Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mobilidade urbana fica comprometida

Notícia publicada no dia 12/03 na editoria de Economia do jornal O Povo

Enquanto o mercado comemora a expansão nas vendas, alguns setores da sociedade temem que a mobilidade urbana fique ainda mais comprometida.

Fernando Alfredo Rabello Franco, presidente da comissão de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), destaca que é necessário um planejamento urbano mais concreto, com investimentos em novas tecnologias, na melhoria das vias e aprimoramento da engenharia de tráfego.

Franco lembrou que está sendo discutido o sistema de binários que pretende transformar vias como Desembargador Moreira, Santos Dumont e Dom Luís em mão única. Além disso, estão sendo pensadas estratégias para viabilizar corredores exclusivos para ônibus, carros e pedestres.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Ceará (IAB/CE), Odilo Almeida, Fortaleza não tem estrutura adequada para um volume tão expressivo de veículos. Ele explicou que a Capital possui vias de pequena dimensão. Além disso, não é dotada de sistema de transporte de massa adequado como metrôs e trens metropolitanos. “É urgente que o sistema comece a pensar em alternativas que priorizem outras formas de locomoção que não só o carro”.

Procurada por meio do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) , a Prefeitura explicou que deve finalizar importantes intervenções para a melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana no primeiro semestre de 2011. As restaurações das avenidas Domingos Olímpio, Luciano Carneiro, Bezerra de Menezes, Humberto Monte e Jovita Feitosa, e o alargamento da avenida Sargento Hermínio, irão impactar positivamente no trânsito da cidade. Já a AMC disse investir em semáforos inteligentes com temporizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário