Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nova loja da Nike em Buenos Aires cria polêmica


Fabricante de roupas e calçados esportivos escolheu como ponto um lendário café da cidade, que já foi frequentado pelo escritor Jorge Luis Borges


Um dos cafés mais tradicionais de Buenos Aires, o Café Richmond, tornou-se alvo de uma polêmica disputa na capital argentina. Ponto de encontro de políticos, escritores e intelectuais, o Richmond vai ceder seu espaço no centro de Buenos Aires a uma nova e moderna loja da Nike.

Uma petição corre a cidade e a internet para barrar o projeto. O café, que se encontra fechado para início das obras da loja, já reuniu famosos escritores como Graham Greene e Jorge Luis Borges. Com sua arquitetura clássica, fazia parte da herança britânica na cidade desde 1917.

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, o ex-editor do “Buenos Aires Herald” considera a demolição “uma coisa horrível, um ato bárbaro”. “Era o único lugar na cidade em que você conseguia tomar uma boa xícara de chá”, disse.

AFP Photo
Manifestantes protestam contra o fechamento do Café Richmond: petição corre as ruas e a internet

A Nike Argentina disse que já aprovou uma proposta para a locação de sua loja no mesmo endereço. Segundo Felicitas Castrillón, porta-voz da Nike, “a empresa está comprometida em preservar a fachada histórica”.

Segundo Sergio Kiernan, editor do suplemento de arquitetura de um jornal local, o café pertence ao povo. “O problema não é a fachada. O Richmond é um dos 60 cafés que se encontram sob proteção das leis da cidade, jamais poderia ser demolido.”

Na última semana, o interior do café foi totalmente destruído durante uma remoção que aconteceu durante a madrugada. Segundo a imprensa argentina, a Nike tomou essa decisão com medo de que uma ação civil conseguisse impedir a abertura da loja. A operação teve o cuidado de desligar a câmera que fica diante do prédio para que não gravasse imagens da remoção de móveis e outros objetos.

Em abril deste ano, a Nike anunciou o investimento de US$ 5 milhões este ano para ampliar sua produção na Argentina. Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um centro de costura, aquisição de máquinas para a fabricação de solas, ampliação de uma linha de montagem de calçados e à assistência a empresas locais que abastecem a Nike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário