Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Primeira rua adotada de Fortaleza será inaugurada




A rua Agerson Tabosa foi adotada pela procuradora federal Maria Vital, que homenageou o marido, o professor Agerson Tabosa, falecido em 2011. Área deve ser ponto cultural da Cidade

Os cerca de 100 metros da via não tinham vida. O cinza do asfalto e o marrom dos muros predominavam no local, até então sem batismo. Foi a iniciativa da professora Maria Vital, 53, advogada e procuradora federal, que levou cores, colocou artes nas paredes, iluminou com 50 postes e transformou o espaço numa rua, no bairro Luciano Cavalcante. Em homenagem ao marido, que foi professor do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), a via foi batizada com o nome de Agerson Tabosa, falecido em 2011. O espaço será inaugurado hoje. É a primeira rua adotada em Fortaleza.
A iniciativa faz parte do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes, da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Maria Vital ficará responsável pela manutenção do local, sem incentivos fiscais. A professora não quis informar o investimento feito para a reforma nem quanto será gasto com a manutenção. Ela pretende transformar o espaço em um ponto cultural da Cidade.

“O meu marido foi um homem íntegro, humano e realizou grande trabalho na Faculdade de Direito, além de ter ajudado na formação do curso de Direito da Fa7 (Faculdade 7 de Setembro). Também foi professor do curso na Unifor (Universidade de Fortaleza). Fez um trabalho que precisa ser reconhecido”.

A via não possui residências. As paredes da Fa7 e de um depósito vizinho agora ganham as cores de painéis de arte urbana, pintados por Ramon Sales, Isleudo Soares, Alexsandra Ribeiro e Gabriel Silva. As artes representam facetas do professor. “Ele ficaria muito feliz com a homenagem”, diz a advogada.

A rua foi escolhida porque, no passado, era conhecida como Rua dos Tricolores. Ali havia um bar em que torcedores do Fortaleza se reuniam para assistir aos jogos. Agerson era dos frequentadores mais assíduos.

O estudante Carlos André Silva, 20, passa pelo local todos os dias. “É bem possível que, com a nova iluminação, diminua a violência”, projeta. A advogada Maria Vital conta que deve haver seguranças no local.
SERVIÇO
Inauguração da rua Agerson Tabosa
Quando: hoje, às 16 horas
Onde: a rua fica por atrás da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), no bairro Luciano Cavalcante.
Saiba mais

O Programa
de Adoção de Praças e Áreas Verdes, coordenado pela Seuma em parceria com as Regionais, contempla 163 praças e áreas verdes, sendo que 53 já foram adotadas e 110 estão em processo final de adoção.

Essas áreas representam mais espaços de lazer requalificados para a população, com custo zero para o Município.

O recurso que não foi investido nessas áreas é redirecionado a espaços com menos visibilidade e menor interesse em adoção, informa a Seuma.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário