Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Praia Mansa é Fortaleza

No fim do ano, um grande presente para Fortaleza. A Praia Mansa finalmente se tornará uma área de lazer da cidade. O Governo do Ceará acaba de conseguir através da Secretaria dos Portos que a Companhia Docas cedesse a área para o Estado. São 70 mil metros quadrados que há décadas se mantinha inacessíveis à população. Nada de indústrias, nada de estaleiro.

O governador Cid Gomes disse à Coluna que o terreno encravado na ponta do Mucuripe será transformado numa “área de contemplação”. A ideia é dotar o terreno de infra-estrutura e acessos adequados para, por exemplo, realização de grandes eventos públicos, como shows e exposições a céu aberto. Visualizando 2014, a Praia Mansa é perfeita para a realização dos “Fun Fest”, grandes estruturas com serviços de bares e restaurantes para que milhares de pessoas possam assistir, ao vivo, aos jogos da Copa do Mundo em imensos telões. Não é a primeira vez que se fala em ocupação da Praia Mansa. Na segunda metade da década de 90, chegou a ocorrer um concurso para a escolha de um ícone da cidade a ser instalado no terreno.

AREIAS CLARAS E ÁGUAS CALMAS

A Praia Mansa permite uma das visões mais privilegiadas da cidade. É a ponta de terra mais proeminente do litoral cearense. Localizada junto ao Porto do Mucuripe, trata-se de formação costeira artificial. Começou a surgir lentamente a partir da construção do Porto, nos anos 30. É resultado da deposição de sedimentos na base do molhe principal de proteção da baía de evolução do cais.

A Praia Mansa pode ser vista da orla central de Fortaleza, desde a Beira-Mar até a Barra do Ceará. É deserta, sem bares, casas ou hotéis. O local abriga quatro “cataventos” de energia eólica. Como são poucas e distantes uma da outra, as torres oferecem mais beleza ao lugar. A Praia Mansa praticamente não é frequentada. O acesso é por um portão que dá para um pequeno caminho junto ao molhe. A praia Mansa é cercada de areias claras e águas calmas, com algumas árvores em sua costa direita. Com investimentos, o terreno pode até ser “engordado”. O governador disse que encomendará um projeto de urbanização da área.

UM FUTURO PARA A PRAIA

Detalhe: para os visitantes chegarem à Praia Mansa é preciso passar pelo Farol do Mucuripe, uma referência histórica da cidade hoje cercada por uma ocupação com residências de famílias pobres, numa área sem infra-estrutura e serviços públicos adequados. Colado à Praia Mansa está a Praia do Titanzinho, local que por pouco não abrigou um estaleiro e também abriga a mesma ocupação.

Se o bom senso prevalecer, Prefeitura e Governo deveriam trabalhar juntos em um projeto que retome para a cidade aquela faixa litorânea há décadas abandonada ou entregue ao “laissez faire” de cunho supostamente social. A ocupação da Praia Mansa como “área de contemplação e lazer” é um ótimo começo. A Prefeitura brigou corretamente para que o estaleiro não ocupasse a área do Titanzinho. Deixou-a livre para que o futuro permitisse um uso mais adequado às circunstâncias da cidade. Entre os urbanistas, parece haver um consenso de que o uso industrial é o menos adequado.

Fonte: Coluna Política/ Jornalista Fábio Campos/ O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário