Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sobre o Parque do Cocó e a ARIE Cocó

Prezados colegas


Vitória da sociedade na Câmara Municipal que rejeitou todas as emendas quanto a alteração de status do Parque do Cocó e ARIE Cocó. Destaque para a atuação valorosa do Vereador João Alfredo (PSOL) e todos os outros parlamentares que votaram contra as proposições absurdas de alteração deste status de proteção do entorno.


Entretanto a votação de ontem encerrou apenas uma etapa dos conflitos relacionados a este tema - Parque do Cocó e Área de Interesse Ecológico - situações estas de importância basilar para o meio ambiente no contexto urbano de nossa cidade e a qualidade de vida de cada um de nós. Os alertas já foram todos dados, mas a ação do Executivo municipal continua incipiente assim como do Governo Estado que simplesmente "delegou" a um grupo de trabalho da SEMACE, o estudo da questão, em 2008, três anos já passados.


Nós do IAB/CE temos a obrigação e dever de colocar todo este quadro de informações, comentários, proposições, diretrizes e manobras parlamentares na nossa pauta de debates internos para que possamos urgentemente externar um posicionamento público sobre o assunto, como é da tradição de nossa atuação política, desde o nascedouro das atividades de nossa entidade há mais de 50 anos atrás. E muito mais, quando o assunto se trata do tema Rio Cocó e sua proteção e preservação, um debate que colocamos na ordem do dia, ainda em 1977, quando iniciamos a luta pela implantação do Parque Adahil Barreto ou o "Cocó Velho"como chamam alguns, convalidada com a sua instituição em 1980, como uma das mais importantes conquistas tanto para o lazer e a fruição com a natureza, como e principalmente com o relacionamento com a ecologia.


No presente, podemos considerar que esta ação seria o maior contributo à gentileza urbana que nós poderíamos propor.


Cordialmente
Professor/ Arquiteto/ Urbanista José Sales
Vice Presidente do IAB/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário