Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Haroldo Pinheiro defende recuperação dos espaços que “apodreceram” as cidades




“É preciso resgatar ou corrigir os espaços urbanos que nossas cidades desprezaram, nas últimas décadas, em decorrência do rápido crescimento urbano do país”, conclamou  o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, na abertura do 27° Congresso Nacional Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizada em Brasília no dia 12/08/2105. “Curitiba foi pioneira, com as propostas do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Hoje vemos São Paulo, Rio e Belo Horizonte seguirem o mesmo caminho. São mudanças difíceis, mas sem as quais nossas cidades apodrecem, perdem sua beleza e condições de convivência para os cidadãos”.

O evento reuniu diversos empresários, lideranças da alimentação fora do lar e jornalistas para discutir assuntos voltados para urbanismo, empreendedorismo e qualidade de vida com o tema “A partir das ruas, Simplifica o Brasil”. A proposta do evento foi debater como a estrutura urbana pode influenciar o consumo e discutir a construção de cidades onde empreender seja mais simples e, a partir dessas mudanças, proporcionar uma maior qualidade de vida para os cidadãos.

O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, fez o discurso de abertura e ressaltou como o setor contribui para convívio nos centros urbanos. “Bares, restaurantes e cafés são elementos fundamentais na paisagem urbana. Eles ajudam a fazer com que a convivência entre as pessoas aumente”, destacou.

Na sequência teve início a palestra proferida pelo chefe de gabinete da secretaria municipal de desenvolvimento urbano de São Paulo, Weber Sutti, que apresentou diversos projetos implementados na cidade – como as ciclovias, os “parkets”, a retirada de grades em praças e a ampliação da largura das calçadas previstas no novo Plano Diretor . Segundo ele, essas mudanças contribuíram para aumentar a qualidade de vida das pessoas. “As estruturas das grandes cidades estão ligadas diretamente com o ritmo de consumo dos bares e restaurantes. Melhorias dos espaços públicos tornam as ruas mais seguras e saudáveis e aumenta os espaços de convivência. Consequentemente, isso aumenta o consumo, pois o ato de sair para consumir alguma coisa será mais agradável e prazeroso”, ressaltou.

Logo após, o presidente do CAU/BR ,  Haroldo Pinheiro, afirmou que é fundamental que tais operações sejam feitas com planejamento. “A intenção é correta, mas temos que investir na qualidade. As ciclovias, por exemplo,  não podem ter pistas por cima de bueiros ou serem desprotegidas do trânsito dos carros e ônibus. Fazer bem, fazer a partir de um bom projeto, não significa um gasto maior. O resultado, isto sim, é maior, como calçadas desenhadas para serem mais confortáveis”. As faixas exclusivas de ônibus, afirmou ele, garantem um transporte mais ágil, mas não necessariamente mais confortável se não substituirmos a frota dos “caminhões carroçáveis” e não melhorarmos as condições do leito das vias. “É preciso buscar permanentemente a qualidade das obras públicas que são importantes polos de requalificação das cidades”,

O editor-chefe do site Planeta Sustentável, Matthew Shirts, mediador do evento, ressaltou a importância da crescente conscientização e participação da sociedade na gestão urbana dos grandes centros, como o atual debate sobre o futuro do Minhocão em São Paulo.

(Com informações da Abrasel) 

Fonte: CAU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário