Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 28 de março de 2017

Homenagem à mulher





“Onde se abrigam os animais domésticos? Gosta de árvores, frutas? Sabe fazer panelas de barro? Colcha de retalhos, chapéu de palha, rendas? Onde come? Tem flor, pássaros, vasos nas casas?”. Nas perguntas do roteiro de pesquisa de campo elaborado por Lina Bo Bardi, em 1975, para o projeto da Comunidade Cooperativa de Camurupim, em Propriá, Sergipe, ganham luzes os processos mais lentos da vida, as tessituras das coisas do cotidiano, os modos das pessoas organizarem o espaço doméstico, de conceberem os utensílios da vida. “Este carinhoso amor pelos objetos de todos os dias (...) é uma necessidade vital que se acha nos primórdios da vida humana", lembra a arquiteta.

Nessa abordagem de Lina, tão profunda, cuidadosa, feminina, ressurge a aldeã dos tempos primevos, como a concebeu Lewis Mumford, no clássico "A Cidade na História" : era a mulher que manejava o bastão de cavar, cuidava dos jardins, descobriu as espécies comestíveis. Foi a mulher que fabricou os primeiros recipientes – cestos, jarros, tinas, potes, depósitos.  E celeiros. E casas. "Segurança, receptividade, proteção e nutrição –  tais funções pertencem à mulher (...) A casa e a aldeia, e com o tempo a própria cidade, são obras da mulher".

No mês em que se celebra o dia da mulher, evidenciando conquistas e tantos desafios a enfrentar,  as palavras do grande sociólogo americano e, de forma muito especial, da arquiteta Lina Bo Bardi – neste ano  que marca os setenta anos em que deixou a Itália e chegou ao Brasil, seu novo torrão querido – nos lembram as grandes responsabilidades do nosso belo ofício de arquitetar, em um mundo que solapa os valores mais fundamentais da vida, que nós, mulheres,  tão bem conhecemos.



Arquiteta Solange Schramm
Conselheira Fiscal do IAB-CE 2017-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário