Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exposição em Londres percorre 20 anos de pós-modernismo

Cenas do filme 'Blade Runner' são exibidas na exposição. Foto: Divulgação


Arquitetura kitsch, móveis assimétricos e até mesmo o filme Blade Runner: O Caçador de Andróides fazem parte da exposição Pós-modernismo: Estilo e Subversão (1970-1990), apresentada nesta quarta-feira (21) em Londres.

O museu Victoria & Albert de artes decorativas fecha com a mostra, que vai de 24 de setembro até 15 de janeiro de 2012, o ciclo dedicado aos movimentos artísticos do século 20.

A exposição percorre duas décadas de produção criativa surgidas no início dos anos 1970 com os experimentos de escolas de artes plásticas e arquitetos como Frank Gehry e Philip Johnson.

A exposição sobre o pós-modernismo, que rompeu com as teorias artísticas anteriores e aderiu a um caráter mais popular e comercial, começa com as obras dos precursores do movimento, como as esculturas de Ettore Scottsass e as colagens de Robert Venturi.

As escolas de desenho de Milão, Alchymia e Memphis, das quais participou Scottsass, terão destaque especial na mostra que expõe seus móveis coloridos e assimétricos, com armários em forma de arranha-céus e abajures com rodas.

Como exemplo mais claro da influência do movimento pós-modernista no cinema, o clássico futurista de Ridley Scott, Blade Runner: O Caçador de Andróides, terá suas cenas exibidas, bem como peças do figurino.

Lançado em 1982, o filme é uma mistura de estilos como o noir e a ficção científica. Sem nenhum tipo de complexo, o pós-modernismo fundiu as transformações artísticas modernistas iniciadas no século 19 com propostas ligadas à cultura de massa agregando figuras populares como DJs, drag queens e celebridades pop, que também encontram seu espaço na exposição refletidas na seção dedicada aos videoclipes da MTV.

Os desenhos do estilista Karl Lagerfeld para a grife Channel e a escultura de Luis XIV do artista e ex-banqueiro Jeff Koons também podem ser vistos.

Fechando a exposição, a obra de 1981 Dollar Sign do artista pop Andy Wharhol, reflete o dinheiro como elemento fundamental e influente no mundo da arte a partir dos anos 1970.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário