Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Edifício assinado pelo escritório SOM deverá substituir o World Trade Center em 2013

Mauricio Lima

Divulgação: SOM


Está em construção, em Nova York, o projeto do escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM), no local onde existia uma das Torres Gêmeas destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. A Freedom Tower, que será chamada oficialmente de One World Trade Center, faz parte de um grande complexo para reconstrução da área que contará com sete equipamentos: quatro edifícios comerciais, um memorial, um museu e uma estação de trem e metrô. 
A Freedom Tower será o edifício mais alto do ocidente, com 541 m de altura, ultrapassando a Sears Tower, em Chicago. A estimativa é que as obras sejam concluídas até o final de 2013, sob o investimento de aproximadamente US$ 2,9 bilhões. Até o momento, 64 dos 104 andares do edifício já estão construídos, sendo um pavimento erguido a cada semana.


A base do edifício, de 60 m X 60 m é construída toda em concreto e revestida com painéis de vidro. O objetivo dessa parede de 56 m de altura é proteger o edifício contra ataques de carros-bomba, como já havia acontecido com os antigos edifícios antes do ataque terrorista de 2001 que culminou no desabamento das torres.

Os painéis de vidro que ficarão colados na estrutura serão blindados, para absorver ainda mais o impacto em caso de um atentado. Em sequência à estrutura de concreto, o edifício continua com uma estrutura metálica, com revestimento em cortina de vidro. Cada peça de vidro terá a altura exata de um pavimento do edifício.


A torre de 792 mil m² contará com 71 pavimentos dedicados somente a escritórios, contando com alguns pavimentos para manutenção do edifício, restaurante e um deck de observação de dois andares, sendo a altura dos andares referente à altura dos prédios destruídos.

Sistemas de reuso de água pluvial e placas de células fotovoltaicas serão colocados no edifício. Todos os equipamentos de segurança, inclusive os elevadores, serão envolvidos por uma estrutura de concreto de 91 cm. Sobre o edifício, será construída uma antena de 124 m de altura. Edifício deverá ficar pronto em 2013
Divulgação: SOM
Edifício será o mais alto dos Estados Unidos
Divulgação: SOM
Base do edifício será de concreto revestido com painéis de vidro
Divulgação: SOM


FONTE: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário