Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em cerimônia de entrega do Pritzker 2011, Barack Obama faz uma homenagem ao arquiteto Souto de Moura

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura recebeu ontem (2), em cerimônia realizada em Washington, nos Estados Unidos, o prêmio Pritzker 2011. Durante o discurso, o presidente Barack Obama afirmou que Moura "passou sua carreira não só desafiando os limites da sua arte, mas fazendo-o de uma forma que servisse o bem público".

Obama ainda disse que Souto de Moura desenhou casas, lojas, galerias, escolas e estações de metrô, sempre em um estilo simples e ao mesmo tempo belo. "É um especialista na utilização de cores e materiais diferentes. As formas e linhas simples sempre conseguem se integrar com o contexto do local", disse o presidente estadunidense.

O Estádio de Braga foi eleito por Obama como uma das principais obras de Souto de Moura. Segundo ele, "Souto de Moura não escolheu uma tarefa fácil. Ele projetou um estádio na encosta de um morro e ainda o desenhou de modo a permitir que quem não conseguisse comprar ingressos pudesse assistir ao jogo do alto do morro".

Divulgação: Afaconsult
Estádio de Braga

O presidente ainda afirma que ele próprio queria ser arquiteto, até por ser natural de Chicago (EUA), reconhecida pela sua arquitetura. "Eu tinha expectativas de ser mais criativo do que fui, então tive que seguir a carreira política", disse Obama. Além disso, Obama afirmou que a arquitetura é a forma mais democrática de arte que existe.

Confira abaixo (em inglês), o discurso de Barack Obama, reproduzido por PINIweb a partir do material divulgado oficialmente no canal da Casa Branca no You Tube:




FONTE: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário