Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atrasada, reforma do Beco da Poeira deve ser entregue no próximo mês

Iniciadas em agosto do ano passado, as obras de reforma no Centro de Pequenos Negócios, conhecido como Beco da Poeira, estão atrasadas. O novo prazo é para o próximo mês, segundo a Regional do Centro. Com a intenção de incluir o local no roteiro turístico da Capital, a Prefeitura investiu R$ 1,3 milhão na recuperação. No entanto, comerciantes reclamam que a principal demanda não foi atendida: o prédio continua sem estacionamento. 

A reforma, anunciada em agosto de 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros), inclui pintura, manutenção elétrica e hidráulica, instalação de câmeras de segurança, construção de banheiros e colocação de placas de sinalização. Segundo a Prefeitura, as obras estão 90% concluídas.
O Beco da Poeira abriga cerca de 2.100 boxes, de acordo com a Regional. Durante a visita do O POVO ao local, na última quarta-feira, 24, operários pintavam a área externa e a armação de sustentação do telhado. No primeiro andar, os trabalhadores revestiam e pintavam paredes.

Estacionamento
Segundo comerciantes, as obras “ajudam, mas não são as ideais”. De acordo com a vendedora Socorro Leite, atrair turistas contribui com a renda, mas “o principal comércio no beco é a venda em atacado”. Para ela, “seria melhor ter um estacionamento para ônibus de vendedores que vêm de outras cidades”. A demanda foi unanimidade entre os comerciantes ouvidos pelo O POVO.

Em entrevista, o secretário da Regional do Centro, Ricardo Pereira Sales, disse que a Prefeitura tem a intenção de procurar um espaço no entorno para utilizar como estacionamento, mas “nada foi formalizado até o momento”. Ainda segundo o secretário, o atraso da obra, que já soma quatro meses, foi resultado de uma redução do ritmo por parte da construtora, “mas o andamento das atividades já voltou ao normal”.

Área de antigo Beco da Poeira é usada como estacionamento

Desocupado desde 2010, o espaço onde funcionou o antigo Beco da Poeira continua sendo usado como estacionamento. Os tapumes de madeira, que isolaram o local após a desocupação, passaram a ser utilizados para demarcar a área dos carros. No entorno, o lixo se acumula, causando mal cheiro, e o mato cresce sobre o espaço anteriormente ocupado pelo centro comercial.


De acordo com comerciantes da região, que preferiram não se identificar, é comum criminosos usarem o estacionamento como refúgio após crimes na área. Eles afirmam que a situação piora à noite e nas primeiras horas da manhã. Quando O POVO esteve no local, um policial fazia a segurança da área no cruzamento das ruas 24 de Maio e Guilherme Rocha.

Segundo o secretário da Regional do Centro, Ricardo Pereira Sales, a Prefeitura não tem um projeto definido para a área. Ele disse que a Câmara Municipal tem a intenção de utilizar o lugar como anexo da Casa. Ainda de acordo com o secretário, “nos próximos dias, o estacionamento irregular que funciona no espaço será fechado”.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário