Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Arquitetos contemplados com prêmio literário

Os arquitetos Antônio Rocha Jr. e Ricardo Bezerra foram contemplados com o Prêmio Literário para Autores Cearenses, concurso público promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-Secult. O primeiro, na Categoria Guilherme Studart de Ensaio sobre Tema Cultural inédito, com a obra Divina proporção: aspectos filosóficos, geométricos e sagrados da seção áurea; e Ricardo Bezerra, por sua vez, na Categoria Reedição, com o livro Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar, em co-autoria com as arquitetas Fernanda Rocha e Ana Rita Sá Carneiro e o estudante de arquitetura Temístocles Anastácio.

De acordo com Rocha Jr., a sua obra premiada versa sobre a proporção áurea, que é encontrada em estruturas da natureza e largamente utilizada, da pré-história à modernidade, como ordenamento de algumas manifestações artísticas, tendo sua resolução geométrica contida em Os Elementos de Euclides (330-275 a. C), obra fundamental da geometria. Segundo ele, o objetivo do livro é proporcionar uma visão ampla e histórica da seção áurea, incluindo a sua compreensão espacial, seus aspectos simbólicos e místicos, as demonstrações algébricas, e sua ocorrência em estruturas da natureza e no ordenamento de obras de arte. No caso específico da relação da seção áurea com distintas manifestações artísticas, a idéia é contribuir com a compreensão ou o estabelecimento de um significado das artes de caráter genérico e englobante, passível de ser compreendida por uma gama de leitores e até utilizada como instrumento de trabalho por arquiteto e artistas.

Já o livro Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar trata dos jardins do teatro a partir de sua relação com a edificação que lhe dá origem, com a Praça à sua frente e com a cidade de Fortaleza. Faz um breve histórico do Paisagista que o concebeu em dois diferentes momentos de sua estruturação – Roberto Burle Marx, destacando sua trajetória pouco conhecida na cidade. E apresenta as duas propostas elaboradas em 1973 e 1990, traçando o comparativo entre as diferentes concepções e as seleções vegetais respectivas.

O resultado do Prêmio foi anunciado nesta quarta-feira pelo Secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, e pelo Presidente de Honra do Conselho Editorial de Autores Cearense, o também Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar. A Comissão de Seleção do Edital foi composta por 15 membros escolhidos conforme sua competência profissional, incluindo críticos literários, professores universitários, personalidades destacadas no meio literário e no mercado editorial.

O Prêmio selecionou cearenses ou pessoas radicadas no Ceará, dentre escritores, editores, quadrinhistas, pesquisadores, ilustradores, cordelistas, artistas e autores de projetos gráficos em Literatura e Cultura em reconhecimento à originalidade, qualidade intelectual e técnica de seus trabalhos. Os projetos classificados devem receber recursos, a título de prêmio, que variam entre R$ 4.285,71 (a maior parte das categorias) e R$ 2.857,14. Os contemplados receberão, de acordo com as propostas editoriais apresentadas e analisadas pela Comissão, o direito de publicar, no mínimo, 1000 exemplares dos títulos selecionados, destinando 40% da tiragem às bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, divulgando a produção cearense a todos os municípios do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário