Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Semam vai intensificar combate a paredões

Fiscais da Semam apreendem paredão de som na Praia de Iracema

O funk de duplo sentido ecoava pela avenida Monsenhor Tabosa. Estacionado irregularmente na esquina com a rua Dom Joaquim, o carro garantia a festa de algumas moças, que rebolavam até o chão, mas perturbava o sossego de motoristas parados no engarrafamento de fim de festa e moradores da região. Ignorando a legislação municipal, os paredões de som fazem parte da paisagem – e da trilha sonora – do Pré-Carnaval de Fortaleza.

A Lei do Paredão, sancionada em março do ano passado, proíbe o funcionamento dos equipamentos em locais públicos. Porém, todo fim de semana é do mesmo jeito: a Praia de Iracema fica lotada de pessoas que abrem o porta-malas do carro e compartilham o som com quem estiver de passagem. Queira você ou não. Cinco tiveram o funcionamento interrompido e foram apreendidos pela fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) na noite de sábado e madrugada de ontem.

Ao redor de um dos paredões apreendidos, estacionado na esquina da rua Historiador Guarino Alves com a avenida Historiador Raimundo Girão, uma roda de samba havia se formado. As caixas de som instaladas no porta-malas do carro eram alto-falante da banda de pagode. Os amigos se reuniram para fazer a festa dos foliões, após a passagem dos blocos oficiais. Mas a festa era irregular e foi interrompida pela fiscalização. “Tava bom demais pra ser verdade”, lamentou de imediato uma moça. “Não tem nenhuma placa aqui avisando que não pode”, reclamava um rapaz. Porém, entre reclames e dúvidas, o equipamento foi removido pela fiscalização.

O universitário Saturio Malaba, 27, aproveitava o pagode ao lado da namorada, a operadora de telemarketing Tatiana Costa, 26. Natural de Guiné-Bissau, na África, e morador de Fortaleza há cerca de um ano, Saturio questionava a proibição. “No meu país, dia de festa é dia de festa. Isso de proibir só existe aqui. Se aqui é assim, tem que cumprir”, lamentava. A namorada tentava explicar: “aqui é desse jeito”. O dono do carro não quis se identificar à reportagem, mas reclamou da falta de notificação. “Não podem chegar aqui e apreender”, dizia.

Na mesma rua, outro equipamento foi apreendido. Apesar de não ser necessário, pela lei, medir a intensidade do som, os fiscais da Semam constataram que a música chegava a 102 decibéis. “Estou sabendo que é proibido agora. Eu só abri a tampa do carro. Tinha que ter sido notificado”, reclamava o comerciante Junior Lima, 28, dono do carro.

A lei, porém, não exige que os proprietários de paredões sejam notificados da irregularidade, afirma o coordenador da equipe de fiscais da Semam, Jeremias Queiroz. Por isso, a fiscalização chega e leva o paredão, que pode ser recuperado com pagamento de multa.

A fiscalização trabalha no Pré-Carnaval realizando rondas pela Praia de Iracema e atendendo denúncias. Enquanto a equipe do O POVO acompanhava uma das apreensões, na noite de sábado, um morador passou e avisou que estava “insuportável” o volume de um veículos estacionado em frente ao prédio em que ele mora. Quando os ficais chegaram, porém, apenas notificaram o proprietário do equipamento, que fechou o porta-malas e foi embora.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA


A fiscalização é realizada porque os paredões de som são proibidos por lei, sancionada em março do ano passado. Este ano, seis equipamentos foram apreendidos nos dois fins de semana do Pré-Carnaval.

Saiba mais

Atuação da Semam devia ser acompanhada por policiais militares da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA).

Porém, os homens foram atender uma ocorrência e não voltaram até a hora em que a reportagem do O POVO acompanhava a fiscalização, por volta das 21h.

Nenhum policial militar foi encontrado enquanto a reportagem circulou pela avenida Historiador Raimundo Girão. Apenas homens da Guarda Municipal foram vistos no local.

Um princípio de confusão e correria chegou a acontecer na avenida, no começo da noite, mas em pouco tempo tudo voltou ao normal.

A avenida Monsenhor Tabosa se transforma em estacionamento, em noite de Pré-Carnaval. As calçadas e as esquinas ficam tomadas por carros, motoristas trancam os cruzamentos e o trãnsito fica lento. A reportagem viu apenas dois agentes da AMC circulando pela Praia de Iracema.

Bebidas alcoólicas são vendidas sem fiscalização na Praia de Iracema. Apesar da presença da fiscalização da Prefeitura, adolescentes são vistos consumindo bebidas sem qualquer impedimento.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário