Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Começa temporada de cruzeiros marítimos


Fortaleza poderá se firmar definitivamente como roteiro de turistas que viajam por navios. A alta temporada para cruzeiros marítimos - de dezembro a maio - começou muito bem com a chegada dos transatlânticos CVC Blue de France e Costa Fortune e o desembarque de 4.170 turistas franceses, alemães, espanhóis, italianos e brasileiros. O primeiro com 900 passageiros nacionais e o segundo, de bandeira italiana, com 3.470 visitantes e mais mil tripulantes.

As duas embarcações chegaram por volta das 7 horas de ontem. De acordo com dados da Companhia Docas do Ceará e Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfort) até o fim da temporada de alta estação, 12 mil turistas vindos de navios visitarão a Capital cearense.

Serão 20 aportamentos com 11 transatlânticos. Somente o Bleu de France fará outras oito viagens para a cidade. Esta foi a primeira vez que a embarcação veio a Fortaleza. Daqui, o navio seguirá para Recife. O tempo foi curto, apenas seis horas em terra cearense, mas o suficiente para o alemão Peter Synilde conhecer o Centro da cidade e fazer compras no Mercado Central.

"É a primeira vez que venho aqui e estou gostando muito do sol e de comprar coisas muito bonitas", afirma ele, numa mistura de alemão, inglês e espanhol. Ele, como a maioria dos turistas estrangeiros, deixa, em média - dependendo do período de permanência - até R$ 2 mil no comércio de artesanato e gastronomia. Melhor para os dois setores. Peter, por exemplo, se encantou com as redes e castanha. "É ótimo", comentou. Um grupo de turistas do Costa Fortune fez um city tour organizado pela Setfort. Eles passaram pelo Museu da Cachaça, Teatro José de Alencar, Emcetur, Ponte Metálica e Mercado Central. O italiano Francesco Huga elogiou a beleza da cidade. "É bela, vero bela. Virei outras vezes e com mais tempo". A francesa Jaqueline Dupré nem esperou o passeio e foi logo comprando produtos cearenses ainda no porto, numa feirinha organizada pela Setfor para receber esses turistas e contou com apresentações artísticas, serviços de correios, câmbio, intérpretes e guias.

"A cidade tem se preparado para cada vez mais receber muito bem o visitante", destaca a coordenadora de promoção da secretaria, Monique Fuck Vieira. No roteiro de visitas programadas estão Theatro José de Alencar, Centro de Turismo, Centro Cultural Dragão do Mar, Mercado Central e Ponte dos Ingleses. Além disso, um City Tour Panorâmico por Fortaleza com visita ao Museu da Cachaça e Catedral Metropolitana também estão no programa.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a temporada de Cruzeiros Marítimos 2010/2011 é a maior realizada no país. Os cruzeiros serão feitos em 20 navios, dois a mais do que no ano passado. A Abremar prevê que quase 900 mil cruzeiristas aproveitem as férias no litoral brasileiro até maio de 2011, número 23% maior do que o registrado na temporada 2009/2010.

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Nota da postagem: Desde as primeiras propostas da desenvolvimento do Turismo, no Estado do Ceará, feitas ainda no Governo Tasso Jereissati, em sua primeira versão, pela nascente SETUR, sob a gestão da Arquiteta Anya Ribeiro de Carvalho, nos anos 80, que se aponta a necessidade de qualificar o Porto do Mucuripe, para esta sua vocação natural que é receber os aportamentos dos vários cruzeiros que passam ao largo de nossa costa; já que o Mucuripe é um porto urbano, localizado na extensão do setor turístico hoteleiro de Fortaleza.

Nesta direção foi realizado o concurso "Fortaleza Portal Atlantico", em 1999, que convalidou todo este ideário de intenções. Só que esta "ficha continua sem cair" em nossa cidade, em nosso Estado, enquanto em outros destinos, notadamente em Recife, esta diretriz tem caminhado em passos céleres para sua consolidação. Os atuais investimentos no Porto do Recife, objetivam transformá-lo no melhor porto de cruzeiros turísticos do Nordeste, sendo esta uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário