Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 30 de janeiro de 2011

Exposição revela 10 cidades desenhadas por arquitetos

Uma boa dose de design e uma pitada de planejamento urbano. É o que as cidades precisam para se preparar para as novas demandas do futuro. De olho nisto, o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP) desafiou 10 estúdios internacionais de arquitetura a proporem projetos para suas cidades. O resultado vai ser apresentado na exposição “As Cidades Somos Nós – Desenhando a mobilidade do futuro”, que começa no dia 2 de fevereiro, no Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro).

Os projetos se baseiam nos princípios do design urbano sustentável (confira logo abaixo). Vista pela primeira vez em Nova York, em setembro passado, a exposição multimídia vai ser exibida agora no Rio de Janeiro e na Cidade do México.

A edição brasileira mostra a região da Central do Brasil em 2030, com proposta desenvolvida pelos escritórios CAMPO e Fábrica Arquitetura. A exposição é resultado de uma parceira entre o ITDP, arquitetos e urbanistas. “Eles se uniram para ajudar a imaginar como seriam as nossas cidades e ruas projetadas para as necessidades das pessoas, e não as dos automóveis”, afirma Walter Hook, diretor do ITDP. Ele chama a atenção para o fato de que, até 2030, 60% da população mundial viverá nas cidades. Grandes transformações terão de ocorrer para que as cidades suportem este novo fluxo de pessoas.

“Sistemas sustentáveis de transporte permitem que todos os elementos da vida urbana – habitação, desenvolvimento econômico e espaços públicos – atendam às necessidades de populações, sem aumentar o aquecimento global”, diz Hook.

Fonte: Blog do Planeta http://colunas.epoca.globo.com/planeta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário