Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bicicletas de aluguel viram arte nas ruas de Copenhague




Sistema moderno, desenvolvido por arquitetos suíços, facilita o empréstimo de bikes e ainda causa impacto estético no visual da cidade. Ideia é aumentar o número de ciclistas de 37% para 50% até 2015

Por Casa e Jardim Online

Parece até uma instalação artística, mas a estrutura que você vê na foto ao lado é bem mais do que isso: trata-se de um moderno sistema de aluguel de bicicletas, desenvolvido pelos arquitetos suíços da Rafaa Architecture & Design. O desenho dos suportes e das bikes, que seriam espalhados por vários pontos de Copenhague, foi planejado para facilitar a vida de quem deseja optar por esse meio de transporte. Os autores também tiveram a preocupação de integrar as peças visualmente à arquitetura da cidade.

De acordo com informações enviadas a Casa e Jardimpor Rafael Schmidt, diretor da empresa, se o plano se tornasse realidade, o número de ciclistas na capital da Dinamarca aumentaria de 37% para 50% até 2015. “Para isso, precisaríamos disponibilizar cerca de 25 mil bicicletas, o que demandaria aproximadamente 20 mil m² de espaço para armazenamento. Vimos um alto risco de sobrecarregar as praças, ruas e estações de Copenhague. Assim, nosso foco foi reduzir a poluição visual”, explica o documento.

BICICLETAS QUE FALAM
Design artístico, praticidade, integração à arquitetura urbana... O que mais os arquitetos poderiam fazer, para tornar o projeto ainda mais atrativo? A resposta é tecnologia. Equipadas com GPS e redes de internet, as bikes informam, minuto a minuto, o local em que estão posicionadas. Assim, o usuário pode se cadastrar pela internet e acompanhar pelo site se há ou não veículos disponíveis em cada um dos pontos de aluguel. “Elas também vêm com um motor elétrico e com uma bateria, recarregada nas próprias estações”, informa a empresa. O projeto foi premiado pelo Red Dot Design Awards em 2010, mas ainda não tem previsão de implantação.


Divulgação


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário