Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Detentos participarão de construção de casas populares em Goiás

Presos receberão um salário mínimo por mês e terão remição de um dia a menos na pena para cada três dias trabalhados

Mauricio Lima


O setor da construção civil do Estado de Goiás deverá empregar aproximadamente 100 detentos, segundo convênio assinado hoje (5) pela manhã entre o presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), Edilson de Brito, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão Roriz. De acordo com a Agehab, os detentos trabalharão na construção de casas populares.

Os voluntários receberão um salário mínimo por mês e terão remição de um dia a menos na pena para cada três dias trabalhados. "O empregador, no caso, a Agehab, terá, ao mesmo tempo, custos mais baixos e garantia de qualidade nos serviços. A nossa população carcerária é qualificada pelo sistema 'S' (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Senat, Senar, Sest, Sebrae e Sescoop) nas áreas da construção civil, como pedreiro, servente, azulejista, eletricista, encanador", afirma Edilson de Brito. A utilização da mão de obra carcerária vai começar por Goiânia, onde será desenvolvido o projeto piloto que será replicado para o Estado.

Segundo Marcos Abrão, as obras serão barateadas, pois os presos não trabalharão de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), mas segundo a Lei de Execuções Penais (LPE), sem a necessidade do pagamento de tributos das leis sociais, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Seguro Desemprego.

De acordo com o convênio assinado, a Agsep será responsável pelo fornecimento do almoço e o transporte dos presos para o local de prestação de serviço, enquanto a Agehab deverá fornecer o café da manhã e o lanche, além da remuneração. No caso de o preso ser do regime semiaberto, a Agehab deve efetuar o recolhimento de 25% do salário do preso em conta poupança individual em nome do sentenciado, que será entregue a ele quando posto em liberdade.

PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário