Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Fichas técnicas das equipes classificadas no Concurso Av. Beira-Mar

Mercado dos Peixes e Colônia de Pescadores Z8



1° LUGAR
Ricardo Muratori - Ceará
____________________________________________

Arquiteto Coordenador
Ricardo Henrique Muratori de Menezes

Arquitetos

Fausto Nilo Costa Júnior e Esdras Santos

Consultor Jurídico
Rômulo Soares

Engenheiro de Tráfego
Francisco Suliano Mesquita Paula

Profissional Qualificado em Gestão Ambiental
Reginaldo Lima Verde

Viabilidade Econômico-Financeira da Urbanística
Eng. Civil André Albuquerque Barbosa , Economista Marcos Martins Santos e Arquiteta Maria Águeda Pontes Caminha

Estudos Oceanográficos
Eng. Civil Erasmo Pitombeira

Paisagismo
Eng. Florestal Mauro Ferreira Lima

Desenhos em CAD
Desenhista Edilson Alves


2° LUGAR
Alexandre Landim – Ceará

____________________________________________

Arquiteto Coordenador e Consultor Jurídico
Alexandre Lacerda Landim (Arquiteto e Advogado)

Coordenador Técnico
Arquiteto Antônio Elton Tombo Farias

Consultor de Trânsito e Transportes
Eng. Civil Antônio Américo Farias Lima

Consultores Ambientais
Geólogo José Orlando Carlos da Silva, Geóloga Maria Lucinaura Diógenes Olímpio e Bióloga Valéria Gonçalves Trece


Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo
Arquitetos Ricardo Sabóia Barbosa, Ana Paula Bezerra Gonçalves Costa, Natália Timbó Canamary, Pedro Câmara Campos Figueredo, Gerson Amaral Lima, Marina Lima Medeiros, Marina Coelho Esmeraldo, Érica Pinheiro Gomes Cavalcante e Victor Alencar Araripe Cordeiro.

Nutricionista
Roberta Soares Galvão

Consultor em Turismo
Arquiteto e Eng. Civil Ignácio Ribeiro Pessoa Montenegro

Engenheiro Agrônomo
Jack Schaumann Júnior

Equipe de Apoio
Estudantes de Arquitetura: Emanuel Cassiano e Artur Cordeiro;
Desenhistas: Roberlene Silva de Oliveira, José Arilo da Silva Miranda e Franciné Ferreira da Silva;
Técnicos e em Edificações: Rosenberg Jacinto Nogueira, André Girão e Denize Pereira de Sousa;
Auxiliares Administrativo: Domício Bezerra dos Santos Neto e Fábio Carlos da Silva Nascimento.

3° LUGAR
Baldomero Navarro – São Paulo
_________________________________________________

Arquiteto Coordenador
Baldomero Navarro Gomes

Arquitetos Co-Autores
Cláudio Furtado, João Paulo Daoli e Thiago Natal Duarte

Consultor Jurídico
Leo Wojdyslawski

Engenheiro de Tráfego
Jair de Souza Dias

Profissional Qualificado em Gestão Ambiental
Arquiteta Ilka Maria Paraíso

Paisagismo
Arquiteta Patrícia Pereira de Santana

Consultora de Tráfego
Arquiteta Rosimeire Leite

Consultora em Infra-Estrutura Urbana
Arquiteta Beatriz Nachtergaele

Luminotécnica
Arquiteto Cláudio Furtado.

112 comentários:

  1. Como se diz por aqui... "TENHA VERGONHA..."

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Mercado do Peixe:
    Vão fazer um mercado "São Sebastião" em plena Beira-Mar?! Como ficará a letra da música agora com tamanha construção tampando todas as "velas do mucuripe"?

    ResponderExcluir
  3. EU VI O PROJETO, E O MESMO NÃO CONDIZ COM O QUE ESTÁ ESCRITO NO EDITAL.

    1 - A FEIRINHA PROPOSTA CONTINUA MÓVEL E TEM VÁRIAS COBERTAS QUE NÃO PROTEGEM NADA.
    2 - OS QUIOSQUE SERÃO CONTAINERS DE FERRO E NÃO ESTÃO ESPAÇADOAS A CADA 150M.
    3 - EXISTEM SIM VÁRIOS BOLSÕES DE ESTACIONAMENTOS NA PRAIA INDUZINDO O USO DO VEÍCULO E NÃO DO PEDESTRE.
    4 - O ANFITEATRO TERÁ SUA LINDA VISUAL PARA O MAR TAMPADA POR UM PALCO.
    5 - O MERCADO DE PEIXE TERÁ DOIS PISOS E FICARÁ TAMPANDO TODA A BELA VISTA DO MUCURIPE.

    ESPERO QUE A POPULAÇÃO SE INTERESSE EM ESTUDAR MELHOR ESTAS INTERVENÇÕES QUE O IAB ESTÁ FAZENDO VISTA GROSSA E A MEU VER E DE MUITOS ENTENDIDOS, NÃO RESOLVERÃO OS PROBLEMAS ATUAIS.!!!

    E COM CERTEZA EXISTIAM SOLUÇÕES MAIS PLAUSÍVEIS EM OUTROS PROJETOS CONCORRENTES.

    ResponderExcluir
  4. É importante que todos os trabalhos sejam publicados, inclusive neste blog, bem como as justificativas para as eliminações.
    Sugiro a realização de uma exposição ampla de todos os trabalhos, possibilitando assim que a população possa conhecer e se manifestar sobre os trabalhos, contribuindo para uma verdadeira apropriação destes espaços. Deveria ser atribuindo um premio, ou certificação por meio de voto popular. Isso seria bastante democrático e participativo.

    ResponderExcluir
  5. Se me permitem a sugestão, acho que o site www.issue.com seria uma ótima ferramenta para a divulgação dos projetos em meio eletrônico.

    Apóio o que o amigo Gustavo Bruno disse em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  6. E que o IAB decida logo onde será esta divulgação, pois pelo que dizem, todos estão calados para que se passe o prazo de recurso e aceitem o projeto cheio de errros como vencedor, pois a prefeitura tem pressa de executar qualquer coisa.

    VERGONHOSO....

    ResponderExcluir
  7. Meus caros debatedores

    Os vencedores do concurso foram divulgados há 3 dias atrás: 22/ Dezembro. Imagino eu que os debates acontecerão pois existem na programação diversas audiencias publicas para apresentação do mesmo, além dos prazos de aprimoramento e revisão.

    Integrantes do Juri que responde pela escolha é de referencia nacional: Fabio Penteado, Matues Gorovitz, Rosa Kliass(Presidente), Roberto Castelo. São todos profissionais de reputação ilidada e de vastissima experiencia em lides de nossa profissão. E forma secundados pela representante do Patrimonio da União e da Prefeitura, todos colegas arquitetos com suas respectivas experiencias. Nada a comentar neste aspecto e o que for dito merece nossa integral repulsa.

    Mas vergonhoso mesmo, de fato é o debate com um postador anonimo, que no mínimo representa alguém que teve os seus interesses diretos contrariados. Se o colega ou o representante de colegas tem a dizer que o faça fora das sombras.

    ResponderExcluir
  8. É lamentável que ainda hoje existam colegas ou representantes de colegas que se escondam atrás de posturas de "neo anonimato". Não há nenhum resquício de ombridade nestes postadores para que não discutamos de forma mais aberta e sem este deplorável requisito.

    Repito novamente: acho que isto tudo, lamentavelmente, é interesse pessoal contrariado. Eu próprio já participei de mais de duas três de concursos: alguns ganhei, outros simplesmente me classifiquei com honra e em outros não selecionado. E sempre existe alguém que tenta "fulanizar" o debate e atingir a honra do corpo de jurados e dos escolhidos vencedores. Isto não é meio de se destacar na profissão nem na vida.

    ResponderExcluir
  9. Da minha parte louvo a decisão de se realizar concursos, por ser ela a mais democrática e adequada à valorização de nossa profissão. E louvo também os resultados deste concurso.

    E me parabenizo, efusivamente, com a equipe vencedora composta pelos colegas Ricardo Muratori, Fausto Nilo e Esdras dos Santos, além de todos que os assessoraram: André Barbosa, Agueda Muniz,Marcos Santos, Erasmo Pitombeira e outros.

    Parabéns também a diretoria do IAB/CE e ao Arquiteto Antonio Martins Rocha Junior, este "cara"que levou adiante esta ação com galhardia. Valeu Rochinha.

    Minha proposta é que se façam edições de exposição pública dos projetos e notadamente dos projetos vencedores no Dragão do Mar, na própria Beira Mae, nos principais centros de compras, na Praça do Ferreira e qu se realizam as audiencias públicas programadas.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com Jose Sales, é de grande importância que a proposição de concursos públicos, torne-se uma prática,principalmente, dos gestores públicos. Certamente, agindo dessa forma, podermos ter cidades, praças, parque, pontes e edificações de quisquer porte melhor planejadas e projetadas , possibilitando melhor qualidade de vida a todos.

    Louvo a todos que trabalham pela efetivação desta pratica.

    ResponderExcluir
  11. Pronto, o José Sales, dono da verdade, tomou conta do blog para defender os amigos. aposto que nem viu o projeto, tampouco os inúmeros erros descritos pelos próprios jurados do concurso, erros chaves e fundamentais que passam por cima das normas atribuídas por edital a todos os outros concorrentes.

    Qual o problema de alguém que perdeu questionar a derrota, uma vez que existam bons argumentos? Pregas a fuga do embate? Um anônimo pode ter seus motivos para sê-lo. O pior é quem vê esse debate e faz vistas grossas. Quem deveria estar respondendo a estes questionamentos é a coordenação do concurso e jurados, não um bajulador.

    ResponderExcluir
  12. Caro Guilherme Studart

    Nem sou dono da verdade, nem sou amigo do peito dos vencedores e vi o projeto. Apenas respeito o julgamento do juri e o resultado do concurso.

    E mais: vi sim o projeto, como todos nós que ali estavamos na noite da divulgação dos resultados. E coube ao juri, que tem estofo, experiencia e tirocinio apontar o vencedor. Por isto os nossos colegas Penteado, Kliass, Gorovitz, Castelo - profissionais de renome e relevenacia - que são do corpo de jurados nacional estaa ali.

    Questionar os resultados é opção de quem se dispor a isto. Fulanizar o debate se presentando como anomino é que é deplorável. Por outro lado, seja um pouco mais educado no debate, que aqui não se trata de "briga de esquina". Respondo os comentários, pois o debate é público.

    Por outro lado, não lhe atribui nenhuma intimidade de vc me tratar como bajulador. Respeito é bom é eu gosto. Se vc tem argumentos que os exponha, as grosseiras vc guarde para seus iguais.

    ResponderExcluir
  13. Os concursos de idéias de arquitetura/ urbanismo existem há suficiente tempo em nossa profissão, que é uma das únicas que os adota como uma diretriz relevante de destaque à produção autoral que caracteriza a trajetória de nós todos.

    Tanto é que somos a única categoria profissional que tem um juri nacional, composto de profissionais de trajetória relevante. Assim sugiro que a ata de julgamento seja lida com atenção redobrada para que se entenda de maneira adequada os critérios adotados e as relevancias destacadas na proposta selecionada como vencesora. Ata está em uma postagem neste mesmo blog e dispensa interpretações primárias.

    ResponderExcluir
  14. Caro José Sales, agora sim você expôs os seus pensamentos no lugar de simples defesa dos vencedores. Fico satisfeito, mas ainda não retiro as críticas ao resultado do concurso.
    O renome dos jurados apenas aumenta meu descontentamento.

    ResponderExcluir
  15. Caro Guilherme Studart e outros debatedores, inclusive os "anonimos"que insistem em postar nesta forma,

    O tema principal desto concurso nacional de idéias era em primeiro lugar a concepção de um Plano de Reordenamento Geral da Beira Mar de Fortaleza e que consequentemente indicasse soluções de projetos arquitetonicos, urbanistiscos e paisagisticos. Em nenhum momento existiram recomendações de qualquer ordem e/ou prerrogativas quanto a reposicionar as posições e colocar o primado das proposições arquitetonicas. E isto o juri deixa bem claro em sua ata quando traz diversas lembranças de proposíções similares, de plano de reordenamento urbano/ ambiental, como nas Docklands/ Londres, Battery Park, em New York e do nosso Aterro do Flamego, no Rio de Janeiro.

    "Um dos temas de mais significância na questão dos centros urbanos, em todo o mundo, é a requalificação de áreas urbanas. Algumas das importantes intervenções deram-se em orlas, de beira mar ou junto aos rios urbanos, como as docas de Londres, o Battery City Park em NY e um dos primeiros, o nosso Aterro do Flamengo, da década de 60 do século XX. Fortaleza tem na sua orla um de seus lugares de mais significação, tanto pelos seus aspectos históricos e de paisagens, como de sua apropriação pela população local e por se configurar como principal recurso turístico da cidade. Com estas considerações podemos ponderar a importância deste concurso, em que se configura uma confirmação da valorização da profissão do arquiteto como figura de proa na lida com as questões com a paisagem urbana".

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  16. Concordo, mas o edital, documento a ser seguido com rigor, primava por alguns pontos chaves que tornava obrigatório a adoção por todas as equipes.

    Entre esses pontos chaves estavam a a abertura das visuais para o mar, a manutenção da situação da vista do anfiteatro e a feira fixa, só pra não me alongar muito.

    Isso era essencial no concurso e não foi atendido pela equipe vencedora. Ela foi talvez a única beneficiada por essas "escapadinhas".

    Em nenhum momento vi elogios ao trabalho vencedor, a não ser por supostamente ter mantido uma certa coerência no projeto como um todo, que até agora ninguém sabe o que quiseram dizer com isso.

    Mas enfim, vai ficar por isso mesmo. O grupo de feirantes que estavam indignados na solenidade do Náutico vão ter que aceitar o projeto, que, até pra eles, leigos, estava precário.

    ResponderExcluir
  17. Este concurso do IAB esta comecando a feder!!!

    ResponderExcluir
  18. Não sou Arquiteto,e tenho duvidas terriveis a respeito desse concurso,entre os comentarios que li na sua maioria José Sales e Guilherme Studart um que não foi deles,mas me chamou atenção e até agora estou sem entender o resultado desse concurso do ponto de vista logico...Por favor Alguem me diga que esses comenterios estão errados, de alguma forma que somente arquitetos podem entender...Caros entendidos me expliquem a ata do juri,apenas uma pessoa se deu ao trabalho de analisar e comentar.

    a) "A solução proposta para a feira, desde que considerada permanente – como recomenda o edital – em sua configuração consolida a ocupação atual"

    ...Ou seja,a feirinha que existe hoje é perfeita!
    O júri realmente foi profundo em sua analise...

    b) "No caso da solução preconizada para a comercialização do peixe, embora não comprometa a qualidade da intervenção, o júri entende que o impacto provocado pela edificação poderia ser minimizado subordinando a arquitetura à paisagem, e ao caráter informal das atividades"

    MUITO CLARO!!O júri não gostou do mercado dos peixes!!!

    c) "O júri recomenda à conveniência da desobstrução das visuais relocando as áreas de estacionamentos e a supressão dos depósitos da feira, desnecessários, uma vez sendo a feira fixa"

    MUITO CLARO NOVAMENTE!!!...O Júri também não gostou da solução dos estacionamentos!!!

    d) "A recomendação acima acerca das áreas de estacionamento apóia-se inclusive na proposição do transporte pendular existente no projeto, evidenciando a inconveniência de estimular o fluxo de veículos"

    ...O júri obviamente TAMBÉM nao gostou do novo trenzinho da beira mar...

    e) "O júri observa a oportunidade de preservar a bela vista do anfiteatro comprometida pelo passeio proposto junto à praia"

    Uma pena, do anfiteatro eu gostei...mas o júri não...

    CONCLUSÃO

    Em algum lugar do edital do concurso deveria estar escrito em letras garrafais,que o trabalho vencedor seria aquele que apresentasse o maior número de erros no ponto de vista deles. Em que página mesmo isto estava escrito?????

    PS:Estou Anônimo por timidez e de não gostar de expor nem a mim nem minha familia.

    ResponderExcluir
  19. Meu caro "Anonimo".

    Os jurados escolhidos corpo dentre arquitetos de renome nacional - Penteado/ Gorovitz/ Kliass/ Castelo - acompanhados pelos colegas indicados pelo DPU e Prefeitura tem experiencia profissional e tirocínio para realizar um julgamento idoneo. Ir por aí com seus argumentos nem resulta em nada.

    Os concursos de idéias existem há mais de 70 anos no Brasil e aqui mesmo em nossa Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção são atividades comuns em várias escalas e abordagens - Ícone de Fortaleza, Idéias para Revitalização do Centro de Fortaleza, Dragão do Mar, Sede da Federação das Indústrias e por aí vai. Sugiro sua atenta leitura da abertura da Ata de Julgamento: o concurso se refere ao Plano de Ordenamento da Beira Mar e depois aos projetos urbanisticos, arquitetonicos e pasiagísticos. A ordem de avaliação foi dada pelo próprio Edital.

    Quanto a postar como anonimo é uma maneira muito simples de opiniar "nas sombras", sem o compromisso democrático de debater. Quanto a arguir timidez e não gostar de se expor nem a si nem a familia, é uma colocação que causa perplexidade.

    Será que postagens em blogs são ameaças às pessoas que as postam e a seus familiares? Estou pasmo com esta novidade! Ou deve ser algum tipo colocação humorística que não conseguimos perceber, não é?

    ResponderExcluir
  20. O primeiro e o segundo lugar do concurso tinham um degrau a cima dos outros, cerca de 6 trabalhos lutaram pelo terceiro lugar em igualdade.O primeiro lugar levou em consideração o mundo real de prazos e obras menos impactantes,o segundo muito bom, até melhor,mas em um mundo de fantasia,onde o dinheiro é infinito e o caos que seria sua execução inexiste.
    Venceu quem foi real e competende.Os Arquitetos vencedores sao competentes e isso já é um bom sinal que a beira mar está em boas mãos.

    ResponderExcluir
  21. Foi o Gorovitz que respondeu agora? Foi o Muratori? Acho que não...

    ResponderExcluir
  22. Ser Anônimo foi um direito que me foi dado pelo site do iab.Fiz uma pergunta aos arquitetos sobre o concurso, somente,nao questionei anônimato nem meu senso de humor,minha pergunta nao foi respondida,outra pessoa pode responder?

    ResponderExcluir
  23. 10) ...numa cidade onde até andar de carro é perigoso, de que outra maneira as pessoas vão se dirigir até à Beira-Mar? A propósito alguém ouvir falar sobre coleta de idéias para O Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza? Fortaleza, com seus quase 3 milhões de habitantes, é no presente, a quarta maior concentração urbana brasileira. Hoje, somos parte do seleto grupo das maiores cidades brasileiras, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília......a Avenida Washington Soares como palco, via, hoje, tomada pelo caos do trânsito e da irritação... ...O promotor de Justiça Raimundo Nonato Cunha afirma que tanto o Tribunal de Contas da União (TCU) como a Controladoria Geral da União (CGU) foram comunicados ontem sobre o andamento da obra sem o alvará de construção expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam)... ...lugar dele é onde a cidade está pedindo socorro E por último COMENTAR como ANÔNIMO é um direito, então seria melhor retirar a alternativa ANÔNIMO, afinal vivemos em um país democrático e o voto é SECRETO, igualzinho aos dos JURADOS!

    ResponderExcluir
  24. 5) Existiram opniões do projeto ser escolhido e acolhido pelo público(arquitetos, usuários, profissionais da área e críticos) presente como o projeto mais adequado (e porque não dizer... mais bonito!) 6) O concurso aconteceu, ja teve o vencedor, mas segundo consta não é obrigado a prefeitura contratar, porque outros forfam o mais querido e mais bem visto 7) Se existiu uma falsa mão divina, então que os mesmos que viram essa mão escutem agora a Verdadeira Voz do Povo, ou seja, a de Deus. "Sinceramente o projeto vencedor..."; ) E sobre incentivar as pesssoas a NÃO irem de carro, foi brincadeira? Será que é tão simplese mudar a estrutura de transporte de toda cidade? Percebe-se logo que o dito arquiteto não sabe o que está dizendo... 9) proposta do Aterro não é do projeto vencedor. Já era uma determinação do concurso.

    ResponderExcluir
  25. 1) ...parece nada bom,feira de peixe,feirinha nada disso deveria ter na beira mar..que tal contratar o arquiteto da beira mar de aracaju. 2) ...qualquer tipo de comércio na beiramar está em desacordo com o objetivo máximo do local - local de passeio. pontos comerciais como feirinhas, vendas de peixes e barraquinhas deveriam ser removidas da área de praia e calçadão... e que um estudo mais cuidadosa assim merecia... que ficassem do outro lado da pista de carros... 3) bastava tirar todo e qualquer tipo de comercio e feirinhas da orla e deixar somente areia, vegetação e equipamentos de lazer a exeplo de muitas praias no BRASIL 4) 4) NA VERDADE EU VI O PROJETO, E O MESMO NÃO CONDIZ COM O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI. ... E FICARÁ TAMPANDO TODA A BELA VISTA DO MUCURIPE. ESPERO QUE A POPULAÇÃO SE INTERESSE EM ESTUDAR MELHOR ESTAS INTERVENÇÕES QUE A MEU VER E DE MUITOS ENTENDIDOS, NÃO RESOLVERÃO OS PROBLEMAS ATUAIS.!!! E AINDA NÃO ENTENDI O PORQUE DE ESCOLHER UM PROJETO QUE SERÁ TODO REFEITO, A MEU VER TERIA QUE RESOLVER TODOS ESSES ITENS MUITO BEM..

    ResponderExcluir
  26. Quem te viu quem te ver, parece nada de novo no projeto só reformas Quem a viu a BEIRA MAR EM TEMPOS IDOS, verifico que nada aconteceu na proposta das idéias para desobstruir a paisagem. É muito difícil para quem visita o Rio resistir ao apelo de seus 80 km de praias. E Copacabana, com a belíssima Considerada a praia mais famosa do mundo, e carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, em função da canção, a sua história é um misto de tradição, glamour e glória, um paraíso à beira-mar, com bela praia, e principalmente a paisagem ... O RESPEITO À "LIMPEZA DA PAISAGEM". ...o mesmo diria para IPANEMA Uma das praias mais conhecidas da cidade, perde em popularidade apenas para a praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade. A praia de Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia. Comentar aqui os textos publicados no O POVO tornaria redundande porém posso organizars ou numerar ou até resumi-las:

    ResponderExcluir
  27. Concordo plenamente com Gustavo Bruno "...Sugiro a realização de uma exposição ampla de todos os trabalhos, possibilitando assim que a população possa conhecer e se manifestar sobre os trabalhos, contribuindo para uma verdadeira apropriação destes espaços. Deveria ser atribuindo um premio, ou certificação por meio de voto popular. Isso seria bastante democrático e participativo." AFINAL QUEM VAI PARTICIPAR DESTE ESPAÇO é a POPULAÇÂO e não o seleto JURADO

    ResponderExcluir
  28. Defendo o debate com o 1º, 2º 3º 4º... postadores anonimos, que no mínimo provavelmente eles só queiram uma explicação e premeditar é pecado. Vamos então revelar o voto de cada jurado e não ficar no anonimato! não vi em nenhum momento alguém comentar sobre a integridade dos JURADOS ou como disseram: honra do corpo de jurados e dos escolhidos vencedoresisto também é pecado premeditar que alguem aqui o disse. Louvo tb a todos que trabalham pela efetivação desta pratica e digo mais não é nenhum mérito "Tanto é que somos a única categoria profissional que tem um juri nacional, composto de profissionais de trajetória relevante." É obrigação! Concordo com Guilherme Studart : "-Entre esses pontos chaves estavam a a abertura das visuais para o mar...Anônimo nº?: - o impacto provocado pela edificação poderia ser minimizado subordinando a arquitetura à paisagem... desobstrução das visuais. VOTO SECRETO nas eleições é anonimato e nem por isto somos uns condenados...

    ResponderExcluir
  29. Acho que não fazem realmente leitura dos textos direito. Realmente eu não vi em nenhuma isntância ataques a integridade dos JURADOS ou como disseram: honra do corpo de jurados e dos escolhidos vencedores. Concordo qundo a Anônimo acima diz: não é nenhum mérito "Tanto é que somos a única categoria profissional que tem um juri nacional, composto de profissionais de trajetória relevante." É obrigação!

    ResponderExcluir
  30. Exposição e Voto Popular agora e Já!
    A Beira mar e do povo!!!!!
    E viva o voto Secreto ou "Anônimo"

    ResponderExcluir
  31. Concurso de Idéias de Arquitetura e Urbanismo tem regras, roteiros e as mesmas são internacionais - Edtal/ Inscrição/ Juri/ Sigilo/ Divulgação.

    Por isto mesmo é concurso. Aocntece aqui, no Casaquistão, em Teresina, em New York e outras plagas, no mesmissimo figurino ou modelagem. E todos tem juri com nomes de renome na profissão. E a única profissão que os pratica, somo nós os arquitetos. Se o "anonimo" ou os "anonimos" não aceitam..... sei não! Quem sabe uma solução é criar um "anticoncurso de anonimos", julgado por outros anonimos, para ser realizado por algum gestor anonimo. E quem se dispuser participa dos mesmos.

    Na realidade, está bem claro, que há um orquestraçãozinha de quem se julga preterido ou prejudicado em querer mesmo é "fulanizar" o resultado do concurso. Sei não....!

    ResponderExcluir
  32. Sabe mesmo não,mas disso até os anônimos sabem!

    ResponderExcluir
  33. Quem deve teme. Porque temer anônimos quando se diz que ha transparecias. "- que há um orquestraçãozinha de quem se julga preterido ou prejudicado em querer mesmo é "fulanizar" o resultado do concurso. Sei não....! Realmente vc não sabe o que diz Nâo ha nenhuma orquestraçãozinha. Viajou muito ou como dizem TOTALMENTE SEM SEM NOÇÃO... Imaginação bastante farta, criativa para acusar e disvirtuar o DEBATE!

    ResponderExcluir
  34. Pois é eu nem sei qual o meu anonimato, porém como diz em um artigo belíssimo de Luciana Braga Triplett "Tenho a impressao que ego e’ uma dessas palavras que pode ser usada com dupla interpretacao: uma negativa e uma positiva. Dizer que alguem tem um grande ego pode significar que a pessoa ultrapassou niveis saudaveis na interpretacao da palavra. Nesse caso, a super valorizacao do ego pode acarretar pontos negativos na personalidade:-a pessoa se ve como superior as outras, o que acarreta tratar os outros com desprezo ou criar preconceitos de raca, condicao social, cor, religiao…;-a pessoa confunde lideranca com abuso de autoridade, o que dificulta o trabalho em equipe e acentua a competicao;-a pessoa nao consegue aceitar opinioes alheias pois esta muito ligada em seu proprio mundo e em ouvir seu proprio umbigo;-a pessoa tenta impor sua forma de pensar sempre como “a” correta;-a pessoa se torna menos altruista e mais egoista em relacao a tentar entender os sentimentos alheios ou ouvir opinioes alheias;-o exagero da auto-promocao torna as pessoas esnobes e distantes em relacao as outras ao seu redor, etc. (cont.)

    ResponderExcluir
  35. Por outro lado, a valorizacao positiva do ego e’ essencial para a construcao do amor proprio. Tem uma expressao em ingles que “to feel good in your own skin”, isto e, sentir-se bem em sua propria pele. Sentir-se confortavel com nossa pessoa e’ essencial para acreditarmos que somos capazes de conquistar, investirmos em nos mesmos, podermos nos auto-motivar e cultivarmos o amor-proprio. E’ sabermos diferenciar quando recebemos criticas que nos levam a reflexao daquelas que almejam apenas nos atingir pessoalmente.Enfim, esse papo esta muito de psicologo e eu nao sou psicologa. Voltemos a abordagem do tema ego na profissao arquitetura que e’ o que nos interessa. O ego do arquiteto pode ser interpretado como um conjunto de fatores culturais que formam o ser, e da mesma forma, a arquitetura refletira tais aspectos culturais.

    ResponderExcluir
  36. A expressao final de uma obra e’ resultado de um processo de questionamentos e nao de ideias pre-concebidas do que a arquitetura deveria ser ou parecer. Tais momentos para questoes devem ocorrer antes do arquiteto projetar seu ego em determinada construcao. Dai o motivo que mencionei a necessidade do pano de fundo filosofico por tras de nossas decisoes… Por exemplo, o que e’ uma biblioteca? Como arquitetura pode interpretar a busca por conhecimento? Em que ordem os assuntos serao revelados quando uma pessoa navegar atraves dos espacos? Existe uma heirarquia na organizacao do conhecimento? Como criar a sensacao de introspeccao e silencio em espacos publicos? Qual e’ a relacao entre a luz e o livro? Como sabemos, se a iluminacao e’ direta, o livro sofrera danos; se forem separados dificulta a leitura.

    ResponderExcluir
  37. Como o uso de computadores tem transformado a ideia de uma biblioteca? Porque nao fazer o livro vir ate mim ao inves de eu ir atras do livro como uma biblioteca na Franca? Enfim, por isso que falei anteriormente que “sem levantarmos as questoes apropriadas nao saberemos a que estamos respondendo a nao ser a nosso ego...” Uma vez que o arquiteto tenha em mente quais as questoes que ele vai se dedicar a responder atraves de sua arquitetura, mesmo ainda focado em suas reflexoes pessoais, ele sabera olhar projetos de outros arquitetos em todo o mundo e compreender o que procura atraves de tais imagens. Nessa busca por conceitos e significados o arquiteto mergulha direto em seu ego atras de respostas pessoais a questoes universais. Um interpretacao positiva da palavra ego.

    ResponderExcluir
  38. Confesso que no meu comeco nao era bem assim e conto uma estoria pessoal para ilustrar. Lembro que nos primeiros anos de faculdade eu olhava a obra de arquitetos famosos e ficava imaginando que “cara” teria a arquitetura Luciana Braga… Assim, como se arquitetura tivesse uma marca ou fosse mero espelho do gosto imposto do arquiteto. Eu nao via a hora de definir meu estilo proprio, me descobrir atraves da arquitetura. Hoje nao so percebo a inocencia de minhas palavras, como percebo que e’ reflexo de aspectos do sistema educacional que me encontrava, onde nao existiam debates entre os alunos em sala de aula e os projetos tinham apenas que “agradar” o professor. Essa falta de interacao com os outros faz com que o aluno se restrinja no seu mundo e nao desenvolva uma capacidade de interpretacao critica da arquitetura, o que aumenta a tendencia do futuro arquiteto se sentir inconfortavel com criticas ou recebe-las como se fossem pessoais (um ataque ao ego)...

    ResponderExcluir
  39. Hoje tambem percebo que por mais que eu cresca intelectual e profissionalmente, o caminho a percorrer se torna cada vez maior… (como dizia Socrates, “tudo que sei e’ que nada sei”). Comeco meu processo criativo indo a origem do problema (a busca de conceitos para dar respostas aos meus questionamentos), ali onde tudo ainda e’ indefinido e nao tem “cara” ainda. Acredito que o arquiteto que se acomoda em apenas uma forma de pensar ou projetar (porque seu ego foi inflado atraves de outras pessoas), corre um grande risco de parar de evoluir. Ao mesmo tempo, tal comportamento ajuda a criar essa ideia de arquitetura com “marca” que as colunas sociais gostam de promover…

    ResponderExcluir
  40. Mesmo quando a producao arquitetonica passa a ser um reflexo de quem a pessoa-arquiteto e’, ela ainda nao escapa de ter que atender tantas questoes relativas ao dominio publico e privado. A super-valorizacao do ego pode fazer com que o arquiteto coloque interesses pessoais acima daqueles do cliente, do usuario, do publico e do meio-ambiente. O arquiteto precisa das qualidades de um lider para saber ouvir todas as partes e acomodar tantas necessidade diferentes da melhor forma, mesmo que a decisao final de tudo esteja em suas maos.

    E’ dentro do espirito democratico que todos os egos serao ouvidos."

    Luciana Braga Triplett.
    FONTE: Ego na Arquitetura? http://arquitetadamenteinquieta.blogspot.com/2005/07/ego-na-arquitetura.html
    Parabéns Luciana Braga Triplett,Parabéns por seu texto. Comentários inteligentes nesse você se superou
    ESTE TEXTO NÃO TEM NENHUMA REFERÊNCIA AO DEBATE AQUI COLOCADO, mas ele é muito bem colocado para a profissão de ARQUITETO foi publicado em Saturday, July 02, 2005

    ResponderExcluir
  41. Caro "Anonimo"

    O debate é abertissimo, tanto que ele inclui os "anonimos". E no mesmo as opiniões podem ser expressas de qualquer forma. Só questionar um concurso após os seus resultados me parece totalmente extemporaneo. Se o o concurso de idéias não era a melhor forma, porque o mesmo não foi questionado quando do seu lançamento.

    E volto a repetir, os concursos existem como uma opção democrática à participação de quem se dispuser a participar dos mesmos, já que não existem restrições de qualquer ordem inclusive curriculares. E como atuamos em uma profissão de carater autoral, quer se queira ou não, os resultados do julgamento expõem sempre o melhor resultado.

    ResponderExcluir
  42. Só um pedido. Sou cidadão de Fortaleza e estaria, realmente, muito, muito interessado em ver as imagens do projeto, de preferência em um tamanho maior do que o já apresentado. Agradeceria muito se meu pedido fosse atendido. De qualquer forma, obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Oxalá existam mais e mais concursos entre nós.

    Primeiro, por conta da necessidade urgenciada de reordenar e requalificar esta cidade carente de diretrizes urbanísticas mais claras e adequadas, em função de uma ausencia continuada de um processo de planejamento e gestão.

    Segundo, porque os concursos nos obrigam a uma reflexão tanto sobre o contexto dos quais eles são objeto, como sobre os seus próprios resultados. Até hoje, se discutem as proposições pioneiras para Brasilia, do concurso vencido pelo Professor Lúcio Costa.

    Terceiro, porque os concursos conseguem expor talentos, que só conseguiriam destaques através desta opção democrática de participação e exposição pública de idéias.

    No caso em debate: se conseguiu unir na mesma equipe vencedora o Ricardo Muratori, que já participou e venceu vários concursos, o Fausto Nilo, que apesar de todos os anos de profissão e referencia, em pouquissimos certames foi laureado e no mesmo "pé de igualdade" dos anteriormente citados o Esdras dos Santos. um jovem e promissor talento.

    ResponderExcluir
  44. Caro Vitor Cruz

    Pelo que consta e como o próprio IAB/CE divulga haverá em breve uma sequencia de várias edições públicas dentro de um roteiro de exposições dos trabalhos participantes no concurso da Beira Mar - Dragão do Mar/ Beira Mar/ Shopping Iguatemi/ Unifor.

    Além disso deverão existir algumas audiencias públicas para exposíção do ideário de forma a buscar aprimoramento ao mesmo. Isto esta na ata do Juri e na normatização do próprio concurso.

    ResponderExcluir
  45. O senhor Sales me parece ser um gardiao e mandatario dos ganhadores do projeto " vencedor". A todo custo ele tenta dar uma legalidade a este concurso com suspeitas de favorecimento....Fica a impressão que ele tambem fez parte dessa equipe com este projeto tosco...

    ResponderExcluir
  46. Sou um dos membros da equipe que ficou em 2°lugar, saliento que estamos felizes em ter participado de um concurso público com a lisura que foi este e termos sido agraciados com a 2a colocação. E quero deixar claro que não são pessoas de nossa equipe a polemizar sobre o resultado. Porém, diante de tanta polêmica e pedidos, postamos algumas imagens do projeto em nosso site. www.architectus.com.br
    A quem interessar.

    ResponderExcluir
  47. O Sales não fazia parte da equipe que ganhou o concurso,acho que ele está defendendo seu ponto de vista,da sua maneira é claro.Pelo disse me disse, eu soube que ele fez parte da equipe do Fiuza,não tenho certeza, mas parece que o Deusdara fazia parte da equipe.Não vi o trabalho deles pois estava em A3 e me concentrei no ganhador.Agora esse debate realmente está seguindo caminhos de inutilidade,não se discute tecnicamente os "22" trabalhos, o resultado do concurso não vai mudar nem ser anulado,podemos sim nos indiginar com o FATO desse maldito boato que o fausto nilo ia ganhar o concurso surgiu sim um mês antes e essa duvida vai ficar para sempre.
    Nenhum trabalho estava 100%, isso é impossivel,mas de qualquer forma quem decidiu comprado ou não foi o Juri.O projeto da beira mar é bem mais complexo do que nossas rapidas analises que foram de no maximo 1 hora...Quando o Juri teve 3 dias para pensar e rever os impactos,soluções,agravantes de cada porposta.Agora a grande Falha dsse concurso foi o Edital super mal feito, nao minha opinião, o juri deve ter desconsiderado, pelo fato de ser falho e cheio de erros.Julgou o que ELES acharam ser o melhor.Podemos tentar exposiçoes,juri popular ou juri via internet,isso pode não valer de nada para a prefeitura nem para o IAB,mas se tratando da Beira Mar, o povo deve opinar com os olhos livres,sem saber de quem é o trabalho,isso seria sim algo democrático, porque o povo é quem usa a Beira Mar,eles é quem vão usar todo dia.Quando um Arquiteto é contratado para fazer uma casa,quem vai morar nela?O Arquiteto ou o cliente?No Caso da Beira mar os dois!

    ResponderExcluir
  48. Caro Elton Timbo

    Náo estou conseguindo entrar no site www.architectus.com.br
    algum erro?

    ResponderExcluir
  49. Caro amigos debatedores

    Não fiz parte de nenhuam equipe desta vez, pela primeira vez nos últimos vinte e cinco anos. Mas defendo com "unhas e dentes" o instrumento do concurso público de idéias de arquitetura/ urbanismo ou paisagismo, pois acho a forma mais válida de expormos nossas próprias idéias públicamente, sendo laureadios ou não e interagindo assim com os outros concorrentes e com os demandantes das propostas, no caso específico a Prefeitura de Fortaleza, representando a cidade de Fortaleza.

    Participo de concurso de idéias desde 1978. E iniciei minha consolidação na profissão quando dois anos depois de formado ganhamos - Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki, José Sales, Tamara Roman - o concurso do Paço Municipal de Cambuy/ Minas Gerais, um grupamento de amigos que deu origem ao escritório Brasil Arquitetura. Quando aqui cheguei, nesta cidade que adotei como meu novo lar, minha maior oportunidade profissional foi o Concurso da Sede da FIEC junto com o Antonio Carvalho Neto. Neste concurso, o Ricardo Muratori com seu talento participou como estudante. Em 1981, fiquei em segundo lugar em um concurso para a Requalificação do Vale do Anhangabaú, ganho pelo Jorge Wilhelm e Rosa Grena Kiass, a maior paisagista brasileira do presente e presidente do Juri deste concurso. Por isto só tenho a defender o instrumento dos concursos, mesmo.

    Enfim não sou "gardiao e mandatario dos ganhadores do projeto " vencedor". Ledo engano.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  50. Caro Elton Timbó

    Parabéns por sua postura de participante. Vc fez a diferença ao fazer esta declaração. Feliz Ano Novo e mutio sucesso nas suas realizações.

    Parabéns também ao Alexandre Landim e ao Ricardo Saboia, todos jovens de grandes talentos.

    ResponderExcluir
  51. Oxalá tenhamos aqui mais e mais concursos, nesta cidade que precisa tanto de qualidade e correções urbanísticas, como bem pontuou o colega Antonio Custódio, atual Presidente do IAB/CE.

    ResponderExcluir
  52. Existem pessoas que se entregam facilmente, enquando Sr. Sales devia tomar uma postura NEUTRA e de MODERADOR APARTIDÁRIO, ele toma o partido do vencedor jurados, aliás diga-se de passagem que EU VI o 2º colocado em www.architectus.com.br
    e SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ERA o MERECEDOR, é o comentário que ROLA na CIDADE. Só mesmo a panelinha assim enxerga o 1º como o MELHOR. By the way... OS SENHORES CONHECEM A LENDA do "REI TA NU"?
    É muito conhecida a lenda, criada pelo escritor dinarmarquês Hans Christian Andersen, sobre um rei que cultuava ao extremo o desejo de se vestir bem, chegando ao ponto de só aparecer em público com roupas novas, cada vez mais ricas e deslumbrantes. Vejam em: http://www.diarioon.com.br/arquivo/4866/colunas/coluna-3320.htm e http://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/o-rei-esta-nu/ + um anônimo. Meu voto vai para o 2º Lugar.

    ResponderExcluir
  53. José Sales, tenho percebido nesse "debate" voçê é o único a responder ou de certa forma representar o IAB.
    Queria sua opinião sobre duas perguntas

    O que você achou do fato de não existirem menções honrosas,se estou errado só exsitem dois motivos,ou o juri achou todos os trabalhos muito inferiores ou não quis polemizar.
    A outra, o terceiro lugar não estava muito inferior em relação ao primeiro e segundo lugar, até mesmo de outros trabalhos que estavam lá.

    ResponderExcluir
  54. Vão existir concursos aqui no Ceará para a Copa do mundo,vi no arcoweb o Estadio de Natal, o nosso faz vergonha....E cade o PV??

    ResponderExcluir
  55. Falando nisso não houve nem concurso, muito menos concorrencia pública, para o "novissimo" Castelão. Foi escolha da também preferida construtora Fujita, a mesma do Jardim Japones, e outras obras da prefeitura. Homenagem à numerosa colonia japonesa, de centenaria imigracao. Como também nao houve oncurso para o fabulo Acquario Ceará, Centro de Feiras e Eventos... pode continuar a lista

    ResponderExcluir
  56. O que nos deixa triste é saber que o IAB/CE foi utilizado para dar credibilidade a um concurso já com um ganhador pré definido. Para quem não sabe, existem suspeitas que este projeto já estava sendo negociado com a prefeitura de Fortaleza antes mesmo de se propor um Concurso Nacional. Desrespeito com todos os profissionais do Brasil, que se debruçaram em seus escritórios e com toda a Sociedade Cearense. Seria bom ate uma investigação por parte do ministério Publico e da Policia Federal. ISTO TUDO É MUITO SERIO!!! - Agora estou entendendo o que alguém já havia escrito aqui no blog antes sobre transformar a beira mar em uma MARAMBAIA......Para quem não sabe o senhor Muratori é marido da ex Secretaria da SEMAM, amiga da Prefeita Luiziane Lins, e a mesma foi presa na operação da Policia Federal chamada OPERACAO MARAMBAIA ...sobre irregularidades na própria Secretaria de Meio Ambiente durante a sua gestão. Abram o olho!!!! Cadê a credibilidade??? Cadê você IAB????

    ResponderExcluir
  57. CONCORDO PLENAMENTE kd a atuação no IAB como fiscalizador, sei lá o que, dos concursos públicos de idéias realmente O Centro de Feiras e Eventos foi vergonhoso!!!

    ResponderExcluir
  58. Chama-se isto 'Revesamento da Tocha Olímpica' podem verificar os nomes das pessoas envolvidas nestes projetos desde os tempos mais remotos... a começar pelo Dragão...

    ResponderExcluir
  59. Caros debatedores

    Só represento a mim mesmo. E todas as opiniões expressas são de minha própria lavra e opinião. E participo dos debates porque julgo importantissimos os mesmos para a consolidação de nossa profissão e suas realizações e porque participo muito de debates e nunca como "anonimo".

    Quanto as explicações maiores,estas devem ser da Diretoria do IAB/CE e o organizador do concurso Professor/ Arquiteto Antonio Rocha Júnior.

    Mas,na minha opinião os três primeiros lugares estão em situação igualmente qualificada e bem superiores a alguns outros concorrentes.

    Por outro aspecto, por não ser nem moderador, nem nomeado, nem assumido, não tenho porque ser "neutro". O que defendi com veemencia e isto assumo foi o instrumento dos concursos de idéias de arquitetura/ urbanismo/ paisagismo e correlatos. E também a alta qualificação do corpo de jurados: quem tiver dúvidas que leio com atenção os curricula vitorum dos parcipantes do juri nacional do IAB/ DN. O da Arquiteta Rosa Grena Kliass é impressionante. O de Fabio Penteado faz parte da História de Arquitetura Brasileira. o de Mateus Gorovitz e de Roberto Castelo não demandam maiores explicações.Posso até me colocar como uns dos muitos "fans"da Rosa Kliass e do Roberto Castelo.

    Por outro lado, não vou "entrar numas" de debater alguns argumentos e colocações "neo pueris" aqui colocadas. E acredito na promessa do Antonio Custódio/ Presidente IAB/CE das exposições e reedições do concurso. Só espero que as mesmas sejam espcialmente preparadas para isto e não através das pranchas do concurso, que são de difícil manipulação.

    Cordialmente
    Desejo FeliZ Ano Novo a todos, inclusive aos "anonimos" e notadamente aos "anonimos que querem preservar suas famílias". Esta não entendi mesmo, mas cada um com suas manias.

    ResponderExcluir
  60. Equívovo seu Sr. SALES e de algum anônimo, não sei qual, este tal de... "anonimos que querem preservar suas famílias". Esta não entendi mesmo, mas cada um com suas manias."... EU Também não entendi, mas retirando isto continua validado as idéias do mesmo, estamos defendendo o verbo preservar a os CONCURSOS em todos os níveis, inclusive um dos últimos que não huve chamado Centro de Feiras e Eventos

    ResponderExcluir
  61. A credibilidade do IAB e construida pela defesa da pratica de contratação por meio de concursos públicos.
    Baseado nesta credibilidade,o Ministerio Público firmou termo de ajustamento de cunduta com a PMF, para Av. Beira-Mar, condicionado a realização do concurso sob coordenação do IAB. Isso demonstra o credito desta instituição.

    Exemplo de postura do IAB foi a luta em defesa do Palacio da Abolição. Graças a atuação e manifestações desta entidade, o projeto apresentado foi refeito.
    Cito ainda o Premio Gentileza Urbana que tem sido instrumento importante de educação ambiental, pelas parcerias firmadas com diversar escolas, e defesa de uma cidade com bons espaços publicos.

    ResponderExcluir
  62. Não se esta pondo em nenhuma instante pelo que li nos textos aqui apresentados dúvida na credibilidade em qualquer que seja o apontado ou citado, porém observo historicamente que os integrantes de projetos seja de concurso seja de QI, desde tempos remotos, estão sempre em alternância nas mãos das mesmas pessoas ou melhor troca de BASTÃO na com as mesmas pessoas mixadas diferentemente.

    ResponderExcluir
  63. Sobre o fato de certos arquitetos terem histórico como ganhadores de concursos, prêmios, etc, alguém cogitou a possibilidade destes profissionais serem, realmente, talentosos?

    ResponderExcluir
  64. COMO O IAB FALOU QUE É UM CONCURSO SERIO SERIA BOM QUE TODOS QUE PARTICIPARAM DA BANCA JULGADORA ABRISSEM SEU VOTO. PQ NAO? VAMOS VER EM QUEM OS REPRESENTANTES DA PREITURA DE FORTALEZA VOTARAM....PORQUE ATE AGORA SO SE FALAM NO CURRICULUM DOS ARQUITETOS QUE VIERAM DE FORA PARA JULGAREM O CONCURSO, E EM MOMENTO ALGUM SE FALOU NOS REPRESENTANTES DA PREFEITURA QUE TAMBEM FIZERAM PARTE DA BANCA DE JULGAMENTO...QUEM SÃO ELES? O FAZEM? AONDE TRABALHAM? O QUE JÁ FIZERAM? CADE O SENHOR SALES QUE NÃO APARECE PRA FALAR NADA DELES??? QUE TAL A IDEIA DE TODOS ABRIREM SEU VOTO JÁ QUE ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA ? OU SERA QUE ESTAO COM MEDO? PODERIAMOS COMECANDO COM OS ARQUITETOS DE FORA E QUE FIZERAM PARTE DA BANCA JULGADORA......

    ResponderExcluir
  65. O IAB/CE deveria atualizar as postagens dest blog todos os dias e se possível com mais assuntos de interesse não só da categoria, mas da cidade, do meio ambiente e do teritório.

    Esta havendo um grande polemica sobre o Aeroporto Internacional de Jericoacoara, se o mesmo é pertinente ou não.

    ResponderExcluir
  66. Outro aspecto: eu, José Sales não sou o objeto do debate. Expressei algumas opiniões como qualquer outro e esgotei meus argumentos. Também quero ver as exposições do projetos ganhadores e outros, as audiencias publicas e as justificativas.

    Repito: O IAB/CE deveria atualizar as postagens dest blog todos os dias e se possível com mais assuntos do interesse da categoria. A participação está muito boa e há que haver sensibilidade dos responsáveis pelo blog em manter o debate acesso.

    Alo alo Prof. Rocha Junior. Alo alo Jornalista Naina. Alo alo Presidente Antonio Custodio.

    ResponderExcluir
  67. O que pude observar nesses dias todos de criticas no blog do IAB foi uma grande defesa feita pelo senhor Sales dos “vencedores” desse concurso com cheiro de cartas marcadas. Os argumentos do senhor Sales sempre a respeito dos que “ganharam” sempre foi superficial..... Quem é o senhor Sales? Será que ele tem esta moral toda para defender estes ‘vencedores’ do concursos já com histórico familiar que compromete muito? Vamos investigar um pouco quem é este senhor Sales? Será que o mesmo tem algum processo? Perguntem a ele por qual motivo o mesmo teve que deixar um cargo no Governo do Estado do Ceara....... ele chega aqui falando como fosse o maior dos honestos desse Pais e do nosso Estado....a maior assumidade em arquitetura do nosso Estado.... Por qual será o motivo que o mesmo estava aqui com unhas e dentes a defender este projeto já cheio de suspeitas, como pude ler aqui no blog, que o mesmo já estaria sendo contratado pela Prefeitura de Fortaleza. Cadê o senhor Sales que em momento algum questionou estas suspeitas, nem o histórico familiar do ganhador? E ai senhor Sales, o senhor Fugiu mesmo da raia? Para quem não sabe quem é o senhor Sales...ele é o mesmo que projetou um heliporto ao lado de uma caixa d’água no hospital IJF...cadê a qualidade? Cadê a Arquitetura? Cadê o conhecimento....é este o senhor Sales, que apareceu aqui e que estava defendendo como sua alma, este projeto “vencedor”..... viram agora quem era o fiel defensor dos “vencedores do concurso” imagina o resto..fico triste em saber que o IAB foi usado para dar seriedade a um concurso já com cartas marcadas.

    ResponderExcluir
  68. Enfim, qual a possibilidade de se anular esse concurso? Algum advogado nesse debate? Cadê os consultores jurídicos desse concurso?

    Se for para termos concurso onde o trabalho com mais erros é o vencedor, melhor nem ter.

    Ao participante do trabalho que ficou em segundo lugar e por algum motivo defendeu o resultado, digo: se manque, o seu trabalho é bem melhor que o vencedor. Não se contente com esse premiozinho que te foi dado.

    ResponderExcluir
  69. Reintero que o está aqui em discussão é a minha pessoa e, acho lamentavel e triste que o debate tenha tomado este rumo por alguns que não conseguem ter argumentos plausíveis.

    Todo mundo sabe que sou arquiteto como muitos dos que aqui debatem, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e militante estabelecido na profissão há muito tempo desde que quando me graduei. Não aceito este tipo de questionamento medíocre e não vejo o menor motivo de ser atacado e vilependiado por um "anonimo" que não se digna a colocar o próprio nome. Isto aqui não bate boca de esquina. Não tenho processo nenhum pois não cometi crimes: tenho reputação ilibada.

    Solicito aos moderadores deste blog que o cumprimento das regras usuais de boa educação e convivencia. Esta padronagem de debate não é adequada.

    Por outro aspecto, respondo "grosseiramente" ao "anonimo" que tenta "fulanizar" este debate que nunca em momento algum fugi a qualquer embate, nem nos tempos mais negros da Ditadura, nem nas próprias "beiras de esquina", nem através de blogs, nem pessoalmente em quaisquer forum.

    Desafio vc "anonimo"a colocar seu nomezinho na postagem. Só um questão de ombridade e respeito aos outros debatedores.

    ResponderExcluir
  70. O colega Ricardo Muratori já participou e ganhou inúmeros concursos de idéias e tem o meu respeito. O colega Fausto Nilo já participou e ganhou inúmeros concursos e é uma referencia de atuação em nossa profissão também no ambito teórico e tem o meu respeito. O colega Esdras dos Santos é um profissional de "mão cheia", com o qual já tive o prazer de trabalhar durante alguns anos e tem meu respeito.

    Os concursos de idéias de arquitetura/ urbanismo/paisagismo são melhores instrumentos de demonstração de pujança, qualificação e fortalecimento de nossa profissão. E os seus resultados tem que ser respeitados.

    ResponderExcluir
  71. Será que alguém além do Sales Gostou do resultado ou vai defender tecnicamente o primeiro lugar?Cade o IAB,Custodio,Rocha,etc,etc o IAB tem varios membros,será que até agora eles estão esperando o Papai Noel???

    ResponderExcluir
  72. Tem muito anonimo mortinho de inveja, neste debate. Esta historia de atacar o Sales é baixaria pura. O cara defende os concursos e tem argumentos muito bons. A turma dos contrarios fica jogando merda no ventilador e levantando falso. Tristeza......................................................................................

    ResponderExcluir
  73. Informativo de toda a equipe 2º lugar: Salientamos que nossa equipe não foi formada por um, ou dois, ou três arquitetos criativos e competentes, foi sim formada por mais de 10 arquitetos criativos e competentes. Levando em conta o que está escrito na ATA, os últimos acontecimentos e repercussão negativa do resultado, e mais, em respeito a esses colegas arquitetos, engenheiros, geólogos, biólogos, turismólogos e técnicos, de nossa equipe e das demais equipes participantes, que tanto deram de si para em somente 45 dias de muito trabalho fosse apresentada uma proposta urbanística e arquitetônica para uma cidade como Fortaleza, resolvemos por unanimidade entrar com um recurso administrativo junto ao IAB_CE para maiores esclarecimentos quanto aos resultado do concurso. Esperamos que este ato não pareça uma angústia de um segundo colocado, mas uma defesa a boa prática de concursos públicos para que no futuro não tenhamos concursos com poucos ou nenhum participante. Respeitamos todos os membros da comissão julgadora, bem como os profissionais da equipe vencedora, mas faremos uso dos nossos direitos para que tenhamos os devidos esclarecimentos a todos esses questionamentos que a ATA não sanou, e que com isso possamos ter o sentimento trânquilo de que tudo não passou de boatos infundados.
    Arquitetos: Alexandre Lacerda Landim, Antônio Elton Timbó Farias, Ricardo Sabóia Barbosa, Natália Timbó Canamary, Pedro Câmara Campos Figueredo, Gerson Amaral Lima, Marina Lima Medeiros, Marina Coelho Esmeraldo, Ana Paula Bezerra Gonçalves Costa, Érica Pinheiro Gomes Cavalcante e Victor Alencar Araripe Cordeiro.
    Eng. Civil: Antônio Américo Farias Lima
    Geólogo: José Orlando Carlos da Silva, Geóloga Maria Lucinaura Diógenes Olímpio e Bióloga Valéria Gonçalves Trece
    Nutricionista: Roberta Soares Galvão
    Consultor em Turismo: Arquiteto e Eng. Civil Ignácio Ribeiro Pessoa Montenegro
    Engenheiro Agrônomo: Jack Schaumann Júnior
    Equipe de Apoio:
    Estudantes de Arquitetura: Emanuel Cassiano e Artur Cordeiro;
    Desenhistas: Roberlene Silva de Oliveira, José Arilo da Silva Miranda e Franciné Ferreira da Silva;
    Técnicos e em Edificações: Rosenberg Jacinto Nogueira, André Girão e Denize Pereira de Sousa;
    Auxiliares Administrativo: Domício Bezerra dos Santos Neto e Fábio Carlos da Silva Nascimento.

    ResponderExcluir
  74. Boa postura da equipe do Alexandre Landim, Ricardo Saboia, Elton Timbó e todos os outros participantes. Que a organização do concurso de esmere por esclarecer os pormenores solicitados e aguardamos todos o desenrolar dos fatos.

    Uma grande vitória de todos nós,independente dos resultados, é que houve um concurso e a participação foi intensa no mesmo. Oxalá existam outros mais, pois isto fortalece em muito nossa postura coletiva e reinvidicatória quanto a qualidade deo que realizamos.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  75. Dra Sra MARIANA C. será que não temos novos talentos? ou o Ceará e todo Brasil é restrito só e sómente só a 1/2 dúzia que se revezam? quero dizer que se estes morrerem não haverão substitutos?
    CUIDADO vc poderá ser a próxima vitima porque apartir daí so o QI vai entra em cena. Ningúém estaria com INVEJA, entendam o que se discute aqui seriam vários tópicos... por exemplo OPORTUNIDADE A NOVOS TALENTOS E O QUE DE FATO MERECERIA GANHAR... Realmente quem ataca o Sr. Sales é baixaria, mas que fato leva a tudo isto?
    veja que o SR.Sales gosta muito de distorcer as opiniões, aí vem o retorno... QUEM faz baixaria são citações do tipo "..fica jogando merda no ventilador..." Este não tem compustura e é BAIXO MESMO!!!! Tristeza dizemos nós que estamos discutindo pontos que poderão aperfeiçoar novos EDITAIS, porque quem assim o fez para este dito concurso mostrou-se incompetente pelos comentários já citadoss acima, inclusive pelo próprio participante do 2º LUGAR... PERGUNTO Também IAB CADÊ o CONCURSO DO Centro de Feiras e Eventos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Realmente a Ilma Sra Mariana foi INFELIZ, ou ela não é arquiteta ou é parente de algum dos vencedores. Assim como o que disse -"!Tem muito anonimo mortinho de inveja, neste debate". Talvez seja outro também. Lembrem-se vocês irão ser usuário da beira. Apoiar novos talentos visa contemplar os valores e transmitir a mensagem de que a vida é feita de ciclos.Regras não serão abandonadas ou alteradas para contemplar um competidor. Oxalá existam outros mais ? Nota rápida para lembrar a morte do arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, aos 90, no último dia 29 de novembro. Apesar de não ter uma obra muito divulgada, ele foi vencedor do prêmio Pritzker em 2003, e deve grande parte de sua fama ao símbolo máximo de Sydney, a Ópera.
    O concurso foi vencido em 1957

    ResponderExcluir
  77. IAB kd seu protesto do concurso público de idéias DO Centro de Feiras e Eventos?, porque ninguem se pronuncia? Voces sabem como foi dividido o bolo? També não sei se houve concurso de ídéias para os Jardim Japones ALGUÉM sabe me informar? ACHO QUE AQUILO TA MAIS PARA grande MURALHA DA CHINA DO QUE PARA JARDIM. sERÁ QUE VAI MESMO INTERAGIER COM A bEIRA mar? OU VOU PRECISAR ALUGAR UM AVIÃO, PLANADOR,OU SEMELHANTE PARA vÊ-LO DA FORMA COMO FOI DESENHADO NO oUT-dOOR DO CALÇADÃO DA beira mar?

    ResponderExcluir
  78. Feliz Novo para todos que participaram deste debate. E que em 2010 tenhamos novos concursos de idéias e que o debate permaneça vivo, pois isto significa muitissimo para nossa cidade e também para a nossa profissão.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  79. Concurso público de idéias do Centro de Feiras e Eventos? e houve?

    ResponderExcluir
  80. Li os comentários, - José Sales disse... Oxalá existam mais e mais concursos entre nós.
    Qual é o corajoso que se atreve participar de novos concursos da maneira como foi conduzido? Será que vão ter coragem? Rapaz... ou como diz Sales " Oxalá" completo como dito acima concurso com cheiro de cartas marcadas... QUE TAL A IDEIA DE TODOS ABRIREM SEU VOTO no anonimato JÁ QUE ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA ?
    Concordo com Guilherme Studart disse...
    Isso era essencial no concurso e não foi atendido pela equipe vencedora. Ela foi talvez a única beneficiada por essas "escapadinhas".
    Em nenhum momento vi elogios ao trabalho ...
    Se for para termos concurso onde o trabalho com mais erros é o vencedor, melhor nem ter.
    Ao participante do trabalho que ficou em segundo lugar e por algum motivo defendeu o resultado, digo: se manque, o seu trabalho é bem melhor que o vencedor. Não se contente com esse premiozinho que te foi dado.
    Anônimo que diz que não quer expor a familia TEM RAZÃO
    ......Ou seja,a feirinha que existe hoje é perfeita!
    O júri realmente foi profundo em sua analise...
    MUITO CLARO!!O júri não gostou do mercado dos peixes!!!
    MUITO CLARO NOVAMENTE!!!...O Júri também não gostou da solução dos estacionamentos!!!
    O ATERRO Já era uma condição e não criaçaõ/sugestão...
    Ser Anônimo foi um direito que me foi dado pelo blog!
    Sei não, é perder tempo e investimento.
    Também queria saber - em relação ao anônimo acima :
    -CONCURSO DO Centro de Feiras e Eventos como foi a história mesmo?...
    Nem 'placa distintiva' do nome dos arquitetos QI se encontra na obra. VERGONHA ou estão se escondendo?

    ResponderExcluir
  81. Interessante a indagação, - Qual é o corajoso que se atreve participar de novos concursos da maneira como foi conduzido ou INDUZIDO? Também queria saber do IAB sobre o concurso do Centro de Feiras e Eventos. Vou dar uma passadinha por la e ver o nome dos arquitetos envolvidos. TEM?

    ResponderExcluir
  82. Uma postura reinterativa: um anonnimo que insiste em ser "anonimo". Quem sabe no próximo concurso de idéias promovido pelo IAB/CE surge a categoria dos participantes "anonimos". Ficará difícil a reinvidicação da autoria caso alguem deles ganhe.

    ResponderExcluir
  83. E indago, será que só será este assunto - Beira Mar de Fortaleza - que merece nossa atenção e debate e verificação da adequabilidade de concursos ou não.

    Li sobre a solicitação de esclarecimentos e/ou reinvidicação de concurso sobre o Centro e Eventos do Ceará e concordo. Só que no caso em destaque ali não se adotou um concurso e sim uma outra forma de seleção

    Mas não li nenhum "anonimo" ou "anonimos" escrevendo sobre os Aeroportos de Canoa/ Aracati e Jericoacoara ou sobre o Hospital da Mulher ou sobre o Hospital Regional de Juazeiro e outros.

    ResponderExcluir
  84. Hum, Sr. Sales finalmente um ponto em comum... parabéns... "...sobre os Aeroportos de Canoa/ Aracati e Jericoacoara ou sobre o Hospital da Mulher ou sobre o Hospital Regional de Juazeiro e outros..." Agora sim isto é uma postura que merece aplauso. Quando falei sobre a coragem de participação de novos concursos foi pq li diante de tantas demonstração de irregularidades o Sr ha de coinvir que da até receio. Sobre o Centro e Eventos do Ceará existe outros tipos de concursos meio assim, assim carta convite ou vul QI? e concordo ... para estes tb sobre o Hospital da Mulher ou sobre o Hospital Regional de Juazeiro e..... a fila é grande. Sr. Sales GOSTEI, mais uma vez parabéns, só assim a gente moraliza os concursos dando oportunidade igual para todos, algumas facções partidárias que se dizem moralistas negam estes principios. Feliz ANO NOVO para o Sr. extensivo aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  85. Meu caro "Anonimo" e aos outro debatedores também.

    Embora não entenda esta postura anonima, vamos lá: a respeito. De outra forma, muito obrigado pelos cumprimentos e desejo o mesmo à vc e aos seus. Muita alegria, paz e sucesso neste ano que se inicia, de fato, hoje.

    E reintero. Se conseguirmos "levantar um tiquinho o pano preto" das contratações públicas em nosso Estado do Ceará, vamos ver que a melhor solução, sem sombra de dúvidas, é a do concurso público de idéias de arquitetura e urbanismo.

    Senão vejamos: no recente concurso do Aeroporto Internacional de Florianopolis - 2004 - apresentaram-se mais de 110 concorrentes. O mesmo foi vencido pelo Arquiteto Mário Biselli, a segunda colocação coube ao Arquiteto Marcelo Consiglio Barbosa, a terceira ao Arquiteto Sérgio Parada e a menção honrosa ao Arquiteto Luiz Deusdará.

    Os mais experientes ou os que detinham projetos de aeroportos em seus curriculuns eram os Arquitetos Sérgio Parada e Luiz Deusdará. Mas a resultado do concurso laureou outros profissionais.

    Isto posto, vem a reflexão: o Estado do Ceará necessita 3 novos aeroportos. Pela ordem de importancia vem o Aeroporto de Juazeiro, o Aeroporto Canoa/ Aracati e o Aeroporto Intercional de Jericoacoara. Sem levar em conta as justificativas da necessidade ou não: porque o Estado do Ceará não realizou/ realiza concursos para a solução dos mesmos. Além de melhores resultados inegavelmente, teríamos um destaqque nacional neste ambito e sem onus. Provavelmente teríamos, pelo menos, 200 equipes participando de todo o Brasil. E os resultados seriam escolhidos entre os melhores.

    Simples e democrático.

    PS Existe uma listagem de mais de 50 projetos relevantes em nosso Estado e na cidade de Fortaleza - e até no vizinho Município de Caucaia - que podem ser concursáveis. Podemos tentar listar todos. Proponho que o Blog do IAB abra uma discussão no próprio blog e depois pública sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  86. Por exemplo: a Prefeitura Municipal de Caucaia, através de uma ação totalmente equivocada e míope, em alto grau, quer fazer a requalificação urbanística e ambiental da Beira Mar de Caucaia, que vem sendo destruída pelo mar. E quer fazer isto sem projeto de urbanismo/ arquitetura de equipamentos publicos/ paisagismo.

    Simplesmente contratou um projeto de engenharia hidraúlica de contenção da linha da praia, contratou também um projeto de sistema viário básico, em cima disto contratou um EIA/ RIMA que justifique a proposição anterior e pronto: considera tudo resolvido. Segundo consta depois contratará um "projeto urbanístico/ paisagístico".

    O que temos a dizer sobre isto.

    ResponderExcluir
  87. É Brasil, quando a(s) facções opostas não estão comendo elas ficam GRITANDO, agora elas estão caladas porque estao se alimentando. Quando ficam 'Vampiracamentes' sugando estão asgora no momento em silêncio, nem se revelam. Igualzinho a vampiro que não quer ver a luz do sol. Coisas do Brasil, revezes do BRASIL, aliás revezamento e gana pelo salvem-se quem puder, divide-se o bolo e silenciam, ainda bem que 'outras' facções são escancaradas. SEM MAIS COMENTÁRIOS DA MINHA PARTE.

    ResponderExcluir
  88. Infelizmente existem posições como as suas, Sr. "Anonimo", que em absolutamente tudo enxerga unicamente impasses. Se não há concursos há erros, o que todos nós concordamos. Se os concursos são feitos, eles se realizam "sobre encomenda" e por isto devem ser censurados ou desnudados ou cancelados.

    Se a proposição é desnudar as atuais formas de contratação que poderiam ser melhor aprimoradas: uma tímida concordancia. Se esta proposição avança no sentido de nomear que ações ou projetos podem ser objeto de concurso, aparecem argumentos que isto é reclamação de "quem nâo está comendo do bolo". De fato o que existe é um perfil de comodismo muito grande.

    Quanto a mim, tenho muitos mais outros comentários a fazer, pois acredito que sempre haverá um luz qualquer no fim do túnel. Neste país temos a obrigação de ser otimistas. Sem esta de silenciar ou aguardar sua "vez de comer do bolo". Quem inventou esta estória de "comer do bolo no futuro" foi o prof. Antonio Delfim Neto. Quem acreditou, está há 40 anos esperando seu pedaço ainda.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  89. SE EXISTEM INCOMPENTENTES QUE NÃO SABEM FAZER EDITAIS, ORA BOLAS!!! QUE O MUDEM E COLOQUEM ALGUEM MAIS EXPERIENTE E COMPETENTE. O QUE NÃO PODEMOS É FICAR À MERCÊ DE EDITAIS DE PÉSSIMAS QUALIDADES E JULGAR A REVELIA os pobres coitados dos concorrentes, COLOCANDO O EDITAL DE LADO E CRIANDO REGRAS CASUALISTAS. Não são impaSSSES É a pura realidade. COMO DISSE UM ANÔNIMO SOBRE A LENDA DO rei ta nu, Só o senhor não percebe que ta nu. Sobre Antonio Delfim Neto a muito tempo, para quem não sabe, já comeu a parte dele na época da DITADURA.

    ResponderExcluir
  90. Vamos recomeçar do comecinho.

    Primeiro: esta não é a melhor forma de um bom debate. Segundo: vamos fazer um esforcinho de escrever de maneira legível e sem muitos erros de portugues. Terceiro: não existem coitados dos concorrentes: todos que aceitaram de bom grado as regras do edital concorreram e foram avaliados. E o recurso administrativo encaminhado pelo equipe colocada em segundo lugar está sendo avaliado. Quarto: não existe nenhum rei nu e sim alguns "anonimos"que se apresentam de forma agressiva unicamente porque estão "anonimos". Quinto: a citação do Prof. Antonio Delfim Neto foi feita e muito bem colocada.

    E continuo insistindo teimosamente: quem aqui está postando com tanta agressividade, deve ter tido seus interesses contrariados ou foi uma questão de não reconhecimento da competencia que ele julgava ter. Continuo postando com meu próprio nome e identidade, desde o começo do debate. Sem qualquer subterfúgio e/ou tentativa de vulgarização do mesmo: tranquilamente.

    ResponderExcluir
  91. Uma Pergunta para o Arquiteto Jose Sales..O seu projeto do Hospital IJF foi atrasves de concurso..este mesmo que voce tanto defende?

    ResponderExcluir
  92. Não participei, não queria, tinha coisas mais importantes, nem deve tive meus interesses contrariados nem foi uma questão de não reconhecimento da competencia que ele julgava ter, também não, a recíproco para o SR. Também.
    Concordo com o Sr. Sales "vamos fazer um esforcinho de escrever de maneira legível e sem muitos erros de e r r o s (reforçando) de p o r t u g u Ê s (NOVA ORTOGRAFOIA)-a n Ô n i m o s...c o m p e t Ê n c i a que ele julgava ter...
    O Sr. Sales ainda não consegue ver que faz parte da Lenda do ' REI ta nu '
    sobre os errinhos de português que o Sr. Sales enumera, consegui catalogar rapidamente 51 falhas... que o Sr. digitou neste debate. Portanto não tente apelar ridicularizando as pessoas e as menosprezando por simples deslizes no teclado, sem enxergar 'o por cima de seu ombro olhando para trás bem, para um bom entendedor meia palavra basta... sou mais educado Sr. Sales, chamo isto de deslizes ou falhas na hora de teclar, quem ainda não as cometeu, colocando ssssa mais e outros tantas de falhas. O Sr. Deveria saber que quando a gente tecla repito, o faz por vezes com tanta rapidez que passa desapercebido, e para um bom entendedor, não precisa fazer parte da Academia de lETRAS, o Sr. FAZ? Agora vou ter que ficar mais atento? Afinal isto não é uma petição é um debate, eu sou mais educado. O Sr. Deve ter cometido também as suas escorregadinhas no teclado, assim como tantos que aqui participaram e/ou participam
    VEJA: Corrigindo o Sr. Sales desde o começo: OBSERVE se o SR. for capaz. Não sou eu que estou escrevento, veja acima, por favor!
    1) audiencias publicas
    2)...é de referencia
    3) Júri
    4) vastissima experiencia
    5) Patrimonio da União e da Prefeitura
    6) suas respectivas experiencias
    7)um postador anonimo
    8) lamentavelmente
    9) participei de mais de duas três de concursos
    10) Arquiteto Antonio
    11) na própria Beira Mae,
    12) qu se realizam as audiencias
    13) que ali estavamos
    14) experiencia e tirocinio apontar
    15) nacional estaa ali.
    16) como anomino
    17) de projetos arquitetonicos, urbanistiscos e paisagisticos
    18) proposições arquitetonicas
    19) nosso Aterro do Flamego, no Rio de Janeiro.
    20) tem experiencia profissional
    21) para realizar um julgamento idoneo.
    22) projetos urbanisticos, arquitetonicos e
    23) realizar um julgamento idoneo.
    24) projetos urbanisticos, arquitetonicos e
    25) postar como anonimo
    26) no mesmissimo
    27) Se o "anonimo" ou os "anonimos" não aceitam..... sei não! Quem sabe uma solução é criar um "anticoncurso de anonimos",
    28) O debate é abertissimo, tanto que ele inclui os "anonimos"
    29) divulga haverá em breve uma sequencia
    30) Enfim não sou "gardiao
    31) importantissimos
    32) com veemencia e isto
    33) inclusive aos "anonimos"
    34) em defesa do Palacio da Abolição
    35) espaços publicos.
    36) credito desta instituição.
    37) Cito ainda o Premio Gentileza Urbana
    38) bons espaços publicos.
    39) Esta havendo um grande polemica sobre o Aeroporto
    40) as audiencias publicas e as justificativas.
    41 ) e há que haver ....????
    42) Alo alo Presidente Antonio Custodio.
    43) acho lamentavel
    44) boa educação e convivencia
    45) é uma referencia
    46) Feliz Novo para todos ... significa muitissimo
    47) ordem de importancia
    48) inegavelmente,
    49) neste ambito e sem onus.
    50) Provavelmente
    51) uma tímida concordancia
    Aqui nosso leitor é tão inteligente que eles entendem o texto... interessantíssimo

    ResponderExcluir
  93. E quer saber de uma coisa, nem sei o que faço aqui, acho que por querer o melhor para este país. Façam como bem entendam. Aí no NORDESTE somos muito interpretados erroneamente, as interpretações são dadas como bem se encaixam para cada opinião dada para cada situação da sua forma, deturpada por aqui dada.Portanto temos que orar muito Livrai-me Senhor de todos os males PASSADOS PRESENTES E FUTUROS. Até............................................

    ResponderExcluir
  94. E ai Senhor dono da verdade: guardiao dos falcatrueiros, gardiao da lingua portuguesa...senhor de todos os concursos... responda agora Senhor Sales!!!! O senhor ganhou o projeto do Hospital IJF atraves de concurso???

    ResponderExcluir
  95. Bom acho que o "Anonimo", que aqui vem postando, com tanta agressividade "anonima" na realidade quer mesmo é "fulanizar" o debate.
    Muito bem: é um direito que assiste aos medíocres.

    Por outro lado, parece que o objeto do debate passa a ser a minha pessoa, já que quanto a importancia do concurso, a relevancia do juri, a lisura dos resultados, não existem mais argumentos. Os xingamentos não tem validade nenhuma.

    Quanto a indagação que me foi feita. A respondo com toda tranquilidade. Ganhamos sim o projeto do Complexo IJF/ Instituto José Frota através de licitação pública - Técnica e Preços de acordo a Legislação vigente - Lei 8.666. Ganhamos e realizamos o projeto muito bem. E se parte do projeto não foi realizado a decisão da não realização não deu se impedimento projetual de qualquer ordem.

    Nós todos da equipe que o realizamos - os Arquitetos José Sales/ Marcondes Araujo/ Ricardo Medina(In memoriam)/ Robledo Duarte/ Ricardo Werther e mais 42 outros técnicos/ arquitetos/ engenheiros/ consultores - temos um imenso orgulho de ter concebido e desenvolvido este projeto, assim como ter acompanhado todas as suas obras, instalações e equipamentos ali consolidados deste que é um dos melhores hospitais de referencia de trauma para urgencia e emergencia no Brasil, que lá está funcionando conforme o "nosso projetinho" há 18 anos, servindo não só à cidade de Fortaleza e sua Região Metropolitana, mas à todo o Estado do Ceará.

    São em média mil atendimentos/ dia e durante todos estes anos foram mais de 6 milhões de atendimentos. Está lá a melhor Unidade de Queimados do Brasil, uma mega UTI com 36 leitos, dois Centros Cirurgicos que atendem 16 demandas ao mesmo tempo, um Centro de Nutrição modelar, um Centro Treinamento e Capacitação com residencia para internos, com Auditorios e Biblioteca, um Sistema da manutenção que foi ser operacionalizado de forma independente, além todas as partes requeridas pelo programa original. Dá até para fazer um compendio sobre o assunto.

    Mas encurtando a conversa, sugiro que vc "anonimo" faça uma "visitinha" por lá a aprenda alguma coisa. Sempre é tempo de aprender e aprender em nossa profissão é essencial. Em tempo: não existe a palavra "gardião" e sim "guardião". Consulte o Aurélio.

    E peço desculpas a todos por esta postagem final em estilo "bate e leva". Vamos aguardar a exposição dos trabalhos logo mais, conforme atividade programada do IAB/CE e a publicação anexa. Inclusive: quem quiser participar destas atividades o convite é extensivo à todos.

    ResponderExcluir
  96. Uma outra coisinha. Esta desculpa esfarrapada de não ter participado porque tinha coisa mais importantes a fazer é "furada". Aliás, "furadissima". Participou sim e não conseguiu o destaque pretendido. Mas concurso é assim mesmo: concorrencia de conteúdos. Quem apresenta os melhores conteúdos/ resultados tem destaque e laureas. Por isto mesmo que o instrumento do concurso é relevante para a nossa profissão e merece o respeito de todos nós.

    ResponderExcluir
  97. Sr. Sales o anônimo acima enumerouuuuuuuuuuuuuu
    51 ocorrências, Consulte o Aurélio também. Não precisa existe corretor ortográfico no Word! não devia o Sr, ser mais HUMILDE? ja que faz parte do IAB? Ainda bem que o Sr. Ta aqui no meio dos medíocres. Os xingamentos não tem validade nenhuma - mas o Sr. tem direito. E quanto a última postagem acima . QUEM não participa tem o direito de opinar. OU Não tem Sr. Sales? Até de se revooooollllltarrrrrrr (ta erradooo) acho que meu teclado quebrou. Lembre-se não soimos DEUSESSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  98. Vixeeeeeeee quebrou mesmo, escrevi soimos, desculpe SOMOS

    ResponderExcluir
  99. Infelizmente o debate que deveria sobre determinado tema se transformou em uma briga de beira de esquina, pois alguns debatedores sem argumentos a não ser neo acusatórios, insistem, com excesso de mediocridade, em peças de acusação, sem nenhum fundamento. Devo/ devemos aceitar? Somos bons samaritanos?

    Minha clara proposta é de que os postadores assumam suas próprias identidades.E por conseguinte assumam suas posturas neo - acusatórias claramente, escrevendo seus nomes próprios embaixo.

    E insisto: os incomodados acusadores participaram sim do concurso e não conseguiram nenhum destaque. Isto posto a "melhor" atitude é tentar cancelar o resultado. Mas concurso é assim mesmo: concorrencia de conteúdos. Quem apresenta os melhores conteúdos/ resultados tem destaque e laureas. Por isto mesmo que o instrumento do concurso é relevante para a nossa profissão e merece o respeito de todos nós.

    ResponderExcluir
  100. Por favor leiam de novo:
    Mas concurso é assim mesmo: concorrencia de conteúdos. Quem apresenta os melhores conteúdos/ resultados tem destaque e laureas. Por isto mesmo que o instrumento do concurso é relevante para a nossa profissão e merece o respeito de todos nós.

    ResponderExcluir
  101. A reunião de hoje à tarde, sobre o concurso, a exposição dos trabalhos participantes e a publicação é aberta. O convite é extensivo a todos.

    ResponderExcluir
  102. Os "anonimos" são convidados também. Só não sei como poderão eles participar. Será que vão ficar escondidos atrás de um tapume ou enviarâo recados por portadores?

    ResponderExcluir
  103. É impossível ter uma opinião contrária a dos colegas representantes (oficiais ou não oficiais) do IAB. Imagino se virá uma carta imensa, depois desse meu pequeno post. Virá, como veio depois de outras questionadoras publicações, com tom de verdade absoluta, um elegante (ou não) cala-boca assinado pelo senhor Sales? ou pelo anônimo "IAB"? E antes do ponto final dirá: vamos continuar o debate, ele é precioso e necessário? Me sinto envergonhada (entre outras coisas) por não termos condições de um debate real e aberto, apoiado em argumentos e não em achismos. E agora uma utopia...gostaria que o concurso fosse debatido nas universidades, nas escolas, nas praças, nas associações.

    ResponderExcluir
  104. Concordo com Cecília, infelizmente (ou felizmente?) temos 1/2 dúzia no IAB que decidem Democraticamente (SERÁ?) como as 'coisas devem ser encaminhada'. Ora, a partir do momento que nós observamos instituição que contempla 'indivíduos' que nem graduações possuem, casos passados (não se trata deste concurso!!!!), acho que já estaria na hora de acabar com a Graduação de Arquitetura e Urbanismo tal e qual foi feito no Jornalismo, nomearíamos 'O TALENTO', (este comentário não tem nada com este debate, por enquanto, certo Sr. Sales?) assim teríamos algo sério. Vejamos o caso de outras profissões, a exemplo de MEDICINA, COREN etc. (sou médico) - nunca vi no meu conselho ou em minha associação de classe contemplar CURANDEIROS, que, diga-se de passagem, não existe nenhuma ação por parte desta Inst. de Classe nem do CREA. Falta de ética, leilão de preços mais baixos de arquitetura são características desta profissão, não cobrança de consultas etc. Não quero, aqui, polemizar, porém tenho um filho que cursa Arquitetura, e me envergonho do que eu vejo na profissão e neste DEBATE, inclusive partindo do Senhor Sales que chamou a todos de "... é um direito que assiste aos medíocres". A partir do momento que V.Sa. (com todo respeito) se vulgariza, trocando bate boca com os medíocres, V. Sa. passa a ser um deles. V. Sa. deveria lembrar que a DITADURA já se foi e já faz bastante tempo, aliás, para alguns. E que a Instituição deveria levantar bandeira em prol da moralização da profissão ou uma campanha em que mostrasse de fato o que é UM ARQUITETO! e não ficar e textualizando, escrevendo (como V.Sa. queira interpretar) festival de besteirol de um fato que não vai levar a lugar nenhum nem vai tirar o mérito da questão da decisão de 1/2 dúzia que fazem o IAB. Moralize primeiro a ética da profissão para depois torná-la digna de um debate sem anônimos! Não sou eu que textualizo ou dou este depoimento, mas é uma situação pública e notória e de fato generalizada. LEIA a seguir. (obs. são centenas de comentários).

    ResponderExcluir
  105. Novos rumos da arquitetura?
    Falta de ética e hipocrisia no exercício da profissão
    FONTE: http://www.vitruvius.com.br/drops/drops08_06.asp

    Outro dia, visitando um website na Internet, li uma entrevista com um renomado arquiteto falando sobre o subemprego na arquitetura. Na entrevista, ele criticava os jovens arquitetos que se formam e passam a trabalhar em lojas de decoração como consultores – vendedores. Fiquei pasma com a falta de humildade, a arrogância e a hipocrisia existente.

    Os jovens e até “velhos” arquitetos que se prestam a trabalhar como consultores de vendas, não fazem nada, do meu ponto de vista, que afete a ética da arquitetura. Pelo contrário, a intenção é que se divulgue entre os clientes a necessidade cada vez maior do acompanhamento de um profissional na hora das escolhas. Além do que, a existência de um profissional em uma loja até facilita o trabalho do arquiteto, visto que ambos entendem do assunto.

    Outro fator que contribui para que recém-formados atuem nessa área é que nem todos nascem com um pai dono de hospital, de uma construtora ou de uma grande rede de empresas, tendo condições de montar um escritório com alguém para bancá-lo até que se consiga uma boa clientela, de repente até os amigos influentes dos pais.

    Logo, manter um escritório nos dias de hoje não é tarefa muito fácil, visto que o mercado ainda não é tão grande e de certa forma é um pouco saturado, devido aos vários arquitetos que saem anualmente das universidades e também poucas pessoas têm a consciência da importância do arquiteto.

    E pra completar, existe no meio arquitetônico uma certa “prostituição”, onde arquitetos deixam de cobrar os honorários em troca de comissões ou reserva técnica oferecidas pelas lojas de decoração e materiais de construção. Estão nesse meio inclusive arquitetos renomados que induzem clientes a comprar nessa ou naquela loja de acordo com o percentual repassado. È a arquitetura do quem dá mais! Determinados móveis e materiais de construção se tornam feios e de má qualidade porque só dão 5%!!!

    Existe arquiteto que faz apenas uma ligação, por exemplo para uma loja de modulados, indicando o cliente. O arquiteto-consultor-vendedor atende o cliente e faz o projeto. Quem indicou ganha a reserva técnica e ainda a Glória pelo projeto que ELE fez. É muito triste mesmo esse subemprego!

    Algumas pessoas que já sabem como funciona o sistema já não contratam arquitetos e, às vezes, solicitam à empresa o desconto do que seria repassado para o arquiteto. Não sei se a culpa disso é do lojista que manipula ou do arquiteto que se vende.

    Realmente é vergonhoso! Não sei se é pior ser arquiteto-consultor-vendedor ou arquiteto-prostituto, que ganha premiações por determinadas empresas porque vendeu mais (entenda-se: ganhou mais comissão!). Acho que os primeiros deveriam receber premiações por serem pacientes com determinados arquitetos-prostitutos que se julgam superiores e que na verdade são renomados, mas graças a grande equipe de funcionários dos computadores que criam, desenham e, às vezes, até copiam projetos de revistas que o grande arquiteto-prostituto escolheu.

    Mas nem tudo está perdido, pois ainda existem muitos arquitetos compromissados e que não se vendem por qualquer 5% a 15%. Existem arquitetos cuja principal preocupação é realmente a satisfação do cliente e não a do seu bolso.

    Joene Saibrosa, Teresina PI Brasil

    [publicação: julho 2004]

    ResponderExcluir
  106. TEXTOS E OPINIÕES A Arquitetura ainda tem espaço no Brasil? Fonte:http://www.hiarq.com/pagina_aux.php?id_pag=05&id_pag_aux=63&id_secao=2- Sou membro de um escritório de projetos de arquitetura “jovem” (no sentido empresarial, pessoal e conceitual) onde desenvolvemos os mais diversos tipos de projeto para todas as finalidades. Apesar de não termos muito tempo de mercado comparado a alguns escritórios e profissionais estabelecidos no Brasil, não posso desconsiderar o tempo de trabalho que temos (15 anos) e que nos forneceram experiências das mais diversificadas possíveis como a maioria dos escritórios “adolescentes” do país.
    Sobre esta certa experiência e uma observação do que vem ocorrendo com a prática profissional do arquiteto que faço esta pergunta: Ainda há espaço para a Arquitetura no Brasil? Ou melhor, para qual Arquitetura e arquitetos há espaço no mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  107. Cont.
    Procuramos ao longo do tempo desenvolver uma linha de raciocínio, conceituação e ética para o orientar a evolução do escritório. Sempre buscando, acima de tudo, a preservação e valorização da profissão de arquiteto, pois é dela que vivemos e, portanto devemos preservar. A postura que os arquitetos vem assumindo perante o mercado imobiliário e sua exigência é de imobilidade, inércia e acomodação. Cada um olhando para seu mundo esquecendo que a profissão é constituída pelo trabalho de um conjunto de profissionais que tem peso enquanto grupo, foi aos poucos abandonando as discussões e empenho em lutar por suas idéias diante de uma pressão crescente por parte de quem contrata, incorpora e constrói. Não cabe aqui discutir o que veio primeiro: O contratante arrochando os valores gradativamente, ou os arquitetos que foram flexionando sua valoração até um ponto de insolvência e impossibilidade de se administrar uma empresa de projetos. Cont.......

    ResponderExcluir
  108. Devido ao comodismo dos arquitetos, falta de coesão e em parte ao excesso de profissionais no mercado, somado ao constante leilão de projetos que os contratantes promovem, hoje é praticamente impossível de se obter um desempenho saudável em uma empresa que trabalha exclusivamente com projetos. Muitos profissionais de ética questionável recorrem a alternativas de faturamento não ortodoxas na maioria das vezes sem o conhecimento de seus clientes e realizam seus trabalhos de forma precária, pois não há o envolvimento total do profissional e, principalmente, não há o interesse deste em fazer um projeto muito completo, pois desta maneira sempre haverá a necessidade da presença dele nas compras e contratações garantindo a manutenção do sistema de comissões ou “reservas técnicas”. Sem dúvida é mais fácil e rápido fechar um projeto barato e sem discutir ou desgastar a relação entre cliente e profissional com longas negociações e argumentações sobre a importância da contratação e o trabalho de um arquiteto, do que não contrariar o contratante fazendo com que este pague muito mais pelo trabalho sem saber que o fez. Porém a questão aqui não é de agilidade empresarial, mas sim de falta de ética. Este sistema de “remuneração” onera o processo e cria uma incompatibilidade de valores que arquitetos cobram num mesmo tipo de projeto. Para os que optam pelo faturamento exclusivamente em projeto resta o isolamento com outros poucos que fizeram a mesma opção e são obrigados a conviver em um mercado onde os honorários praticados chegam ao desrespeito, não restando muito espaço para quem tem ética. De um lado temos os órgãos e associações representantes da categoria que regulamentam a prática profissional e os valores a ela atribuídos, estabelecendo tabelas de preços baseadas apenas em um determinado tipo de escritório que possui uma grande estrutura operacional e um alto custo, mas que lida com projetos de escala que comportam os valores estipulados para estes projetos. Cria-se desta maneira um panorama que não corresponde à prática de mercado, sendo que os projetos mais comuns são de escala menor que, quando aplicadas às tabelas de cálculo para valores de honorários, tornam-se inviáveis e proibitivos para os contratantes em geral. O que acontece a partir disto é um vale tudo de valores, pois não há parâmetros de cálculo já que as únicas fontes de referência existentes ficam fora da realidade de mercado.De outro lado temos os profissionais que dizem que seguem estas regulamentações e praticam outros valores e entregam projetos mais “enxutos” ou incompletos, ou ainda, como já foi mencionado, procuram outras fontes de renda, umas escusas outras não, obrigando profissionais gabaritados a procurar outros trabalhos deixando de dedicar-se a arquitetura. O fato é que entre o céu e a terra há um vácuo na previsão das tabelas, porém este “vácuo” é constituído pela a maior parte dos escritórios e profissionais do país. cont

    ResponderExcluir
  109. Cont. Esta acomodação geral, o formato de projeto “enxuto”, nos levou a um ponto em que o contratante não quer e não precisa de um projeto completo. Quantas vezes nos pedem o desenvolvimento até o ante-projeto, pois dali para frente os contratantes, sejam construtoras ou empreendedores, afastam a pessoa do arquiteto do processo para poder ter autonomia sobre decisões que antes faziam parte das atribuições do arquiteto. Isto possibilita que se mudem técnicas e soluções de projeto sem a “chateação” e intransigência do autor do projeto com suas idéias, “devaneios” e discursos que, de tão coerentes e aprofundados, dão trabalho para pensar, construir e vender.
    O arquiteto, portanto, tornou-se aquele que não conhece o mercado e é dado aos devaneios. Fachadas, plantas e implantações muitas vezes são decididas por todos menos os arquitetos. Até a palavra do corretor que tem uma formação técnica ou prática de vendas, tem mais peso que o autor do projeto em uma decisão a ser tomada, pois eles têm o contato com os compradores e sabem os “melhores caminhos” para as vendas. Há casos que as empresas de marketing contratadas para divulgação junto com empreendedor resolvem as fachadas e linguagem dos edifícios junto com os maquetistas ou perspectivistas. Ou seja, como diz o colega arquiteto George Hochheimer “quem define a cara da cidade é o corretor” e, volto a dizer, este tem formação de vendas e nenhum conhecimento de história, estética e, muito menos, de arquitetura. O que nos resta então? Apenas a concepção inicial e o trabalho burocrático de aprovação nos órgãos legais? Ou melhor: desenvolvermos projetos de outros arquitetos mais renomados e “caros” que foram contratados apenas para o ante projeto e prefeitura (garantindo a “grife” da assinatura), criando uma cadeia regressiva de terceirizações colocando todos os profissionais em cheque. Se de fato há uma “seleção natural” que o mercado cria classificando os profissionais em mais caros ou mais baratos, porque não assumir isto estabelecendo uma categorização dos escritórios baseada em currículo, tempo de existência, metros quadrados projetados, cursos feitos e quantidade de profissionais associados ou contratados, que formariam um conjunto de informações com peso e medida palpáveis e, portanto, passível de valoração proporcional. Ao menos seria uma alternativa no meio do caos, possibilitando uma adequação mais flexível ao mercado sem perder sua coerência com as regras estabelecidas para a prática profissional.
    É dentro deste contexto que me fiz a pergunta mote deste texto: Ainda há espaço para a Arquitetura no Brasil? Penso, talvez utopicamente, mas ainda assim acreditando, que podemos resgatar o orgulho e a viabilidade de sermos arquitetos e gerirmos nossos escritórios com dignidade neste país. Seria necessária uma revisão de postura profissional por parte de todos componentes do setor e, principalmente uma união em torno de uma questão comum que é a nossa sobrevivência e, principalmente, a sobrevivência da arquitetura. Luciano Imperatori 30/03/2004

    ResponderExcluir
  110. CONCLUSÃO: Esta é a 'A credibilidade do IAB e construída...?' O fato é que pelo os textos aqui encontrados, não houve tempo para os DEBATES ARROLAREM e isto não justifica a urgência. Então, a qualidade do projeto em questão reflete a falta de debate e discussão que caracteriza o panorama arquitetônico atual no Brasil, e que acaba por resultar na pobre qualidade de grande parte dos projetos públicos (e muitos dos privados) realizados no país. Seguramente o concurso é uma (dentre outras) principal ferramenta para provocar este debate e elevar o nível da produção, diga-se de passagem, ANTES e DEPOIS e quem poderia dizer, DURANTE. Parece absurdo, que um projeto que vai representar a paisagem cearense, não foi e que também não será aberto ‘a propostas’ como deveria amplamente ser debatido e discutido. E as olimpíadas do Rio? E a copa 2014?? Vai ser sempre assim??? Muito Obrigado a todos um bom fim de semana. Para o SENHOR SALES, idem, Sejam Felizes. E o conselho que eu dou a esta juventude que inicia batalhem pela moralização da profissão. SEJAM ÉTICOS!

    ResponderExcluir