Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 14 de junho de 2011

Equatorianos do Al Borde mostram seus trabalhos no Fórum de Jovens Arquitetos

Bianca Antunes, da revista AU
 
Uma ideia que nasceu entre oito amigos jovens, recém-formados em arquitetura pela UFC (Universidade Federal do Ceará), torna-se realidade e um grande sucesso de público e participação: estão reunidos em Fortaleza, de 8 a 10 de junho, arquitetos colombianos, equatorianos, uruguaios, chilenos e brasileiros para apresentarem suas ideias, planos, projetos e modos de trabalhar. "Queríamos trazer mais discussão teórica e sobre a prática dos jovens arquitetos latino-americanos, com os quais nos identificamos muito", explica Bruno Braga, um dos oito idealizadores do evento, que contou com o apoio da Universidade Federal do Ceará.

O primeiro dia de fórum, com sala lotada, contou com a apresentação do brasileiros Alvaro Puntoni (Grupo SP), e dos equatorianos do Al Borde, David Barragan e Pascual Gangotena.

Entre os projetos apresentados por Alvaro, estão a casa em Carapicuíba (SP), a casa no Morro do Querosene (SP), a sede do Sebrae (Brasília) e o edifício Simpatia (SP), reportagem disponível na próxima edição de AU (207).

Os equatorianos falaram em seguida e empolgaram a plateia com seu modo de ver e trabalhar a arquitetura: sempre procurando as perguntas mais importantes com as quais olhar um projeto e, daí, tirar as respostas mais rápidas e eficientes. Os arquitetos do Al Borde se destacam por uma arquitetura singela - e, ao mesmo tempo, elaborada, por exigir pesquisas, trabalhos e protótipos que resolvam um projeto com poucos recursos.

O Fórum Jovens Arquitetos vai até sexta-feira, dia 10 de junho. Ainda se apresentam, no dia 9, Studio Paralelo (Brasil), Maam (Uruguai), Yuri Vital (Brasil), Oliveira Junior (Brasil), e no dia 10, Rua Arquitetos (Brasil), Plan:B (Colômbia), Arquitetos Associados (Brasil) e Sebastián Irarrázaval (Chile).

Confira alguns trabalhos apresentados pelo Al Borde, e dois vídeos: um com a construção da Dos Casas Hermanas e o início da apresentação da dupla, com David Barragán explicando o processo de projeto do escritório.

Mais informações sobre o evento em www.fjal.com.br 


Para saber mais acesse: www.iabce.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário