Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

Concidadania: Desafio e debate

O Governador Cid Gomes, numa atitude presumidamente ``instigante``, desafiou os críticos do projeto de instalação de um estaleiro na Praia do Titanzinho, a exporem argumentos convincentes na objeção ao empreendimento. Se as palavras do governador significarem que sua decisão (aparentemente já definida) poderá ser revista, caso as alegações contrárias tenham consistência, os críticos do empreendimento certamente não deverão deixar o desafio passar em branco. Não pelo simples gosto da polêmica, ou por paixão política, mas por consideração aos cidadãos desta cidade que precisam saber quem está com a razão nesse assunto.

Convoquem-se, pois, os técnicos (urbanistas, estudiosos do meio ambiente, formuladores de estratégias econômicas, etc.), e as lideranças políticas e comunitárias para dissecarem o projeto, a fim de dirimir as dúvidas. É preciso que a comunidade acadêmica tenha senso de suas responsabilidades para com a comunidade que a abriga (e mantém), e participe de cabeça nesse debate, com coragem, independência, isenção e espírito público, para orientar a sociedade nessa questão.

Eis algumas das dúvidas suscitadas pelo projeto: se afetará a qualidade de vida da população; se agravará o fenômeno das ressacas que têm destruído a costa cearense; se a relação custo/benefício é, de fato, compensatória; se a opção não deveria ser por outros projetos sintonizados com a sociedade do conhecimento, e não atrelados ao superado paradigma industrial; se não é melhor apostar no Turismo, que é uma das vertentes mais importantes da economia contemporânea, com a consequente preservação da beleza paisagística natural; se não se deveria rejeitar o surrado argumento imediatista do "pegar ou largar" - que nem sempre tem dado bons resultados em outras partes do mundo - e assim evitar o risco de se lamentar mais tarde a possibilidade de um dano irreversível.

Fonte: Coluna Concidania/ Jornalista Valdemar Meneses/ Jornal O POVO da data de hoje 31/03/ 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário