Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 19 de julho de 2011

Museu de Liverpool, do escritório 3XN Design, é inaugurado nesta terça-feira

Projeto do holandês Kim Herforth Nielsen preserva as características históricas da cidade dos Beatles sem deixar de propor uma nova interpretação da região


Thays Tateoka


Localizado às margens do rio Mersey, em região reconhecida como Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco, o novo museu de Liverpool, Inglaterra, abre para visitação pública a partir desta terça-feira (19).


Projetado pelo arquiteto holandes Kim Herforth Nielsen, da 3XN Design, a edificação foi concebida para representar um elo entre o centro histórico da cidade e o entorno do porto.  O projeto arquitetônico preserva as características de Liverpool, sem deixar de propor uma nova interpretação da região histórica, representada por preservados edifícios antigos. Segundo Nielsen, a concepção arquitetônica da edificação foi resultado de um processo de aprendizado sobre a história, as necessidades de mobilidade urbana apontadas pelos habitantes e o potencial local.


Com o intuito de destacar o ambiente das altas edificações da cidade, o museu foi construído acima do nível do solo e posicionado para conceber a ideia de um grande navio comercial. Ao todo, a edificação ocupa uma área de 110 m de comprimento com 60 m de largura e seu ponto mais alto alcança 26 m de altura.


A fachada foi revestida com mais de 5.700 m² de pedras naturais. Foram mais de 7,5 mil m³ de concreto e 1,5 mil m de vidro para o revestimento externo e os 28 m de largura das janelas nas extremidades do edifício. As janelas foram projetadas com vista para a cidade e para o porto, estabelecendo conexão entre as áreas.


A estrutura do museu foi construída em steel frame, para a obtenção de grandes vãos livres internos, ideal para a criação de displays para exposições dentro das galerias. Na parte interna do museu, uma escada central em espiral conecta os três pavimentos.

O projeto contemplou ainda a sustentabilidade e a eficiência energética, baseado no conceito ENER-G, sistema que gera eletricidade, calor e resfriamento em um processo integrado para a economia de custos e redução das emissões de carbono em 884 t por ano.

A praça na parte frontal do museu propõe um ambiente de encontro público ao ar livre com vista para o rio.

FONTE: Piniweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário