Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Complexo Portuário Industrial de Açu

O Complexo Industrial do Superporto do Açu é o maior empreendimento porto-indústria da América Latina e deverá movimentar, pelo menos, 350 milhões de toneladas por ano, entre exportações e importações, posicionando-se como um dos três maiores complexos portuários do mundo.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu se estende sobre mais de 90 quilômetros cerca de 130 km² e receberá usinas siderúrgicas, pólo metal-mecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, indústrias offshore, plantas de pelotização, cimenteiras e usina termoelétrica e indústrias de tecnologia da informação dois complexos siderúrgicos, duas cimenteiras, um complexo de geração de energia, uma montadora, indústrias de autopeças, um polo metalmecânico, um terminal para armazenamento e tratamento de petróleo, um polo de indústrias e serviços de apoio ao offshore e indústrias de tecnologia da informação, com um investimento conjunto de mais de US$ 40 bilhões nos seus empreendimentos e geração de cerca de 50 mil empregos na região.

Localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro e em construção desde outubro de 2007, o Superporto do Açu é composto por dois conjuntos de terminais que juntos totalizam 17 quilômetros de cais: TX1, correspondente aos terminais offshore, e TX2, um desenvolvimento do canal interno de navegação com 3,5 quilômetros de extensão com mais de 13 mil metros de cais, largura 300 metros de largura e até 18 metros de profundidade.

Para suporte urbano ao Complexo foi projetada pelo Arquiteto/ Urbanista Jaime Lerner uma cidade que deverá acolher as mais de 50 mil pessoas que deverão ser atraídas pelo empreendimento. Ainda sem um definição exata de localização, a Cidade X, como vem sendo chamada, será erguida no Município de São João da Barra, pela empresa REX, braço imobiliário do grupo EBX. A expectativa é que a cidade abrigue até 250 mil pessoas. A nova cidade deverá aliviar a pressão imobiliária que sofrerão São João da Barra, que hoje, tem apenas 30 mil habitantes, e também Campos dos Goytacazes, que é o maior centro nas proximidades do empreendimento.

Fonte: Diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário