros.

A área industrial do equipamento é de 90 mil metros quadrados. Tudo isso em paralelo à construção do dique e dos escritórios e refeitórios. O projeto do dique foi feito pela tradicional empresa inglesa Royal Haskony. O dique tem 400 metros de comprimento por 53 metros de largura e é o maior da América Latina.

Fonte: Estaleiro Atlantico Sul

Comentário da postagem; um processo um pouco diferente do que ocorre no Estado do Ceará, quanto a implantação do Estaleiro PROMAR.

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