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domingo, 20 de fevereiro de 2011

PAC da mobilidade ajudará país a solucionar caos urbanos, dizem petistas

Parlamentares da bancada petista na Câmara, ressaltaram nesta quinta-feira (17), os impactos positivos dos investimentos de R$ 18 bilhões previstos para o PAC da Mobilidade das Grandes Cidades, anunciado pela presidenta Dilma.

Além de solucionar o caos no transporte das grandes metrópoles, a expectativa dos deputados é de que recursos contribuam para os preparativos das cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

"As grandes cidades do país enfrentam graves problemas que vão desde a falta de planejamento do transporte urbano, à ocupação indevida de áreas de risco. É fundamental que o governo Federal auxilie essas metrópoles, de maneira a solucionarmos esses problemas, que estão inviabilizando a vida das populações, especialmente aquelas que dependem de transporte público, nas principais cidades do país", defendeu o deputado José Guimarães (PT-CE). O parlamentar destacou ainda a importância dos investimentos para a construção de novas pistas, aeroportos e trens leves sobre trilhos para as cidades sedes da Copa de 2014.

Na avaliação do deputado Rui Costa (PT-BA), que participou da cerimônia de lançamento do programa, os investimentos surgem em boa hora, tendo em vista o agravamento da situação dos transportes coletivos no país. Segundo os critérios de distribuição de recursos do programa, a região metropolitana de Salvador poderá apresentar projetos de até 2,4 bilhões, disse.

Programas

Lançado nesta quarta-feira (16) pela presidenta Dilma Rousseff, o PAC da Mobilidade das Grandes Cidades tem como foco a melhoria da infraestrutura de transporte público coletivo das grandes cidades e regiões metropolitanas de 24 municípios brasileiros. O programa, que divide os municípios em três grupos, em função do tamanho de sua população, abrangerá cidades com mais de 700 mil habitantes em 18 estados.

A expectativa do governo é de que o novo PAC beneficie 39% da população brasileira. O primeiro grupo - chamado de MOB 1 - atenderá as capitais das regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes. O MOB 2 inclui municípios com população entre 1 milhão e 3 milhões de habitantes; e o MOB 3 está voltado para cidades com população entre 700 mil e 1 milhão de habitantes.

Cada uma das nove cidades que compõem o MOB 1 poderá apresentar até quatro propostas que, juntas, somem, no máximo, R$ 2,4 bilhões. Cada cidade do MOB 2 poderá fazer até três propostas que, juntas, somem R$ 430 milhões. E os municípios do MOB 3 terão direito, cada um deles, a até duas propostas que, juntas, sejam de no máximo R$ 280 milhões.

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FONTE: www.pt.org.br

Um comentário:

  1. O problema do trânsporte é o trâsporte em si,
    multiplicado o mal uso a tais liberdades.
    A estratégia supostamente vinda do governo,
    tentam perpertuar o comércio indevido que lucram a venda do Brasil a privatização do espaço público.

    Acima aos indivíduos escondem-se todos entre si por entre aos automóveis.
    As propagandas que criam dependentes tais ações aos cavalos mandados acomodados com seu trânsporte item de luxo indevido para tal superpopulação.

    Empregar outros meios supri apenas a própria ansiedade impostas pelos comércios.

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