Em cartaz, em Fortaleza, a exposição itinerante Barcos do Brasil e a Coleção Álvares Câmara - Século XXI. A mostra é uma ação do projeto Barcos do Brasil, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, e atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o Brasil. A ideia é homenagear milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos.
No Brasil, já foram identificados mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins.
A exposição Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara - Século XXI apresenta modelos em escala reduzida, e painéis sobre o patrimônio naval brasileiro e o projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e sua preservação.
Os modelos de embarcações apresentados na exposição itinerante são uma reprodução da coleção que o Almirante Alves Câmara, então Ministro da Marinha, encomendou em 1908. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil, que já no início do século XX corriam o risco de desaparecer.
A coleção Alves Câmara original está exposta no Museu Naval do Rio de Janeiro. Já a Coleção Alves Câmara Século XXI, faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina.
A mostra já passou por Brasília, Manaus, Salvador e João Pessoa e também poderá ser visitada em São Luis e Rio de Janeiro.
Período de visitação: 8 a 13 de setembro de 2009
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h
domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941, Centro - Fortaleza - CE
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário