Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prêmio IDEA/Brasil 2012 abre inscrições

Iniciativa escolhe melhores projetos de design em 20 categorias

Ana Paula Rocha


Na última edição, Museu do Futebol, em São Paulo, foi medalha de ouro na categoria ambientes

O prêmio Idea/Brasil 2012 está com inscrições abertas até 2 de março. A iniciativa, promovida pela Associação Objeto Brasil, sob licença da Industrial Designers Society of America (IDSA), dá medalhas de ouro, prata e bronze a projetos de design vencedores em 20 categorias.

São elas: comerciais & industriais, comunicação, informática, estratégia de design, entretenimento, ambientes, casa, design de interface, lazer & recreação, escritório, embalagens, acessórios pessoais, estudantes, pesquisa em design, transportes, jóias, têxtil, design de serviço e esportes.

Podem concorrer produtos e projetos produzidos e comercializados por empresas e designers brasileiros no período entre os dias 6 de fevereiro de 2010 e 6 de fevereiro de 2012. Se o projeto consistir de um conceito de design ou estiver na fase de protótipo, ele deve ter sido finalizado ou submetido ao cliente nesse mesmo período. A inscrição de uma empresa internacional só será aceita caso o produto ou projeto tenha sido produzido no Brasil e conte com a participação de um designer brasileiro em sua criação.

Os projetos de estudantes, por sua vez, podem ser inscritos apenas na categoria estudantes, mesmo sendo trabalhos na área de pesquisa, produção ou tendo sido financiados por empresas comerciais. Para participar, os trabalhos devem ter sido apresentados à instituição de ensino no mesmo período mencionado acima.

Cada candidato pode inscrever um número ilimitado de trabalhos, considerando que cada um desses projetos ou produtos classifica-se como uma inscrição individual e, portanto, ao pagamento da taxa.

Os produtos e projetos serão avaliados quanto a inovação, benefícios ao usuário, responsabilidade, benefícios ao cliente, apelo visual e estética apropriada, além de testes de funcionalidade, fatores emocionais, necessidades não satisfeitas, rigor, confiabilidade (categoria pesquisa em design); e fatores internos e métodos, valor estratégico e implementação (categoria estratégia de design).

Os designers que receberem ouro tornam-se finalistas no prêmio IDEA mundial, promovido pela organização estadunidense Industrial Designers Society of America. Todos os premiados participarão de uma exposição gratuita em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte e terão seus trabalhos divulgados. Para mais informações, acesse o site www.ideabrasil.com.br.
Fonte: Piniweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário