Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Planejar e requalificar para crescer

Artigo de autoria do presidente do IAB-CE, Odilo Almeida Filho, publicado hoje no jornal O Povo


A urbanização de Fortaleza caminhou a passos largos nas últimas décadas. No entanto, a infraestrutura e o planejamento urbano não caminharam com tal ligeireza. A insuficiência de políticas públicas que pensem a cidade como um todo fazem-na padecer de problemas que não deveriam ocorrer na hoje quinta capital do País.

É visível a decadência que sofrem espaços públicos, como os do Centro, e o estrangulamento da nossa malha viária – resultado de práticas que privilegiam o transporte individual. Existe urgência em requalificar os espaços da Capital para que possamos enfrentar os desafios comuns às grandes cidades. É necessário promover uma renovação dos espaços consolidados, dando-lhes um uso racional e que atenda às atuais demandas.

Somente com um sólido e bem equipado serviço de planejamento e controle urbano Fortaleza poderá resolver os problemas atuais e preparar-se para receber cerca de 50mil novos habitantes/ano. É um grande desafio a enfrentar, visto que em 2020, crescendo a cerca de 2% ao ano, teremos uma população em torno de três milhões, chegando em 2.030 a 3,5milhões.

O debate sobre a requalificação dos espaços da cidade e o planejamento do seu futuro é deveras relevante, uma vez que as urbes são moradia da imensa maioria da população brasileira com importância crescente na produção da riqueza. Nesse cenário, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que há 90 anos luta pela defesa das boas práticas em Arquitetura e Urbanismo, convoca os arquitetos e urbanistas - como cidadãos e profissionais habilitados ao exercício da atividade de planejamento urbano - e as lideranças sociais a discutir com o objetivo de alertar sociedade e poderes constituídos para implementar ações preventivas que evitem o caos urbano, através de um adequado sistema de planejamento e controle urbano e de intervenções necessárias à requalificação urbana e ao crescimento ordenado.

Com ampla experiência no tema, o arquiteto Zeca Brandão, secretário executivo de Planejamento de PE, faz palestra amanhã, às 19h, na Câmara Municipal sobre “Reforma urbana: os desafios das cidades brasileiras”, dentro dos debates do Pacto por Fortaleza. Uma oportunidade de troca de experiências entre as metrópoles e de reflexão acerca do que precisa ser feito para que Fortaleza possa melhorar a qualidade de vida da sua população e crescer de forma ordenada.


Odilo Almeida Filho - Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário