Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Romeu Duarte escreve em sua coluna no jornal O POVO: Patinho Feio

Completo em: http://iabce.org.br/?view=topic&page=1103

Romeu Duarte, Conselheiro Vitalício do IAB- CE e Ex-Presidente da entidade Nacional, escreve em sua coluna semanal, no Jornal O POVO.
A Guilherme Sampaio

Oh, pobre coisa rica, quão desvalida tu és. Ninguém respeita teu precioso acervo, ninguém enxerga o valor que tens. Continuas sendo tratada como a cereja da torta: gostosinha, mas acessória e até dispensável. “Quando ouço falar em cultura, saco logo do meu revólver”, dizia Joseph Goebbels de peito aberto na chancelaria do Führer, frase esta ainda defendida com unhas e dentes por muita gente boa nesta terra de Mãe Preta e Pai João. Falsamente considerada e, sim, efetivamente desprezada, tomada por folclore barato de apresentação colegial, confundida com barulhenta macumba para turista, menosprezada como velharia de museu, ah, Cultura, quando deixarás de ser o patinho feio para virar o belo cisne que verdadeiramente és na vida brasileira?
Céleres e com o som à toda, vão os carros de propaganda eleitoral pela avenida, enchendo a tarde de Fortaleza com as propostas ocas dos seus sorridentes candidatos. Se as ideias nos campos da educação, da saúde, da habitação e da segurança são débeis ou ultra-genéricas, seria mais que um milagre ouvir dos zoadentos paredões uma menção propositiva na seara cultural, pueril que fosse. Afinal, a gente não quer só comida. Nossa fome, nossa sede são de quê? Seria impossível, para a cultura, se constituir em um elemento estruturante da agenda de um governo? Sua função, no seio de uma administração, se resumiria à realização de eventos, voláteis como os ventos? Ou deveríamos destacá-la por sua relevância simbólica, cidadã e econômica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário