Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sábado, 21 de agosto de 2010

Galinha Choca e Cedro candidatos a ancoras mundiais


A World Famous Mountains Association visitou o conjunto de monólitos e o Açude do Cedro, em Quixadá. A WFMA é uma instituição cultural internacional ligada à Unesco e atua classificando os relevos mais destacados do mundo como patrimônios da humanidade e valorizando-os como paisagens notáveis mundiais. A missão, comandada pelo professor José Puppim de Oliveira, da United Nations University, ficou encantada com o que viu. Com a Galinha Choca, sobretudo. No time, pesquisadores da China, Estados Unidos e Japão. A torcida agora é para que a entidade inclua o que viu como montanhas famosas mundiais e patrimônio da humanidade.

O desejo de Quixadá não é empírico. A Prefeitura contratou o arquiteto e professor da UFC Romeu Duarte, ex-superintendente regional do Iphan. Ele monta estudo técnico sobre os monólitos para fundamentar o pedido de inclusão na lista das montanhas famosas. Romeu lembra que os monólitos de Quixadá, a bela curiosa formação rochosa pré-cambriana, e o Açude do Cedro já são bens culturais tombados pelo órgão federal. Na visita, além de Romeu, estavam lá como anfitriões o prefeito, Rômulo Carneiro, o secretário das Cidades do Estado, Joaquim Cartaxo (de volta ao posto). Sendo aprovada a classificação, estaríamos diante de um fato relevante para o turismo do Ceará. “Especialmente para a economia do Sertão Central, caso o magnífico conjunto quixadaense de inselbergs (morros-ilhas, em alemão) como montanhas famosas mundiais e patrimônio da humanidade”, torce Romeu.

Fonte: Coluna Jocelio Leal/ O POVO Online. Fotografia de Alex Uchoa alexuchoa7@gmail.com.Direitos autorais preservados. Extraida de http://www.pbase.com/image/83359093

Nenhum comentário:

Postar um comentário