Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Salvador sediará evento internacional pelas vítimas do holocausto

George Brito
Lançamento da pedra fundamental da Nova Sede da SIB

O próximo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em 27 de janeiro de 2012, será realizado em Salvador. O anúncio foi feito neste domingo, 26, durante o lançamento da pedra fundamental do novo Centro de Cultura Judaica e Sinagoga da Bahia, já em construção na Rua das Rosas, no bairro da Pituba.

A proposta foi endereçada ao governador Jaques Wagner, presente no evento, pelo vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Henry Chmelnitsky. O presidente da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), Maurício Kertzman, informou que o governador aceitou o convite e confirmou a realização da solenidade, que nos últimos anos contou com a presença do presidente da República. Dilma esteve em Porto Alegre na última edição da data.

A notícia surgiu em dia de festa para a pequena comunidade judaica baiana, hoje com aproximadamente mil pessoas. “A nova sede será um lugar aberto à sociedade. Contará com foyer para exposições, biblioteca, café e um centro de eventos que abrigará aulas, palestras, congressos, filmes e cursos. Será uma retribuição à receptividade da Bahia, um espaço para compartilhar a cultura judaica com os baianos”, afirmou Maurício.

Projeto premiado -  O prédio está previsto para ficar pronto em junho do ano que vem, ao custo de R$ 8 milhões, recursos exclusivamente privados. Com 1,8 mil metros quadrados de área construída, terá três pavimentos e uma cobertura com piscina. No subsolo, oferecerá garagem para 20 veículos.  A sinagoga terá capacidade para abrigar 180 pessoas.

O projeto arquitetônico, do arquiteto judeu Sérgio Ekerman, recebeu menção honrosa no 10º Prêmio Jovens Arquitetos 2011, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), seção São Paulo. “É um prédio cuja característica é a multifuncionalidade, pois é um centro de cultura aberto para a cidade”, explicou Sérgio.

“A religião judaica é uma das mais antigas do mundo, povo de marca muito forte e me orgulho de pertencer à comunidade. O fato dela progredir, saindo da antiga sede para uma mais moderna, é motivo de orgulho”, afirmou o governador. Filho de judeus poloneses, Wagner descerrou a pedra fundamental da nova sede, que traz em hebraico a mensagem: “esta pedra que coloquei como monumento será a casa de Deus”.

Entre  os presentes na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Godinho  e o diretor-geral do jornal A TARDE, Edivaldo Boaventura.

“A comunidade judaica enriquece o patrimônio cultural da Bahia, com uma casa de cultura que traz a marca de seu povo”, afirmou Edivaldo.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário