Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Prefeitura vai recriar órgão para planejar Fortaleza


Desativado há 11 anos, instituto será reativado em fevereiro. Irá planejar a cidade a curto, médio e longo prazo. Com isso, a Prefeitura de Fortaleza prevê freio no crescimento desordenado de algumas áreas da cidade.

Onze anos depois de ser extinto, o Instituto de Planejamento do Município (Iplam) será recriado. Em fevereiro, com o início dos trabalhos da Câmara Municipal, a Prefeitura vai enviar mensagem ao Legislativo sugerindo a medida. A informação foi confirmada ontem pela prefeita Luizianne Lins (PT) - mesmo dia em que a coluna Vertical, do O POVO, divulgou a possibilidade de o órgão retornar. No último dia 13, o especial “Qual será a Fortaleza das próximas décadas?” também denunciou a inoperância da estrutura.


A exemplo de como era até 1999, o órgão será vinculado à Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepla). Conforme Luizianne, a pasta perdeu a função de planejar a Cidade de modo sistemático no passar das gestões. Voltou-se apenas para demandas de orçamento. Com a volta do Instituto, se dedicará a apenas isto.


Ao IplanFor, nova sigla do órgão, caberá a missão de pensar ações de ordenamento da Capital imediatas e para os próximos 20 anos. “A gente pensa nisto desde o início do governo (em janeiro de 2005). Agora, estamos vendo qual a melhor forma de construir”, disse a petista.


Segundo Luizianne, todos os servidores serão concursados e terão, prioritariamente, caráter técnico de universidades. “Assim, você cria dados sobre a cidade. E é uma avaliação que vai ficar, independente do governante que entra ou sai”, previu.


Em conjunto


Por ora, os esforços estão voltados a estudos de composição da estrutura (física e de pessoal) e perfil de atuação do departamento. Esta fase conta com o apoio de setores externos à Prefeitura. Como o Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), que tacha o IplanFor de fundamental diante do crescimento de Fortaleza, hoje tida como a quinta maior cidade do País.


Com o Instituto, a expectativa é de que as vocações econômicas de todas as regiões da Capital sejam traçadas e, a partir daí, fomentadas. Por exemplo: a zona costeira teria foco na área turística; a zona central voltaria-se para o comércio, enquanto a zona leste teria mais investimentos em programas residenciais. “Isto evitaria casos como o do (bairro) Montese, uma área residencial que se tornou comercial desordenadamente”, esmiuça o presidente do IAB-CE, Odilo Almeida.


Ele antevê resultados práticos do IplanFor sendo sentidos pela população somente em 2012. Contudo, pondera a possibilidade de a Prefeitura anunciar ações com base em estudos já realizados por outros órgãos. “A preço de hoje, a ausência de um órgão de planejamento que pense Fortaleza no seu conjunto nos deixa em condição de desigualdade de concorrência com as grandes cidades”, cita Odilo.


ENTENDA A NOTÍCIA


Volta do Instituto de Planejamento é a promessa do início de um choque de gestão no ordenamento de Fortaleza. Resultados práticos, porém, só devem ser sentidos um ano após a recriação do órgão, extinto por Juraci Magalhães.

Fonte: O POVO Online. Fotografia Mauri Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário