Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Restauração em chafariz de praça gera críticas e piadas



Reformas e restaurações de espaços públicos costumam ser bem recebidas pela população e atrair muitos elogios de todos. Mas existem casos em que as restaurações acabam fugindo um pouco da obra original ou até se tornando uma piada, como no caso de um chafariz na Praça Rui Barbosa, na cidade de Ibitinga, em São Paulo. 

A obra original, datada no ano de 1917, foi alvo de uma reforma, que é parte de um projeto de revitalização de toda a praça. O resultado do trabalho não agradou a população, que criticou bastante, fez piadas e até comparou com a restauração de uma pintura que retrata Jesus Cristo, feita por uma idosa espanhola. 

O anúncio da finalização da obra foi feito na página oficial da Prefeitura de Ibitinga, no Facebook, e foi nos comentários da postagem que moradores da cidade reclamaram das mudanças e fizeram piadas. Veja abaixo alguns dos comentários:
Raphael Gama: "Parabéns a todos os alunos da 2ª série da Tia Margarida que participaram do projeto." 

Maria Fernanda Moura: "Horroroso!!! Medonho!!! Vocês conseguiram destruir uma arte de 1917 e transformaram em uma piada feia e de mal gosto. Parabéns pelo chafariz mais feio da história do Brasil!!!! LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!"

Felipe Brandt: "Falando muito sério agora... Que falta de responsabilidade, com a propriedade histórica e cultural do município, achei que fosse uma piada ao olhar pela primeira vez... mas vi pelos comentários que isso aí é fato mesmo. Mais parece uma piscina de um clube infantil, como arquiteto urbanista fico triste por essa realidade do país, onde nem as autoridades competentes são suficientemente instruídas a ponto de se ter um discernimento sobre o que se pode ou não fazer, e alterar de forma irreparável parte da cultura."

Eduardo Correia: "Eu tentando consertar os erros da minha vida."

Paulo Candido: "Queria parabenizar a Prefeitura de Ibitinga, pela grande sacada de marketing. Postar esse desastre no Facebook e se tornar motivo de riso do país inteiro, quiça do mundo, vai aumentar muito o turismo da cidade. Afinal, todo mundo vai querer checar se esse monstrengo realmente existe."

Em nota publicada na própria rede social, a Prefeitura de Ibitinga alegou que as mudanças não alteraram a estrutura do chafariz, que tudo foi preservado integralmente e que, apesar da praça não ser tombada, houve a preocupação em deixá-lo em condições ideais para receber a população, famílias e turistas.

Sobre os comentários nas redes sociais, foi destacada a importância da livre manifestação em um estado democrático e a “felicidade” da prefeitura em receber opiniões diversas. Após afirmar que alguns comentários demonstram total desconhecimento da obra e que a maioria era de pessoas de fora da cidade, a nota finalizou com um convite para conhecer a “Capital Nacional do Bordado”. Confira a nota completa:

A ‘Praça Rui Barbosa’, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado de conservação.

O chafariz estava com a parte hidráulica depauperada, com a parte elétrica inexistente e a fonte não funcionava há anos, em todo este tempo limitou-se apenas a aplicar camadas e camadas de tintas, deformando a escultura original, sem a preocupação de colocá-la em funcionamento.

Esta administração preocupou-se em revitalizar, não apenas o chafariz, mas toda a praça, construindo novos sanitários, promovendo o plantio de mudas e recuperando a pintura de todas as construções ali existentes, atendendo aos anseios da população.

Em relação a fonte recuperamos toda a parte hidráulica e elétrica; o guarda corpo que estava totalmente danificado, com pichações e que, por ser baixo era fonte de risco para as crianças; fizemos a impermeabilização e o assentamento de pastilha.

De se esclarecer que a parte central do chafariz, onde estão os leões, não teve a sua estrutura alterada foi limpada e repintada, sendo preservada integralmente.

O local não é tombado como patrimônio histórico, mas nos preocupamos em deixá-lo em estado que dê para ser utilizado pela população, pelas famílias e pelos turistas, devolvendo ao povo, este importante patrimônio que estava completamente abandonado.

Quanto aos comentários na rede social nosso posicionamento é que vivemos em um estado democrático, onde é livre a manifestação de pensamento e ficamos felizes por receber opiniões diversas, umas com fundamentos, outras com total desconhecimento dos serviços realizados, sendo que a maioria dos comentários são de pessoas de fora de Ibitinga, e respeitamos todas as opiniões.

Vai aqui o convite para que quem não conhece venha até a nossa Estância Turística, a ‘Capital Nacional do Bordado’.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário