Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 12 de dezembro de 2010

Niemeyer comemora aniversário de 103 anos em Niterói

O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos. Lula, a presidente eleita Dilma Rousseff, governador Sérgio Cabral, ministros, também foram convidados  Niterói fará uma grande festa na próxima quarta-feira para comemorar os 103 anos do arquiteto Oscar Niemeyer. 
A recepção será no novo prédio da fundação que leva seu nome. O edifício será inaugurado durante o evento. O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, ministros, deputados e secretários foram convidados. 
Na ocasião, será distribuída a nova edição da revista “Nosso Caminho”, dirigida pelo aniversariante. Uma orquestra poderá animar os participantes.  Para o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, é uma honra para a cidade ter uma comemoração histórica como esta.  “Quando falamos para o Niemeyer que entregaríamos a construção em dezembro, ele quis comemorar seu aniversário no local. 
Para nós, é uma honra, pois esta é uma grande honra concedida pelo maior arquiteto do planeta”, disse.  O grupo também está concluindo as reformas do Teatro Popular e do Memorial Roberto Silveira para que voltem a receber visitantes quando a fundação abrir as portas. Porém, ainda não há uma data prevista para que isso ocorra.  
O prédio da fundação faz parte do conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer, que abrange o território da Ponta da Areia até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, além da Estação de Charitas – todos projetos do artista. A área tem cerca de 72 mil metros quadrados. 
Treiger afirmou que os equipamentos urbanos ajudarão a revitalizar a região do Centro e proporcionarão muitas alegrias aos niteroienses. Outros benefícios seriam a vinda de turistas, o aquecimento da economia, o aumento na oferta de empregos e a melhora na qualidade de vida dos moradores da cidade.  
“Este equipamento é um exemplo de que a parceria entre os governos municipal, estadual e federal e a iniciativa privada pode dar muito certo”, declara Selmo Treiger.  Quanto às constantes críticas de que a cidade deveria parar de investir no complexo e priorizar a recuperação pós-chuva, Treiger ressalta que as verbas destinadas para investimento no turismo da cidade não podem ser destinadas para outros empreendimentos do município. 
“As pessoas têm que entender que esta é uma verba carimbada e temos que utilizá-la para o turismo. Se não fizermos isso, perderemos. Temos que aproveitar a oportunidade”, pontua.  Estrutura – A futura sede da Fundação Oscar Niemeyer, que atualmente funciona no Rio de Janeiro, guardará um acervo com diversas obras do arquiteto. São esculturas, projetos, maquetes, entre outros trabalhos, realizados por Niemeyer durante quase 70 anos de dedicação à profissão.
Fonte: FNA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário